Dicas - como tratar BEM dum coelho?
- 
				crazyboy
 - Membro Veterano
 - Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

Vão-me oferecer um coelhinho orelhudo branquinho bébé e eu gostaria de saber alguns cuidados que devo ter com ele, de modo a proporcionar-lhe uma vida feliz! Se me puderem dar umas dicas úteis, quanto à alimentação, higiene, reprodução, eu agradecia! Ou então se me puderem arranjar uns sites (escritos em português por favor que eu em inglês não me entendo 
 )! Já andei há procura aqui no fórum, mas só encontrei sites escritos em inglês! Desde já agradeço quaisqueres respostas 

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
						- 
				fionapoly
 - Membro Veterano
 - Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

Sobre coelhinhos não te posso ajudar porque não percebo  muito  mas não resisti quando li o teu topico a pedir te que ponhas fotos logo que puderes para eu ver.....adoro coelhinhos.
boa sorte para o novo amigo

boa sorte para o novo amigo
- 
				Trucas
 - Membro Veterano
 - Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
 - Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

Olá Crazy 
Sobre coelhos não percebo muito, porque só tive coelhos era eu uma catraia e já não me recordo de muitas coisas... Além disso há por aqui algumas foristas que são "barras" no assunto (podes tentar contactar a Kitten por exemplo, que além de ter coelhos é uma querida e está sempre disposta a ajudar...),.
No entanto posso recomendar-te alguns sites onde podes encontrar alguma informação´, é só procurares um bocadinho...
http://www.mundodosanimais.com/portal/i ... Itemid=332
www.bichoonline.com.br (Vai a Raças e depois cusca à vontade...)
http://www.saudeanimal.com.br/artigo44.htm
Espero ter ajudado...

Sobre coelhos não percebo muito, porque só tive coelhos era eu uma catraia e já não me recordo de muitas coisas... Além disso há por aqui algumas foristas que são "barras" no assunto (podes tentar contactar a Kitten por exemplo, que além de ter coelhos é uma querida e está sempre disposta a ajudar...),.
No entanto posso recomendar-te alguns sites onde podes encontrar alguma informação´, é só procurares um bocadinho...
http://www.mundodosanimais.com/portal/i ... Itemid=332
www.bichoonline.com.br (Vai a Raças e depois cusca à vontade...)
http://www.saudeanimal.com.br/artigo44.htm
Espero ter ajudado...
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca “Trucas”</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem Cães!Eu tive a sorte de nascer Cão..."-Snoopy
</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonifácio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
						<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem Cães!Eu tive a sorte de nascer Cão..."-Snoopy
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonifácio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
- 
				kitten
 - Membro Veterano
 - Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

Oi, chamaram-me cá estou 
Ora bem o que necessitas em 1º. lugar de saber é que deves proporcionar ao teu coelhinho uma excelente alimentação, os meus comem ração de coelho da versele-laga, comem alimentos frescos dia sim dia não no caso de serem adultos), deves evitar dar-lhes batata, alface e legumes de pêlo (nabiças, grelos ou espinafres) adoram salsa fresca, tomate, pepino, cenoura, etc., devem ter sempre à sua disposição água que deve ser mudada todos os dias (eu uso biberão é mais higiénico e a água mantem-se sempre limpa) o fundo da gaiola deve ser forrada com aparas de madeira, aparas de cartão, cat´s best ou corn cobs, nunca uses para o teu coelho areia de gato, tem pó e pode provocar problemas respiratórios.
Os meus neste momento estão dentro de um viveiro grande, 3 mtsx1,5mts, não estão dentro de casa como é óbvio.
Podes pôr o teu coelho dentro de gaiola com cerca de 80 cm de comprimento e com espaço suficiente de altura de modo a que ele consiga por-se de pé sobre as patas traseiras, desde que lhe proporciones exercicio diário, deixando-o andar à solta durante um bocado para que possa dar aqueles saltinhos que eles tantos adoram, no entanto tomando os devidos cuidados, atenção essencialmente a fios eléctricos.
De momento não me lembro de mais nada, espero ter ajudado
 mas alguma duvida diz.

Ora bem o que necessitas em 1º. lugar de saber é que deves proporcionar ao teu coelhinho uma excelente alimentação, os meus comem ração de coelho da versele-laga, comem alimentos frescos dia sim dia não no caso de serem adultos), deves evitar dar-lhes batata, alface e legumes de pêlo (nabiças, grelos ou espinafres) adoram salsa fresca, tomate, pepino, cenoura, etc., devem ter sempre à sua disposição água que deve ser mudada todos os dias (eu uso biberão é mais higiénico e a água mantem-se sempre limpa) o fundo da gaiola deve ser forrada com aparas de madeira, aparas de cartão, cat´s best ou corn cobs, nunca uses para o teu coelho areia de gato, tem pó e pode provocar problemas respiratórios.
Os meus neste momento estão dentro de um viveiro grande, 3 mtsx1,5mts, não estão dentro de casa como é óbvio.
Podes pôr o teu coelho dentro de gaiola com cerca de 80 cm de comprimento e com espaço suficiente de altura de modo a que ele consiga por-se de pé sobre as patas traseiras, desde que lhe proporciones exercicio diário, deixando-o andar à solta durante um bocado para que possa dar aqueles saltinhos que eles tantos adoram, no entanto tomando os devidos cuidados, atenção essencialmente a fios eléctricos.
De momento não me lembro de mais nada, espero ter ajudado
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
- 
				crazyboy
 - Membro Veterano

Muito obrigado a todos pela ajuda!!! Vai ser necessária sem dúvida!  
  Kitten, tenho mais umas dúvidazinhas:
-» Com que regularidade é que devo dar alimentos frescos (salsa, tomate, cenoura, etc..) ao coelho, visto que ele é muito bébézinho?
-» O que é corn cobs?
  Vende-se nas lojas de animais ou nalgum sítio específico? 

-» O meu primo tem um coelhinho macho bébé (também orelhudo e bege)! E eu gostaria de que esse coelho e a minha coelha tivessem filhotes... Eu gostaria de saber se acha que faço mal em criar com eles, com que idade posso juntar o macho com a fêmea e que cuidados é que devo ter com a coelha (quanto tiver grávida) e com os filhotes (isto se for com a ideia para a frente)!!!
Agradeço novamento e aguardo resposta

-» Com que regularidade é que devo dar alimentos frescos (salsa, tomate, cenoura, etc..) ao coelho, visto que ele é muito bébézinho?
-» O que é corn cobs?
-» O meu primo tem um coelhinho macho bébé (também orelhudo e bege)! E eu gostaria de que esse coelho e a minha coelha tivessem filhotes... Eu gostaria de saber se acha que faço mal em criar com eles, com que idade posso juntar o macho com a fêmea e que cuidados é que devo ter com a coelha (quanto tiver grávida) e com os filhotes (isto se for com a ideia para a frente)!!!
Agradeço novamento e aguardo resposta
						- 
				Trucas
 - Membro Veterano
 - Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
 - Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

Olá Crazy 
Das tuas últimas dúvidas posso esclarecer-te uma...
Os corn cobs, são um produto natural, que resultam da trituração do miolo (ou carolo) das maçarocas do milho (depois de retirados os bagos...). É um produto altamente absorvente, com um cheiro agradável e que permite uma boa higiene das gaiolas... Eu uso-o à anos com os meus hamsters e não tenho qualquer razão de queixa... Por vezes eles até gostam de roer alguns bocadinhos, mas como é um produto natural, não lhes faz mal...
Normalmente encontro este produto em boas lojas de animais (nunca vi nas grandes superfícies, tipo Continente ou Jumbo), mas é uma questão de procurar...
Só para teres uma ideia do aspecto, deixo aqui uma imagem:

Das tuas últimas dúvidas posso esclarecer-te uma...
Os corn cobs, são um produto natural, que resultam da trituração do miolo (ou carolo) das maçarocas do milho (depois de retirados os bagos...). É um produto altamente absorvente, com um cheiro agradável e que permite uma boa higiene das gaiolas... Eu uso-o à anos com os meus hamsters e não tenho qualquer razão de queixa... Por vezes eles até gostam de roer alguns bocadinhos, mas como é um produto natural, não lhes faz mal...
Normalmente encontro este produto em boas lojas de animais (nunca vi nas grandes superfícies, tipo Continente ou Jumbo), mas é uma questão de procurar...
Só para teres uma ideia do aspecto, deixo aqui uma imagem:

<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca “Trucas”</p>
</p>
- 
				kitten
 - Membro Veterano

Uma pequena correcção trucas, isso é o cat's best, corn cobs é isto:

Mas são os dois igualmente bons, absorventes e isentos de cheiro e pó, em norma nas boas pet shops há dos dois.
Alimentos frescos a bébés eu dou poucos e poucas vezes, nunca dou mais que 2 vezes por semana.
Quanto à criação, bem, em 1º. lugar terás que saber se tens a quem dar os coelhinhos e se serão bem entregues, esse deve ser o teu 1º. cuidado, depois se achares que deves, podes juntar o macho à fêmea a partir dos 6 mêses de idade, a gravidez das coelhas é de cerca de 30 dias, (eu costumo juntar o macho com a fêmea e deixá-los juntos 3 semanas, de seguida separo-os e deixo a fêmea sozinha até ao fim da gravidez, cuidados, os normais, dar-lhe espaço para fazer exercício, boa alimentação seca e verduras e água fresca.
Quando notares que a coelha começa a arrancar pelo da barriga para fazer o ninho deves fornecer-lhe palha sem pó (a da versele laga é muito boa) ou feno para que ela juntamente com o pelo que arranca faça o ninho, em norma parem 24 horas depois de começarem a arrancar o pelo.
Quando os bébés nascerem deves evitar ao máximo mexer na gaiola, e nunca deves mexer no ninho, se o fizeres para ver quantos coelhinhos são deves mergulhar primeiro as mãos na comida seca para que o teu chieoro não fique nos bébés senão corres o risco da mãe os rejeitar, matar e muitas vezes comer. No entanto e se possivel evita mesmo mexer-lhes até abrirem os olhos.
Terás que ter muito cuidado com a higiene da gaiola para evitar infecções nos olhos dos bébés, são infecções muito perigosas que podem levar à cegueira. Ou seja limpas a gaiola toda excepto no local onde está o ninho.
Mais alguma dúvida força, coloca se eu souber responder respondo.
[/quote]

Mas são os dois igualmente bons, absorventes e isentos de cheiro e pó, em norma nas boas pet shops há dos dois.
Alimentos frescos a bébés eu dou poucos e poucas vezes, nunca dou mais que 2 vezes por semana.
Quanto à criação, bem, em 1º. lugar terás que saber se tens a quem dar os coelhinhos e se serão bem entregues, esse deve ser o teu 1º. cuidado, depois se achares que deves, podes juntar o macho à fêmea a partir dos 6 mêses de idade, a gravidez das coelhas é de cerca de 30 dias, (eu costumo juntar o macho com a fêmea e deixá-los juntos 3 semanas, de seguida separo-os e deixo a fêmea sozinha até ao fim da gravidez, cuidados, os normais, dar-lhe espaço para fazer exercício, boa alimentação seca e verduras e água fresca.
Quando notares que a coelha começa a arrancar pelo da barriga para fazer o ninho deves fornecer-lhe palha sem pó (a da versele laga é muito boa) ou feno para que ela juntamente com o pelo que arranca faça o ninho, em norma parem 24 horas depois de começarem a arrancar o pelo.
Quando os bébés nascerem deves evitar ao máximo mexer na gaiola, e nunca deves mexer no ninho, se o fizeres para ver quantos coelhinhos são deves mergulhar primeiro as mãos na comida seca para que o teu chieoro não fique nos bébés senão corres o risco da mãe os rejeitar, matar e muitas vezes comer. No entanto e se possivel evita mesmo mexer-lhes até abrirem os olhos.
Terás que ter muito cuidado com a higiene da gaiola para evitar infecções nos olhos dos bébés, são infecções muito perigosas que podem levar à cegueira. Ou seja limpas a gaiola toda excepto no local onde está o ninho.
Mais alguma dúvida força, coloca se eu souber responder respondo.
[/quote]
Madalena Marques
Madalena Marques
- 
				crazyboy
 - Membro Veterano

Muito obrigado pelas respostas! 
  Para já não tenho mais dúvidas! Mas quando tiver eu coloco-as! 
  Segunda em princípio já tenho o coelhinho, depois quando puder posto fotos! 

- 
				kitten
 - Membro Veterano

ficamos à espera dessas fotos 

Madalena Marques
Madalena Marques
- 
				crazyboy
 - Membro Veterano

Tenho mais dúvidas! Sou muita chato não sou?!? 

Deixo sempre ração à disposição do coelho, ou dou-lhe uma certa quantidade diária a uma certa hora do dia (por exemplo dar uma certa quantidade de manhã e outra à noite 
 )

A ração que os coelhos bébés comem é a mesma que os adultos, ou existe uma ração própria para bébés?

Vejo regularmente à venda nas lojas de animais que frequento, uns blocos de cálcio para coelhos, é aconselhável dar isso ao coelho (mesmo quando ele é bébé)???

Este é só mesmo se quiser responder: Se me puder fazer uma listinha com alguns legumes, verduras e frutas (ou até outros alimentos) frescos que eu posso dar o meu coelho, eu agradecia! 

- 
				kitten
 - Membro Veterano

Bem, vamos lá por partes 
Nunca dou - Alaface, batata e casca de batata e legumes de pelo (espinafres ou nabiças).
Mais dúvidas?
:):)

Eu só douy de comer 1 vez por dia(ração), encho a taça e não dou mais nada. Em norma faço-o à noite, de manhã dou feno todos os dias e 2 x por semana legumes frescos.Deixo sempre ração à disposição do coelho, ou dou-lhe uma certa quantidade diária a uma certa hora do dia (por exemplo dar uma certa quantidade de manhã e outra à noite icon_wink.gif )
Eu dou a mesma ração aos adultos e aos bébés (prestige- cuni creespy da versele laga)A ração que os coelhos bébés comem é a mesma que os adultos, ou existe uma ração própria para bébés?
eu tenho sempre nas gaiolas eles começam a ratar o cálcio quando ainda estão juntos com as mães, ajudam essencialmente a desgastar os dentes, que é muito importanteVejo regularmente à venda nas lojas de animais que frequento, uns blocos de cálcio para coelhos, é aconselhável dar isso ao coelho (mesmo quando ele é bébé)???
Tomate, salsa, coentros, cenoura, talos de couve, abóbora, maçã, melão, pepino, etc.e me puder fazer uma listinha com alguns legumes, verduras e frutas (ou até outros alimentos) frescos que eu posso dar o meu coelho, eu agradecia! icon_wink.gif
Nunca dou - Alaface, batata e casca de batata e legumes de pelo (espinafres ou nabiças).
Mais dúvidas?
Madalena Marques
Madalena Marques