Os vossos cães têm traumas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta set 01, 2006 5:13 pm

“Os cães nunca fazem mal às criancinhas”.
Isto é um mito.

Dois dos meus três cães têm medo de criancinhas. E quanto mais pequenas forem, pior. Aquela máxima “Os cães nunca fazem mal às crianças” não se aplica aos meus. É certo que eles nunca fizeram mal a nenhuma criança, mas para isso tem contribuído uma grande atenção da minha parte ou de quem os conduz no exterior.

Isto acontece apenas em relação aos mais velhos, ao Guga e ao Fozzy. Em relação ao Kiko, que venham as criancinhas todas do mundo. Não há qualquer problema.
E como é que eles se manifestam? Quando uma criança pequena se aproxima com aquelas atitudes afectuosas de os querer acariciar, eles ficam desconfiados e chegam a rosnar, entendendo essa atitude da criança como ofensiva. Ficam com uma expressão do tipo: “Aproxima-te e verás o que te acontece”.

A explicação que encontro para isto é a seguinte. Quando eles tinham poucos meses de idade, recebi a visita de uns vizinhos que têm uma filha. Na altura a miúda tinha cerca de três anos e era levada da breca. Lembro-me perfeitamente de ela andar a correr aqui na sala com uma coisa na mão atrás dos cães e eles a fugirem dela a sete pés. Na altura não se deu qualquer importância ao facto e só se achou graça à descontracção da garota.
O problema é que eles ficaram marcados para toda a vida com esse episódio. A partir daí, quando se cruzavam com ela na escada, ficavam todos encolhidos. E generalizaram esse sentimento em relação a todas as crianças dessa faixa etária.

Neste momento o problema está praticamente resolvido. Mas foi difícil de ultrapassar. Só se agudiza quando uma criança, a querer brincar, mostra atitudes mais bruscas e que são interpretadas por eles como agressivas. Bom, e o grande problema é que criancinhas bruscas e, porque não, agressivas não faltam por aí...
A forma mais eficaz de resolver o problema foi pegar na mão das crianças e fazer-lhes festas em conjunto, demonstrando-lhes que elas não representam perigo.

Neste tópico não se pretende reduzir a questão do trauma, referida apenas às criancinhas. Este foi o único que identifiquei nos meus cães e que apresento como exemplo. Mas haverá certamente outras situações.

Reconhecem algum trauma nos vossos?

Imagem
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta set 01, 2006 5:16 pm

Desculpe só o aparte: precisamos de um nel no forum dos gatos...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta set 01, 2006 5:21 pm

Eu gosto imenso de gatos, mas não posso ter nenhum porque era morte certa (do gato) se troxesse algum cá para casa.

Há situações em que cães e gatos convivem perfeitamente e aqui no fórum há muitas pessoas que os têm.
Já agora, só por curiosidade:
http://whipp.no.sapo.pt/boogy.htm
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta set 01, 2006 5:25 pm

A minha Kika foi um animal muito mal tratado. Trouxe traumas com fartura. Um deles era precisamente crianças. Com muito empenho e dedicação, desde que elas (crianças) não venham a correr aos gritos ela tolera-as com muita paciência.
Tem pavor de ser agarrada ao colo, género pegar nela para a colocar na bancada do veterinário. Ainda não consegui acabar-lhe com o medo, optei por a pegar o menos possivel, fica demasiado transtornada, quando a solto, vai a chorar para um canto e aí fica, faz-me aflição, não sei o que lhe terão feito.
Depois de quase ser morta por um cão, adoptou uma postura meio defensiva para animais que não conhece. A reacção normal é empertigar-se toda e ladrar, mas também isso, com o passar dos anos está a melhorar.
Trazia fobia a ruidos fortes. Passou! Odiava chapéus/bonés, passou. Desatava numa correria quando via paus, chapéus de chuva, vassouras e similares, passou!
Acredito que com o passar do tempo e muita paciência conseguimos resolver estas situações.
A mais piquinina só tem fobias quando o prato da comida acaba ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta set 01, 2006 5:27 pm

Olhe acabei de ganhar o dia com o que acabei de ler...

Sim eu sei que a convivencia é possivel...a minha vida é que infelizmente neste momento não permite voltar a ter cães...

Desculpe tar a desvirtuar o topico :oops:
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sexta set 01, 2006 5:51 pm

A LuMaria é mesmo uma "garganera" :x Pode participat em tudo que ninguém lhe pode dizer nada :evil: :evil:

Amuei, não posso participar nos tópicos do Nel. Fui proibida noutro Tópico :o Só tenho 3 gatos ;) ;)

Isabel
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta set 01, 2006 5:55 pm

:roll: Acho que o Nel não leva a mal se contares os problemas psicológicos das tuas feras Isabelita imbejosa...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta set 01, 2006 5:57 pm

nel Escreveu:Já agora, só por curiosidade:
http://whipp.no.sapo.pt/boogy.htm
Bolas, pá! Já me puseste aqui com a visão enevoada, com a história da Missy e do Boogy!... :roll:

Deixando-nos de gatices e voltando ao tema 8), a minha loirita é um bocado a atirar para o tímido...

Quando veio para minha casa, era mesmo bastante medrosa! A primeira reacção, quando alguém se aproximava dela, era recuar ou mesmo fugir, excepto comigo ou com o meu filho.
Dificilmente ia ter com alguém que não a chamasse docemente e com muita paciência...

Agora, está bastante melhor. Já vai ter, descaradamente, com as visitas, pedir umas festas e não foge quando alguém se aproxima dela... Ainda fica com um ar meio apreensivo, se a aproximação é muito brusca e é até capaz de recuar uns centímetros, mas já "aguenta" para ver o que é.

É engraçado ver a diferença na reacção quando alguém a chama de pé ou numa posição mais baixa, por exemplo, sentado ou de cócoras...
Estou a falar em relação a "estranhos". No primeiro caso, hesita e até é capaz de não ir e vir para ao pé de mim. Depende muito da "linguagem gestual" de quem a chamar. No segundo, vai quase imediatamente!
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta set 01, 2006 6:03 pm

ISABELLYZGIROU Escreveu: Amuei, não posso participar nos tópicos do Nel. Fui proibida noutro Tópico :o Só tenho 3 gatos
Vá lá, pronto, como é 6ª feira, abre-se uma excepção!... :roll: Mas é uma vez sem exemplo! 8)
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sexta set 01, 2006 6:08 pm

Vá lá, pronto, como é 6ª feira, abre-se uma excepção!... Mas é uma vez sem exemplo

Se é só mais uma vez, mas sem exemplo, já não quero :?

Só cá volto no dia que tiver um cão ;)

Isabel
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta set 01, 2006 6:51 pm

A minha serra tem um trauma sim, apesar de estar substâncialmente melhor.
Veio cá para casa já bem crescida, tinha 10 mêses, na véspera de natal do ano passado, foi tirada repentinamente da matilha onde estava perfeitamente integrada e inserida noutra completamente desconhecida (com uma cadela que lhe rosnava de cada vez que ela pestanejava) com gente que ela nunca tinha visto na vida. Quando começava a integrar-se chegou a véspera de ano novo, e com ela fogo de artificio e foguetes, muitos, que pareciam estar a rebentar dentro de casa. Fui dar com ela escondida num canto onde a teckel teria dificuldade em entrar. Desde essa altura qualquer barulho mais alto e de surpresa a faz procurar esconder-se, só que agora já não procura os cantos, procura a dona e vem encostar-se a mim pedindo protecção.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta set 01, 2006 7:36 pm

Eu quando fui buscar o meu cão e com todas as terríveis que diziam a respeito da raça... :roll: :roll:

Eu li tudo o que não se devia deixar acontecer para um dia não ter o cão a rosnar a uma criança a uma pessoa de idade ou de outra raça e etc...

Em relação a crianças foi precisamente vigiar e não permitir abusos da parte delas para com o cão, porque eu sabia que depois ele podia associar a todas as crianças com o mesmo perfil.
É claro que as pessoas nem percebiam bem este meu cuidado. Mas foi a melhor coisa que fiz, as pestinhas tinham sempre que brincar com as coisas...nunca com o cachorro, hoje podem fazer o que querem ele não se incomoda.

Não tem traumas...porque os fantasmas sobre a raça eram tantos que eu pesquisava tudo.
<p>susana</p>
Shakti
Membro
Registado: segunda out 03, 2005 8:32 am

sábado set 02, 2006 12:02 pm

A minha também tem traumas... muito! Chamam-se pessoas, confusão, barulhos, becos, etc... nunca mostrou agressividade a quem quer que fosse, apenas quer fugir.

Depois de cerca de um ano na UZ, veio cá para casa (crê-se que terá 5 / 6).

Nos primeiros tempos sempre que alguém passava por nós ela só se queria afastar, no hall do prédio chegava a deitar-se quando nos cruzavamos com alguém, qualquer barulho mesmo dentro de casa a assustava. Às deves até dava dó de a ver com tanto medo.

Passados 9 meses, está melhor, muito melhor... mas continua com os mesmo medos, embora com reacções mais controladas.
Quando conhece as pessoas é desconfiada, mas já não foge a sete pés, e quando as conhece até já pede festas.
Apesar de ser uma cadela sociável, temos sempre de ter atenção para a levar para sítios sossegados, não passar muito perto de pessoas estranhas, evitar barulhos, etc...

E, enfim, tem dias melhores e piores.

Confesso que nem quero imaginar o que lhe fizeram para ela ser assim, porque ela é um animal tão meigo...

Shakti
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

sábado set 02, 2006 12:26 pm

Uii traumas, a Margot que eu saiba não os tem, agora a Daisy ui ui. Tem pavor de homens ( quem conhece a historia dela sabe porque ), tem uma tara por papeis, come tudo quanto é papel que lhe aparece a frente ( um dia destes comeu documentação importante do meu sogro ). tem a mania que manda, e que é dona de tudo. Portageiros nem ve-los, não os come porque não pode, cada vez que paro numa portagem tenho quase que a amarrar...
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

sábado set 02, 2006 1:36 pm

Bom, não sei se serão traumas mas o que é certo é que a Bamboo tem medo de crianças e de desconhecidos... Para não falar do filme que é quando entra no consultório do vet :oops:
Mas ela também tem outros problemas comportamentais, o que me leva a crer que não são traumas, é o resultado de ser filha de pais que cruzaram excessivamente. Mas só soube disso depois de já a ter comigo...
Não é perfeita, mas é a minha menina.
Responder

Voltar para “Cães”