Bem, aqui deixo um tópico para que possamos discutir as nossas ideias, pois gostaria de ouvir diversas opiniões.
Imaginemos que têm um gato (ou gata, é indiferente), com poucos meses, que não querem deixar sair de casa, por isso está permanentemente lá, mas não há problemas nisso, até porque o gato(a) nunca mostrou interesse em sair. O gato(a) é mimalho(a), adora colo, dormir com alguém por perto, odeia ficar sozinho (a), mas nas brincadeiras é extremamente perigoso(a), chegando a arranhar profundamente as pessoas, a morder agressivamente e inclusivé a arranhar-nos a cara e quase atingir os olhos...
dada a situação, que medidas tomariam? como agiriam perante este problema?
Bincadeiras Agressivas, como agir?!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Perdia mais tempo com ele a prestar-lhe a atenção que ele pede e demonstra em toda a sua frustração!
Ainda, arranjava-lhe um companheiro para ele brincar com a sua maneira de felino!
Na ausência de resultados positivos, levava-o a um veterinário para ser avaliado e quiçá lhe faria um tratamento com um calmante, para gatos, caso necessário?!
Leo
Ainda, arranjava-lhe um companheiro para ele brincar com a sua maneira de felino!
Na ausência de resultados positivos, levava-o a um veterinário para ser avaliado e quiçá lhe faria um tratamento com um calmante, para gatos, caso necessário?!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: terça ago 22, 2006 4:59 pm
Quando um gato ao brincar nao sabe ter controlar nem a força nem agressividade, é complicado tomar uma atitude..
já ouvi falar desses calmamtes, mas nao os acho muito seguro, ou a melhor opçao para o problema.
arranjar um companheiro de brincadeira seria bom, mas uma pessoa tinha o risco de em vez ter um, ter dois gatos agressivos nas brincadeiras :p
já ouvi falar desses calmamtes, mas nao os acho muito seguro, ou a melhor opçao para o problema.
arranjar um companheiro de brincadeira seria bom, mas uma pessoa tinha o risco de em vez ter um, ter dois gatos agressivos nas brincadeiras :p
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Quando me refiro a ter dois gatos é no sentido do seu actual gato libertar todo o stress, brincando com o outroNici_girl Escreveu: Quando um gato ao brincar nao sabe ter controlar nem a força nem agressividade, é complicado tomar uma atitude..
arranjar um companheiro de brincadeira seria bom, mas uma pessoa tinha o risco de em vez ter um, ter dois gatos agressivos nas brincadeiras p

Normalmente funciona bem.
Pense nisso

Sobre calmantes..há situações que só mesmo com tratamento. Há aqui um caso dum forista que só mesmo com o tratamento resultou.
Mas, lá está, são situações que devem ser minuciosamente avaliadas por veterinários vocacionados a problemas nessa área...!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quarta jun 21, 2006 12:38 am
- Contacto:
Por acaso desconhecia isso do "tratamento por calmantes.." , mas acredito que tivesse sido uma solução para o meu gato.
O meu gato é de facto nervoso e anti-social. Da-se com outros gatos mas dificilmente deixa que eles se estiquem.
Com pessoas e cães, não faz mal a ng se tiver no canto dele..agora se alguem começa a xatear mt e a fazer festas demais começa a levar umas bufadelas e quem sabe uma arranhadela ou outra
Ele é mau..mas penso que é feitio pk tem tudo o k precisa..carinho..espaço..etc..
O meu gato é de facto nervoso e anti-social. Da-se com outros gatos mas dificilmente deixa que eles se estiquem.
Com pessoas e cães, não faz mal a ng se tiver no canto dele..agora se alguem começa a xatear mt e a fazer festas demais começa a levar umas bufadelas e quem sabe uma arranhadela ou outra

Ele é mau..mas penso que é feitio pk tem tudo o k precisa..carinho..espaço..etc..
Nenhum gato é "mau"! Eles simplesmente não agem segundo os padrões dos humanos. Um gato age QUANDO quer, COMO quer, ONDE quer e SE quiser.... e é por isso que são tão apaixonantes!Ele é mau..mas penso que é feitio pk tem tudo o k precisa..carinho..espaço..etc..
"Deus criou o gato para que o homem pudesse acariciar o tigre"
Um gato que reage assim, se for quando brinca, pode estar apenas a treinar o instinto de caça. Noutras circunstâncias, pode estar com problemas graves de ansiedade, com medo, pode estar doente, ou pode somente querer que o deixem em paz....
Já passei por uma situação muito complicada de redirecionamento da agressividade da minha gata contra mim, com agressões graves que deixaram marcas e alterar esta situação foi difícil e demorado. As tecnicas são diversas mas, na minha modesta opinião, o primeiro passo será o dono impôr-se, antecipando-se às atitudes agressivas e não as permitindo. Não sou realmente adepta de calmantes mas há produtos tipo Feliway e Felifriend, que ajudam.
No meu caso, tive de começar por perder o medo que ganhei dela; cada vez que ela mostrava sinais de ataque, eu levantava a mão no ar e dizia repetidamente não, mantendo o ar mais firme de que era capaz. Depois, falava baixinho com ela, de forma a diminuir o stress. Os ataques desapareceram mas, ainda hoje, tenho de estar atenta quando há barulhos repentinos ou quando ela se irrita com alguma coisa, porque pode sempre vir patada grossa...
Contudo, fora disso, é uma doçura, tão carinhosa e melga que, às vezes, até chateia ! ...
Cristina
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm
Olá Nici_girl
Minha gata Pitty é meio mau humorada e não perde nenhuma chance de morder ou arranhar, nós brincamos com ela mas NUNCA com as mãos, pode ser um barbantinho um pauzinho, qualquer coisa que deixe ela longe o suficiente para dar tempo de fugir de qualquer arranhão ou mordida.
Acho que faz parte da personalidade dela e duvido muito que ela vai mudar, então se ela gosta de morder e arranhar que morda e arranhe objetos e não pessoas

Minha gata Pitty é meio mau humorada e não perde nenhuma chance de morder ou arranhar, nós brincamos com ela mas NUNCA com as mãos, pode ser um barbantinho um pauzinho, qualquer coisa que deixe ela longe o suficiente para dar tempo de fugir de qualquer arranhão ou mordida.
Acho que faz parte da personalidade dela e duvido muito que ela vai mudar, então se ela gosta de morder e arranhar que morda e arranhe objetos e não pessoas

<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e cães devem relaxar e se acostumar com esta idéia." Robert Heinlein (1907 - 1988)
</p>
</p>
-
- Membro
de facto, nao se pode ter medo, nem deixar abusar, senao habituam-se e mais tarde é pior. eu bater nao bato, mas um "nao!!" firme sim. também ja ouvi o truque de enviar o dedo na boca deles, o que resulta 
nao habituar a brincar com as nossas maos também é outro passo... mas aquele instinto felino fica sempre neles. a minha é uma gata cheia de via, sempre correr a saltar, tudo o que mexe (e até o que nao mexe) para ela é uma aventura! :p
mas é umaternura quando quer mimo

nao habituar a brincar com as nossas maos também é outro passo... mas aquele instinto felino fica sempre neles. a minha é uma gata cheia de via, sempre correr a saltar, tudo o que mexe (e até o que nao mexe) para ela é uma aventura! :p

-
- Membro
de facto, nao se pode ter medo, nem deixar abusar, senao habituam-se e mais tarde é pior. eu bater nao bato, mas um "nao!!" firme sim. também ja ouvi o truque de enviar o dedo na boca deles, o que resulta