Ter cão é um luxo ou uma necessidade?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta ago 31, 2006 9:30 pm

nel Escreveu:
VascoV Escreveu:

...as tuas mensagens são uma lufada de ar fresco...

Isso é por eu ser um jovem,
...ou é do ar condicionado? 8) :D
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

quinta ago 31, 2006 9:53 pm

Para mim, os animais não são Luxo, nem os considero um luxo necessário,sempre tive animais, a sociedade com a sua modernice e interesses económicos criou á volta dos animais mais uma forma de negócio, o Homem sempre teve animais, desde os primórdios da civilização, por necessidade, por companheirismo, eles sempre acompanharam o Homem, ajudando-o nas mais variadas tarefas.

Todos os cães, são e outros foram animais, utlizados pelo Homem, na caça, pastoreio e na guarda, por questões financeiras criou-se o negócio de criação de raças,

Para mim os Luxos são os telemóveis, os DVDs (que não tenho, e não sinto necessidade de ter), os grandes carros, as malas, sapatos e roupas de marca, as idas ao cabeleireiro todas as semanas, as unhas de gel, os SPAs, ginásios, cirurgias de estética, todas essa coisas que não são necessárias para vivermos
Para quê, 50 marcas de Yogurtes e cada uma com mais 50 variedades, isto é luxo
Os animais não, eles são necessários, fazem-nos falta, nós pertencemos ao reino animal, eles são parte de nós, quem não tem animais,porque não gosta, é vazio, é incensivel, não é completo, torna-se num ser eguista, e quisá em mais um para contribuir na destruição do planeta......rfddddddddddddddddddd , (esta parte não tiro porque foi o contributo da minha Bia para esta resposta) ;)

Vivam os animais eos Animais que gostam deles

Mena
kiki_27
Membro
Registado: quarta jun 23, 2004 9:57 pm

quinta ago 31, 2006 10:24 pm

Penso que os animais são uma necessidade de afecto que nós sentimos para continuarmos a nossa passagem por este planeta Terra! E nós humanos somos tão insensatos com a cadeia animal. Por isso o cão é um afecto, uma companhia, não um objecto como muita gente pensa e faz! Claro que temos despesas, preocupações, noites mal dormidas se estão doentes, atenções com eles. O meu cão usufre de muito carinho, atenção e é tratado como um elemento da familia. Ele sente isso. Eles merecem, so querem carinho, companhia e papinha. São uns lindões. Vamos tratar bem os nossos amigos de 4 patas e não só!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 31, 2006 10:39 pm

Luxo ou necessidade..depende do ponto de vista ;) .

Há quem tenha por luxo e esses não são os mais acarinhados, educados, etc...desenganem-se! E há os, por necessidade. Tanto afectiva como de trabalho ;)

Apesar que hoje em dia ter um animal, seja ele de que espécie seja, aos preços a que estão as rações e tratamentos veterinários, quase me atrevo a dizer que os incluo, a todos, na classe de "luxo"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta ago 31, 2006 11:27 pm

A ideia de luxo é muito ampla e ao mesmo tempo é redutor.

O luxo...existem os novos consumos de luxo, uma questão de identidade que está associado a uma influência no comportamento do "consumidor"; é uma definição de estilo de vida caracterizados nos conceitos de luxo; actualizado no tempo. A construção de estratégias de imagem de marca de luxo, são tendências ou pretendem ser comportamentos de consumo de luxo.

Um cão não é uma necessidade essencial, porque o leque considerado ser uma necessidade essencial é limitada a bens de consumo mínimos...

Um cão é tanto uma necessidade como é um luxo, pode ser ambas e pode não ser nenhuma.

A forma de tratar um cão ser ele de raça ou não pode ser um luxo...esses comportamentos podem estar associados a acções de luxo.
Determinadas raças podem ter sido tratados como a imagem de cães de luxo; a imagem foi trabalhada nesse sentido, isso é marketing. Está implícito que esses cães precisam de cuidados x, p, t, o que podem ser os comportamentos de luxo.

O que eu mais gosto de saber...é o que realmente é necessário e o que é o pretexto para atingir um luxo e o próprio luxo. E luxo eu gosto desde que não seja um luxo obrigatório confundido com uma necessidade real.
Última edição por susanastrat em sexta set 01, 2006 11:59 am, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
birdlion
Registado: quarta ago 23, 2006 11:34 pm

sexta set 01, 2006 1:42 am

Pra mim não são nem luxo e nem necessidade,são sim uma escolha!Como também casar ou não,ter filhos ou não...Ninguém deveria ter um cão por necessidade de afeto,de atenção...seria sim necessidade se eu precisasse de um cão de trabalho,caça,guarda,guia de cegos,pastores...
Agora,também não considero o cão um luxo,afinal ter um cão não traz (ou não deveria trazer) status pra ninguém.
Escolhi ter cães porque gosto de conviver com eles e os quero perto de mim,assim como escolhi casar com um homem que amo e que o quero perto de mim.
Alguém já disse um dia:
"Preciso e gosto de ti
Mas não gosto porque preciso
Preciso sim,por gostar"
Nenhum cão merece a responsabilidade de arrumar um amigo que necessite dele por falta de afeto e muito menos alguém que considere um luxo,ou sinal de status tê-lo ali.
Acho que é isso!!!
birdlion
Registado: quarta ago 23, 2006 11:34 pm

sexta set 01, 2006 1:43 am

Idem
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta set 01, 2006 7:58 am

Não é uma pergunta fácil... Se considerarmos um luxo tudo o que não seja essencial à nossa sobrevivência, será um luxo...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta set 01, 2006 8:48 am

Pessoalmente não sei se ter um cão é um luxo ou uma necessidade!! Será um luxo na medida em que são uma fonte de despesa adicional e superfula. Será uma necessidade, no sentido em que sinto a falta deles quando estou longe durante mais tempo.
Não é um luxo, na medida em que qualquer pessoa pode ter um cão (ou 5 dentro de um T2), não será uma necessidade na medida em que não preciso dos cães para sobreviver ;)

P.S. - Desculpem lá chamar os 5 cães e o T2 à baila, mas é que depois de ler o tópico do Labrador (http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38309) fiquei prestes a ficar convencido de que ter um cão é uma das necessidades mais básicas de algumas pessoas, e por isso completamente indispensável. De facto, só sendo assim se justificaria a presença de 5 Cães de raça Labrador num T2 onde residem permanentemente 7 pessoas e ocasionalmente ainda costumam pernoitar não sei mais quantas:
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta set 01, 2006 10:00 am

Nem luxo nem necessidade.

Tudo depende da ligação afectiva com que cada um encara o seu animal...para mim os meus não sao necessarios, nem luxos..são apenas e só membros da minha familia e como tal não os sei qualificar.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta set 01, 2006 10:21 am

É um prazer.

Não encaixam, quanto a mim, nem na categoria de luxo nem, muito menos, na de necessidade - exceptuado aqueles (os poucos) que são detidos para a execução de tarefas específicas.

São (os cães), se assim os quisermos chamar, um "hobby". Quer sejam de raça, de exposição, de competição, ou simples SRD de companhia. São algo que, por opção própria - ou imposta por outros membros da família - nos preenchem uma parte do nosso tempo. Algo a que dedicamos atenção... mas para mim, continuam a ser um prazer.

P.S.: Bons olhos o "re-leiam" novamente Nel... fazia cá falta. E muita...
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
zepovinho
Membro Júnior
Registado: quarta ago 02, 2006 12:37 pm

sexta set 01, 2006 10:54 am

Tenho o simão por 2 motivos:

- adoro caes
- senti a necessidade de ter companhia e vi que podia juntar o util ao agradavel...

Entendo que apesar de ser uma necessidade, é um luxo nem todos podem suportar.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta set 01, 2006 10:56 am

Para mim, não os classifico de luxo, mas sim como autênticos membros de familia.

Quer adquira, quer adopte, a preocupação é sempre a mesma: proporcionar-lhes bons cuidados de saude, boa alimentação assim como muita companhia.....e Amor!

Se calhar tou a exagerar :lol: Mas sou assim mesmo, dedico-me totalmente aos meus 4 patas....

Luxos considero tudo aquilo que abdico em nome deles.... ;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta set 01, 2006 11:55 am

Questão curiosa...
Parece-me que será uma necessidade nos casos em que o trabalho do cão contribui para a melhoria da qualidade de vida do dono, numa perspectiva económica (pastoreio, p.ex.); tratando-se de cães de companhia vejo-os como uma escolha. Até porque, querer um cão para aumentar o “status”, como se fosse um objecto de luxo e não um ser vivo, não é a melhor razão para ter um. É claro que, numa acepção mais lata da palavra, nos dias que correm ter um cão torna-se muitas vezes um luxo pela despesa que comporta, como já foi referido anteriormente.
No meu caso, também como já alguém disse, não é uma coisa nem outra, é um membro da família :p
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta set 01, 2006 12:24 pm

@Nel

Primeiro que tudo, deixe-me dar-lhe os parabéns por esta lufada de ar fresco que trouxe à arca e felicitá-lo pelo seu regresso.

Quanto à pergunta:

Para mim os Cães são um prazer, mas ao mesmo tempo um luxo que eu necessito.

São um prazer imenso, por tudo aquilo que eles significam na minha vida e que seria impossivel descrever por palavras.

São uma necessidade, porque me faz falta o seu carinho, a sua amizade, a sua companhia, o prazer enorme de partilhar com eles o meu dia a dia.

São um luxo por motivos óbvios.

Face ás dificuldades financeiras que quase todos nós atravessamos, ter um cão pode considerar-se um luxo, especialmente se o tratarmos com a dignidade que ele merece.

No meu caso, tenho 6 cães e 1 gato, todos eles tratados como merecem, como tal, é sem sombra de dúvida um luxo, já que boa parte do meu rendimento que provem unicamente do meu trabalho/salário é direccionado para o bem estar dos meus cães e restantes animais.

Abraço
Responder

Voltar para “Cães”