Cortar Unhas?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
annamiminha
Membro
Mensagens: 144
Registado: sexta mai 19, 2006 12:49 pm

sábado ago 26, 2006 7:14 pm

Desculpem lá se a minha pergunta é parva, mas era só para saber se se pode cortar as unhas aos canarios??? É que a minha mãe tem um canario que tem umas unhas enormes e tenho a impressao que isso incomoda o bichinho, ou não?????????? :oops: :oops: :| :| :) :) :D :D
mcaturra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 02, 2006 11:50 am

sábado ago 26, 2006 7:48 pm

Olá! deve-se mesmo cortar as unhas, porque se não chega a um ponto que o canário não consegue estar no poleiro. Atenção que só se corta o excesso. Ou seja, a unha tem que manter um pouco a curvatura e o corte tem que ser feito acima do veio da unha (sabugo). Já agora o corta é feito em bisel, na diagonal. Tudo com muito cuidado, sem barulho e sem virar a ave de barriga para cima. Podem morrer de colapso. Um abraço e que corra tudo bem. Sempre ao dispor.
CesarLopes
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

sábado ago 26, 2006 11:13 pm

Boas,

O mcaturra, tem razão no que diz, eu apenas venho aqui sublinhar o perigo de o fazer, deve ser feito por pessoas experientes, um veterinario, ou algum que tenha experiencia com canarios.

A ave pode morrer se as coisas não forem bem feitas, se se corta o animal, por muito pouco que sangre é sempre demais, pois é um animal muito pequeno e qq gota de sangue é-lhe indespensavel, tambem pode entrar em stress, o que pode ser fatal, ou seja é muito arriscado, para que qq um o faça.

Se poder consulte um veterinario, ou alguem que já o tenha feito, é só um conselho.

Até breve
Cesar Lopes
marstiki
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quarta jul 12, 2006 3:22 pm

quarta ago 30, 2006 8:44 pm

Viva

Julgo que o meu casal de canários também começa a ter esse problema... unhas demasiado compridas!

Falando com alguns conhecidos disseram-me que talvez fosse por ter poleiros de plástico (que já vinham com a gaiola), e que deveria trocá-los para uns de madeira. Sei que os periquitos gostam de ter pedaços de madeira para roerem, e não se importam nada de desfazer um poleiro!!!... Mas para os canários desconhecia tal necessidade. Será que é verdade?

Outra coisa que me aconselharam a fazer foi comprar uma lixa para colocar no poleiro (seja plástico ou madeira), para desgastar as unhas naturalmente! Alguem conhece essa lixa, é uma simples lixa de drogaria?

Atenciosamente
crazyboy
Membro Veterano
Mensagens: 2883
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Localização: 2 gatos

quarta ago 30, 2006 8:47 pm

Quem corta as unhas ao meu canário é um criador meu amigo! Eu como ainda não sou muito experiente, tenho medo de fazer asneira ;)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
CesarLopes
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

quinta ago 31, 2006 12:46 am

Boas,

Sim, existe lixa para poleiros, eu trabalho num centro comercial e o hipermercado daqui tem lixas para poleiros, não sei se outros o teram, assim penso que é facil de encontrares, procura nos hipermercados perto de tua casa, se tiverem zona que venda productos para aves poderam ter dessas lixas.

Não querendo fazer PUB, o hipermercado em questão é o Carrefur.

Até à proxima
Cesar Lopes
frantrisha
Membro Veterano
Mensagens: 203
Registado: terça jan 31, 2006 11:16 pm
Localização: periquito-o Ambrósio claro!!!

quinta ago 31, 2006 1:40 am

a opção do cesar é capaz de ser a melhor, tanto que não convem q se cortem as unhas dos passarocos de qualquer maneira.eu por exemplo sei que o meu ambrósio tem veias mesmo até à pontinha da patita e o vet apenas aconselhou, qdo ele era mais novo, a apenas limar com uma lima das unhas macia apenas a ponta, pq se corta-se podeira acabar com a sensibilidade das patitas do bichito

actualmente com as corridas que ele faz pelo chão (agora tá na fase cão atrás dos meus pés pela casa toda) tem gasto bem as unhas e ja nem me preocupo com isso
mas deixo apenas o alerta pq tem q haver cuidado qdo se faz isso Às patas dos pássaros.
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

quinta ago 31, 2006 6:40 pm

Um cubo de cal ou um osso de choco dentro da gaiola, resolvem o problema; vendem-se nas casas de pássaros.
Mas se for preciso ou se quiser cortá-las, pode fazê-lo perfeitamente em casa com uma tesoura.
Há apenas um cuidado a ter; determinar o ponto até onde pode cortar, pois se cortar demais, pode cortar o vaso sanguineo da unha, o que, além de ser doloroso, pode trazer problemas à saúde da ave.
Se reparar com atenção na unha, verá uma linha lá dentro, escura, que termina algures a meio da unha: é o vaso sanguineo. Portanto tem que cortar antes dele.
Mas se mesmo assim cortar esse vaso e começar a sangrar, tb se resolve facilmente, embora seja doloroso. Com um cigarro aceso, queime a ponta da unha que esta a sangrar e imediatamente a unha cauteriza, estancando a hemorragia e não causando mais danos a ave.
Responder

Voltar para “Aves”