Acasalamento de piriquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
tiagosoaresgdbl
Registado: sexta ago 25, 2006 3:53 pm

sexta ago 25, 2006 7:23 pm

Ola pessoal....mt obrigado por me resolverem a mina kestão...ja fui trocar o ninho......Agora keria kolocar outra kestão.......Pf explikem-me tudo sobre o acasalamento de piriquitos....é necessário so um casal? ou é preciso dois machos e uma fêmea? É preciso separalos em alguma fase?Pf ajudem.me pk sou um pricipiante e kero o melhor do mundo pa eles....Abraço!!!
CesarLopes
Membro Júnior
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

sexta ago 25, 2006 8:50 pm

Boas,

Existem algumas considerações que vais ter que ter em mente se o objectivo é o acasalamento.
Os periquitos são aves de bando, e assim é sempre recomendavel ter pelo menos dois casais, pois é com alguma frequencia que um casal, numa gaiola, não acasale, são meigos uma para o outro, ficão "tristes" se o companheiro está ausente, mas não acasalam, podem ter ninho e tudo.
Vou tentar explicar como comecei quando tive periquitos.
Arranjei uma gaiola grande, coloquei lá dois ninhos, comprei dois casais, e deixei estar, ao fim de uns meses, tinha um casal acasalado, e o outro, bem, o outro tinha a femea interessada no outro macho, e o macho na outra femea, arranjei outra gaiola, e separeios.
O primeiro casal deu-me sempre crias, e o segundo bastou-me trocar a femea por outra que começaram, ou fim de uns meses, a criar.
Tentei colocar os dois casais juntos num viveiro, e comcei a ter guerras entre as femeas por causa do ninho, nesta altura tinha quatro ninhos, mas "imbicavam" as duas para aquele, então tive de os separar novamente, e nunca mais tive problemas, pois esta é outra coisa que tens que ter em mente, os periquitos são territoriais.
Outro factor tambem muito importante é que cada periquito é diferente, a minha experiencia pode ser uma, funcionar para os meus, a tua pode muito bem ser outra, e funcionar para os teus, vais ter de os estudar, e ver o que funciona melhor para os teus, mas é sempre importante saberes alguns conceitos basicos sobre essas lindas aves.
Assim, se fosse eu, colocava lá um ninho, esperava uns tempos, se não aparecesse ovos, arranjava outro casal e outro ninho, se aparecesse ovos é esperar para ver no que vai dar, se não der em nada, podes pensar em arranjar outro casal, pois os periquitos acasalam para a vida, e se mudares a femea/macho podem não acasalar, como tambem o podem fazer, nunca se sabe.
O ideal, é trabalhares para obteres dois casais a criar, se não queres dois, escolhes o casal com as crias mais bonitas, depois, só com esse casal, vais conseguir criação todo o ano, e durante a vida util dos teus periquitos, o problema é acertar nos pares, ou seja o principio.

Espero ter ajudado, boa sorte
Cesar Lopes
pedronunoribeiro
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

quinta ago 31, 2006 8:52 am

Olá Cesar e Tiago.

Tiago.. eu vou contar-te o que aconteceu com o meu casal de periquitos.
Pois bem.. Há algum tempo ofereceram-me um casal de periquitos, um macho verde e uma fêmea amarela e verde.
Coloquei-os numa gaiola com comida água, verduras ( menos alfaçe), um bloco de cálcio e um ninho.
Durante a primeira semana dei-lhes tempo para eles se ambientarem á gaiola e também um ao outro.
Depois passadas duas ou três semanas começei a ver que já se davam entre si... ( começavam a chegar-se para perto um do outro e o macho a mandar bicadinhas suaves no bico da fêmea). Estiveram perto de um mês dentro da gaiola, mas aquilo não passava dali.. bicadinhas para um lado e para o outro e interesse no ninho nem vê-lo!
Até cheguei a pensar que o casal era imcompatível!
Depois mudei-os para o meu viveiro ( onde está toda a minha colecção de aves) e deixei-os estar lá. Passadas poucas semanas a fêmea começou a demonstrar interesse num dos ninhos afixados no viveiro, mas o meu medo foi que ela criasse nesse mesmo ninho uma vez que não tinha o fundo côncavo.
Retirei esse ninho...
E começei a notar uma certa preocupação da parte da fêmea em arranjar uma "casinha" para ela.
Foi então que, já me apercebendo da agitação que o macho demonstrava perante a fêmea, os vi a acasalar e a partir daí caro amigo foi um espectáculo.
Passados 7/8 dias a fêmea pôs o primeiro ovo... e a seguir pôs mais 5. Desses 6 ovos nasceram 5 crias ( duas delas já saíram do ninho) e as outras quatro estão quase a saír... e a fêmea já tem 3 ovos no ninho outra vez....

Por isso lhe digo... os periquitos quando começam a criar é difícil pararem a não ser claro que lhes retire o ninho!

cumprimentos, pedronunoribeiro

espero ter ajudado
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta ago 31, 2006 8:57 am

E muitas vezes torna-se complicado retirar o ninho porque os periquitos costumam por ovos ainda com crias no ninho, o que não deixa espaço de tempo para retirar o ninho! Quando isso acontece, costumo por os ovos da nova postura debaixo de outra periquita que possuo que é estéril, e ela depois choca os ovos e cria os filhotes(para não ter que os partir, pois não gosto que os periquitos tenham muitas criações seguidas, não é saudável ;) ) :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Responder

Voltar para “Aves”