Custa-me tecer considerações sobre esta matéria porque não sou criador, nunca passei por esta experiência e receio ser demasiado idealista.SeaLords Escreveu: Eu acho que um criador é responsável pelos cães que faz nascer, e desde que eles nascem até que eles morrem. Se não tem vida ou condições para acolher os cães da sua criaçao que precisam, então não só não deveria ter feito a ninhada como, obviamente, e para ser coerente, não deveria fazer mais ninhadas.
O conceito que fui formando sobre CRIADORES foi-me transmitido fundamentalmente através deste fórum. E se um dia fosse criador sê-lo-ia por paixão a uma raça e nunca por lucro ou por passa-tempo.
Já tive várias paixões. Bom, não é daquelas que estão a pensar

Tive paixões em que não estavam envolvidas vidas de seres como acontece na criação de cães. Por um lado, eu duvido que seria capaz de dar ou vender as minhas ninhadas, mas isso é outra história.
De qualquer modo, seria impensável desligar-me emocional ou profissionalmente de um cão que tivesse criado por mim.
Por isso, julgo que há aqui realmente dois mundos: o dos Criadores e o dos criadeiros.
Juro que não estou a fazer demagogia nem estou a ser hipócrita e politicamente correcto. É assim que eu entendo a CRIAÇÃO.
Seguiria estes princípios na prática? Não sei. Mas julgo que sim, com toda a sinceridade.
A culpa foi da SeaLords, que me meteu estas ideias na cabeça...