Dificuldades na alimentação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
cmblourenco
Registado: quarta ago 30, 2006 9:09 am

quinta ago 31, 2006 12:51 am

Adquiri recentemente uma tartaruga red belly mas estou com algumas dificuldades na alimentação.

Um dia comeu 2 sticks mais 1 ou 2 camaroes e hoje so mordiscou 1 stick e 1 camarao. Penso que ela devia comer mais mas nao consigo fazer isso.

Será que tenho de mudar a marca dos sticks ( raffy P )?

Alguem me pode ajudar?

Obrigado
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quinta ago 31, 2006 10:08 am

Olá cmblourenco!

A partida o que esta a acontecer com a tua tartaruga tem a ver com a adaptaçao ao seu novo habitat, e em poucos dias dias deverá começar a comer normalmente. Qd ha alteraçoes de habitat, por vezes, acontece de so começarem a comer ao fim de alguns dias (2 ou 3), por isso penso tratar-se de um situaçao normal.

O Raffy P parece-me bem (mas se fosse uma outra marca tambem nao haveria problema).

Em relaçao ainda a alimentaçao deverias complementa-la tb com vegetais, que podem ser frutas e/ou legumes, tirando a alface e os frutos citricos.

Nao forneceste promenores acerca do seu habitat, a tua tartaruga esta num aquaterrario? é bébé?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
cmblourenco
Registado: quarta ago 30, 2006 9:09 am

quinta ago 31, 2006 10:35 am

A tartaruga ainda é bébé e está num aquaterrario ainda com muito espaço para ela nadar. De frutas até agora já comeu banana e pessego.

O aquario tem uma elevação para ela se " bronzear " mas gosta muito de atravessar uma mini cascata e por-se em cima do filtro ( colocado na horizontal ) e ficar meio submersa. De noite gosta muito de ir para debaixo do terrario.

Voltando á alimentação, tenho cortado em fatias o granulado para ser mais fácil para ela morder/engolir. Misturo-o com os camaroes para ficarem com o cheiro deles e também dou 1 ou 2 camaroes por dia como guloseima.
Norby
Membro Veterano

quinta ago 31, 2006 11:01 am

A pergunta do habitat tinha como objectivo salvaguardar q nao fosse por essa razao q ela se estivesse a rejeitar a comida, mas parece-me, de facto que a tua tartaruguinha esta bem acomodada e a ser bem tratada.

Em relaçao aos camaroes(gamarus), e contrariamente ao que muitas vezes leio por aqui na arca (as vezes parece q a informaçao anda em circulo), na minha opiniao deve fazer parte da alimentaçao de qualquer tartaruga, pq é uma importante fonte de calcio para a carapaça.

Os camaroes contituem cerca de 20% da alimentaçao da minha Tartaruga. Mas a base devem ser os sticks, complementados com vegetais/frutas e gamarrus.

Bom sorte com o teu novo animal de estimaçao, e bem vindo a arca!

Qd tiveres duvidas, vai as colocando que o pessoal vai dando as dicas q puder e souber...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta ago 31, 2006 11:09 pm

Em relaçao aos camaroes(gamarus), e contrariamente ao que muitas vezes leio por aqui na arca (as vezes parece q a informaçao anda em circulo), na minha opiniao deve fazer parte da alimentaçao de qualquer tartaruga, pq é uma importante fonte de calcio para a carapaça.
A "informação" quanto aos camarões não serem um alimento nutricionalmente equilibrado, não se restringe apenas à Arca, nem a forúns portugueses, é um dado adquirido em grande parte do mundo ;)

Não entendo como possa ser uma fonte cálcio quando apenas se tratam de cascas desidratadas!
Além disso contéem sal, o que não faz nada bem!

Mas, dito isto, cada um faz o que acha melhor! :p

Boa Sorte!
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano

sexta set 01, 2006 10:42 am

Confesso que nao percebi muito bem o comentario.

Continuo a dizer que detono aqui um certo preconceito em relaçao aos Gammarus. E qualquer alimento por si só, é um dado adquirido em qualquer parte do mundo, que nao é um alimento equilibrado. (A nao ser, talvez, que seja um qualquer batido ou cocktail nutricional marado, a saber sei lá bem ao quê...)

E verdade que se tratam de cascas desidratadas (nao esquecendo o resto do corpo tambem!). Acredito que os sticks sejam mais nutricionais que os gammarus (e estes sao feitos de subrodutos e residuos de peixe e de outros produtos - vulgo restos e residuos), mas isso retira-lhes algum valor?

Os gammarus (nomeadamente por terem uma grande componente de cartilagens), sao uma importante fonte de calcio e outras substancias importantes para o desenvolvimento do esqueleto e carapaça dos quelonios.

Nao frequento outros foruns portanto nao sei o que dizem por lá, apenas faço parte da lista do "WCT Online - Turtle and Tortoise Care".
Mas pergunto-me, será que se os gammarus fossem um alimento tao desapropraido para as tartarugas, estaria tao amplamente divulgados no mercado e por tantas marcas? .

Deixo a composiçao de uma caixa de Gammarus que tenho aqui a mao
(Sem qualquer objectivo de PUB)

Tetrafauna "Gammarus"

-> Ingredientes Gammarus naturais (gammarus pulex)
-> Analise Garantida Proteinas 44%; Gordura 6%; Fibra 6.5%; Cinza 25%; Humidade 14%.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”