Help!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sky9
Registado: sexta abr 26, 2002 9:20 am

sexta abr 26, 2002 9:31 am

então é assim: tenho uma golden com 6 meses. Acontece que já é a 2ª vez que me morde (a sério). Das 2 vezes que aconteceu eu estava a tirar.lhe pão da boca que ela apanhou no jardim. No entanto custumo tirar.lhe comer da boca mtas vezes....
E agora começou tb a tentar morder.me quando por exemplo a vou tirar de algum sítio onde ela não devia estar...rosna, atira.se aos meus braços...
Quando digou morder, é mesmo morder não é abocanhar... :cry:
Não percebo pq e estou a ficar frustada pq escolhi esta raça exactamente por causa do temperamento
Os outros donos de goldens dizem.me que os deles nunca fizeram isto...

Em suma: será uma questão q se possa resolver com treino?
Se sim será que me podiam aconselhar uma escola?

mto obrigado
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

sexta abr 26, 2002 10:37 am

Oi...
Espreite aqui:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=371

E aqui:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=467

Espero que sirva para ter uma ideia... :)
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta abr 26, 2002 12:00 pm

Olà!

Realmente, isso não é costume num golden.... mas também não é caso raro!

E pode ser resolvido com treino. Basta ser persistente e ter muita calma... e paciência! Treinar cães não se faz de um dia para o outro! Não é como o café ou as sopas instantãneas! não serve juntar apenas àgua quente e mexer!!!

Agora mais a sério. Claro que esse problema pode ser resolvido, mas convem que as pessoas que o ajudarem saibam um pouco de comportamento canino, de forma a arranjarem boas soluções quer para esse problema quer para outros que possam vir a aparecer.

Pode consultar uma listas de escolas de treino e os contactos na página do CPC:
http://www.cpc.pt/

Se morar na zona de Lisboa, recomendo a ATAAC. Trata-se de uma escola sem fins lucrativos cujo principal objectivo é treinar cães para companhia, cães que obedeçam aos donos, e não a competição. Foi lá que treinei o meu cão, e é là que dou aulas de obediência. a maioria dos monitores interressam-se muito por comportamento, procurando soluções para todas as dificulades. O site é:
http://planeta.clix.pt/ataac/

Se quiser, apareça este fim de semana, entre as 14:00 e as 17:00.

Espero que tudo corra pelo melhor, e qualquer dúvida, não esite em fazer perguntas....
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Pin
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 26, 2002 2:11 pm

Aconselho-a vivamente a procurar uma escola de educação canina,mas a procurar uma em que frequente as aulas com a sua cadela ,ou seja que quem vai aprender é você. A sua cadela já sabe ser cão não precisa de ser ensinada,agora você é que precisa de aprender como conseguir que o seu cão faça o que você pretende, e assim vai conhecer melhor a sua cadela,vai entender melhor o comportamento canino evai beneficiar do convívio com outros donos e suas mascotes.
Quanto ao comportamento que ela exibe,só lhe posso dizer que provávelmente ela não a está a reconhecer como líder,e que na primeira vez em que a desafiou se calhar você foi insegura ,e ela aprendeu que se rosnar ou mostrar agressividade consegue o que quer(mas isto é apenas uma especulação da minha parte,pode-se dever a outro factor)
O facto de se comprar um cão de determinada raça não é garantia que ele não morda, um cão é um cão e morder faz parte da sua linguagem,e digo-lhe sinceramente que acho mais dificil por exemplo um rott ou um pit morder ,devido à grande segurança que este tipo de raças exibe perante situações de stress,do que outras raças tidas como doceis mas que perante certas situações reagem de forma assustadiça.
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

sexta abr 26, 2002 5:34 pm

Olá

Fui eu que criei os posts nos links que a Kurika deixou.
Neste momento o Nubi tem 6 meses e nunca mais voltou a ter uma atitude agressiva como aquela.
É preciso mostrar quem manda, mas isso não deve implicar castigos físicos.
Eis o que que tenho feito, pode ser que ajude:

- Nunca o deixo andar à minha frente em casa.
- Eu é que subo as escadas ou passo pelas portas primeiro.
(por exemplo, quando voltamos de passeio da rua, senta-se, eu abro a porta, entro, guardo as coisas e depois é que o chamo para dentro)
- Brincar com a comida dele. Tirar e por na boca a mão juntamente com comida (de preferência a que ele mais gostar, petiscos)
- Deita-lo de costas no chão e e obriga-lo a ficar ali um certo tempo. De preferência ficar junto dele com a mão no pescoço (ao de leve sem apertar! Só para ele sentir algo ali) e quando ele tentar sair, acalma-lo.
- Obriga-lo a fazer qq coisa (pode ser sentar ou ir buscar um briquedo) antes de ele fazer o que quer`. Ex: Jogar-se desenfreadamente para beber água.
- ensina-lo o comando "Senta" e "Fica".

Quanto ao facto de ele jogar a boca, ele ainda o faz, mas na brincadeira, de uma forma mais controlada e na maior parte das vezes só quando o permito.
Há que ter muito cuidado com a educação, lá por ser um Golden não quer dizer que seja um santinho, o meu por exemplo não tem uma personalidade fraca.

Espero que tenha sido útil. :)
bebya
Membro Júnior
Registado: quarta mar 27, 2002 11:05 pm

sábado abr 27, 2002 9:35 pm

Sempre ouvi dizer que os animais lêm a nossa aurea. Assim se você lhe mostrar medo, ele entende e abusa. Ameace-o com um rolo de jornal, ou se for preciso fale alto com ele e castigue-o. Não pode mostrfar.lhe medo NUNCA. Também não lhe bata com as mãos. Se tiver alguém que a ajude e que não tenha medo do seu cão, essa pessoa que o amarre, você mexe no comer dele e depois pegue num pouco de comida e dê-lhe à boca, para ele entender que pode receber comer da sua mão, mas atenção quem o está a amarrar também tem que o conhecer para o puxar caso ele ameace que lhe vai morder. NUNCA PERMITA QUE O SEU CAO MANDE EM SI. POR MUITO MEIGOS QUE OS GOLDEN SEJAM, HÁ FEITIOS E FEITIOS. Tente isto. O jornal não dói,. mas o barulho incomoda muito. Experimente, também tenho cães, tenho procedido assim quando eles se viram a mim quando comem e tem dado resultado.
Responder

Voltar para “Cães”