os meus dois cães já se dão bem... e agora? :)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

sábado ago 26, 2006 11:38 am

Olá a todos,

Tenho dois cães (machos) (um Basset Hound e um SRD enorme) que começaram a dar-se muito mal num dos cios de uma cadela minha. Isto já foi há 1 ano; depois de muitas idas aO vet, tive que dividir o quintal e pôr um em cada lado (para evitar que um deles matasse o outro!). Mesmo depois do cio, continuaram as lutas (por brinquedos, por mimos,...)! Há cerca de 3 ou 4 meses castrei-os (primeiro o menos dominante e depois o mais dominante) e há cerca de 1 mês comecei a juntá-los novamente, de forma gradual. No inicio, estavam um bocadinho desconfiados, mas o SRD acabou por iniciar convites à brincadeira e agora custa é separá-los. É claro que houve outras alterações, para além da castração: começámos a respeitar a hierarquia definida por eles e a deixar de ter (ou pelo menos demonstrar) pena pelo outro quando fica sem brinquedo ou qualquer outra coisa. Para além disso, o mais dominante passou a ter direito a receber primeiro os mimos, é o primeiro a ser chamado para comer,... tudo para não destabilizar a hierarquia definida entre eles!

É claro que quando há um brinquedo novo, nota-se alguma tensão entre eles, mas já nenhum rosna!

Em Setembro vou mudar de casa e a minha duvida é se separo o quintal ou se tento que eles vivam dia e noite juntos. Agora eles já passam muito tempo juntos e têm-se portado bem, mas estou sempre atenta e sempre que saio volto a separá-los.

Alguém conhece casos de cães que depois de um ódio de morte, voltaram a dar-se bem, sem problemas? Ou há sempre riscos?
margariat13
Membro Júnior
Registado: quarta jan 18, 2006 11:44 am
Contacto:

sábado ago 26, 2006 12:33 pm

boa tarde, eu tb tenho um caso semelhante ao seu, tenho um cao de agua portugues e um SB (que por sinal leva tareia do cao d'agua), mas as coisas tornaram-se horriveis de ha uns meses atras, e tive que os separar, o que é pena, e gostava de os voltar a juntar quando nao ha a epoca do cio nas cadelas, mas tenho medo, o cao d'agua mesmo separado atira-se ao SB,mas esquece-se que tem uma rede a separa-los.
a vet disse que teria que castrar o cao d'agua que talvez solucionasse o problema,mas nao sei....
mas quanto ao seu caso se eles já conseguem brincar juntos, é junta-los aos poucos, quando estão em casa, e ir vendo a atitude deles
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

sábado ago 26, 2006 12:55 pm

Ola lua1...estava a ver que nunca mais dava novidades dessa sua odisseia de juntar os canitos :lol:
Eu acho que se eles se teem dado benzinho e não tem havido muita chatice então porque não deixa los juntos na casa nova? Ja não acredito que depois deste tempo todo ainda tenha que se valer da mangueira novamente....Boa sorte ;)
lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

sábado ago 26, 2006 5:59 pm

Sim, realmente a mangueira foi o que me safou algumas vezes! ;) Ainda hoje, quando ligo a mangueira para regar as plantas, eles fogem a "sete pés"!

Nem consigo explicar a incapacidade que sentia quando eles os dois se "pegavam"... é que não dava para fazer nada! E os resultados eram sempre catastróficos...

Hoje em dia já brincam juntos, correm, ladram; o Basset é um cão com muitas alergias e o outro diverte-se a lamber-lhe as feridas... voltou tudo ao normal! Só ainda não arrisquei dar-lhes comida juntos (porque o Basset é um gorducho, muito comilão!), mas já os levei juntos a passear...

O meu medo é juntá-los definitivamente, e um dia chegar a casa e ter havido confusão por qualquer motivo. É que na altura das lutas, qualquer coisinha dava confusão - até um simples olhar!

É claro que para mim dava mais jeito não separar o quintal: eles tinham mais espaço, não gastava dinheiro em vedações e eles divertiam-se muito mais, mas sei lá!
Responder

Voltar para “Cães”