Até os Burros devem ser lembrados...

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta set 01, 2006 5:12 pm

bita322 Escreveu:
O que acontece à Natureza se o Burrito se extinguir?
deixo de poder cantar a minha museca 8)
:evil: Isto é sério! Não brinques!

Quero "burradas"! E pronto!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta set 01, 2006 5:17 pm

Hoje nao digo mais nada...

Oh pa mim caladinha...
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sexta set 01, 2006 5:43 pm

Acho um bichinho ternurento, apesar de em garota ter sido mordida por um que era dos meus avós e quando o montei ainda me mandou ao chão.

Nunca aprendi a montar, porque apanhei medo aos burros, às mulas e aos cavalos, fui sempre para o chão e resolvi que era melhor ficar por aí.

Bita, hoje estás muito lírica :o

Isabel
bita322
Membro Veterano

sexta set 01, 2006 5:46 pm

apesar de em garota ter sido mordida por um
confundiu-te com uma cinoura :o
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta set 01, 2006 5:53 pm

bita322 Escreveu:
apesar de em garota ter sido mordida por um
confundiu-te com uma cinoura :o
:evil: Ao menos fala bem CINOIRA! Ingnorante criatura!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sexta set 01, 2006 5:58 pm

confundiu-te com uma cinoura

Ao menos fala bem CINOIRA! Ingnorante criatura!

Pronto agora é que é, estou farta de ser maltratada hoje :cry: :cry:

Vou para junto dos meus gatosos, "quesses", pelo menos, não falam ;)

Isabel
bita322
Membro Veterano

sexta set 01, 2006 6:01 pm

:o :o :o :o

porque tas a escrever ás cores? :o

E eu é que tou maluca hoje...vai la vai.

Tou aqui a pinsar com os meus botões...porque será que tanto posto aqui nos burros? :roll: :roll: :roll: :p :p :p
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sexta set 01, 2006 6:21 pm

Bita Maria, tu não me "atentes", que eu hoje só faço mesmo burrices.

Nem conto o que já fiz hoje :oops:

Distracções à Isabel ;)

Isabel
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sexta set 01, 2006 9:06 pm

Deixem-se de coisas... :p

Os burros são realmente animais fascinantes... E nada burros!!! :D E agora vou puxar a braza à minha sardinha...

Para quem não conhece, há no concelho de Almada uma tradição chamada Burricadas de Cacilhas... Costuma ter lugar em Junho, e é muito divertido, com os burros todos engalanados e os seus donos vestidos a preceito... Deixo-vos aqui um pequeno texto retirado do site Digitalmada.com:
Uma das mais antigas referências históricas da margem sul do Tejo, Cacilhas constitui-se como polo de atracção para o desenvolvimento económico de toda a região.

Foi, noutros tempos, local para o escoamento de produtos, vindos do Alentejo como: Trigo, Carne, Cortiça e outros oriundos de zonas mais próximas, como os Vinhos do Termo de Almada e do Seixal e as Madeiras dos pinhais da Costa da Caparica, Trafaria e Sesimbra.

Popularmente apelidada de "Terra de Burros", Cacilhas era, em tempos idos, muito frequentada por gentes de outras paragens, que aqui se vinham disfrutar de passeios de burro pelas redondezas.

Diz-se que este pitoresco divertimento teve como seu principal impulsionador o rei D. Fernando. Ficando indelevelmente marcado na vida da localidade.

Segundo a tradição, o nome por que é hoje conhecida é consequência da frequência com que se ouvia - no largo principal - os donos dos burros pedirem aos seus ajudantes pelas Cilhas usando a expressão: "Rapaz, dá cá cilhas", necessárias à preparação dos jumentos para as passeatas.

Segundo Sousa Bastos no seu livro, "Lisboa Velha - Setenta Anos de Recordações - 1850 a 1910", quando a atmosfera do Paço se carregava com a política D. Fernando rumava à Outra Banda, tomando um catraio e juntamente com alguns membros da Corte, ia divertir-se para a Cova da Piedade ou para Almada, utilizando o burro como meio de transporte.

Esta preferência régia, daria origem a um costume primeiramente elegante, mas que depois, com o decorrer dos tempos, degenerou em divertimento popular e numa atracção turística.

Regulamentada pelo Município de Almada, determinava-se que os burros de aluguer não poderiam conservar-se em Cacilhas, senão recolhidos e salvo depois de pago o respectivo aluguer.

Os burriqueiros, estacionavam os seus animais próximo do Chafariz de Cacilhas e ali esperavam pelos clientes que vinham de Lisboa, com o intuito de andarem de jerico ou passear nos trens e carruagens pelos arredores e termo da então Vila de Almada.

As burricadas, atracção turística de Cacilhas do passado, tinham três percursos obrigatórios:

Um denominado por "Volta das Terras", que compreendia a Rua Direita (actual Rua Cândido dos Reis), parte da Calçada da Pedreira (actual Rua Carvalho Freirinha), e Largo de Cacilhas, hoje designado por Largo Alfredo Diniz (Alex). Outro percurso era o que ia de Cacilhas a Almada e vice-versa e um terceiro dito "de luxo", dada a sua maior extensão, que era de Cacilhas, Almada e Alfeite e vice-versa.

Segundo a tradição, conta-se que os burriqueiros ou tocadores de burros, como eram popularmente chamados, estavam combinados com os taberneiros, ensinando os seus animais a entrar "pelas tabernas adentro", afocinhando-se no balcão por forma a que se servissem copos de vinho ao cavaleiro.

As burricadas eram de facto algo de tão fascinante e pitoresco, que segundo a tradição popular, denominou Cacilhas como a "Universidade dos burros", sendo muito célebres nessa época, as cocheiras do "Zé Ribeiro" do "Pouca-Tripa" e do "Narciso".

Hoje, Cacilhas já não tem o seu chafariz, nem os seus pachorrentos burros. Hoje, por força do progresso, esta pitoresca localidade é um dos maiores terminais rodoviários para as localidades periféricas da margem esquerda e Sul do Tejo. Contudo, mesmo nos tempos modernos, não se apagam da memória das gentes as célebres e populares burricadas.
Podem consultar o texto na íntegra aqui: http://www.digitalmada.com/Freguesia.asp?ID=2

Espero que se entusiasmem e um dia venham conhecer esta tradição tão engraçada... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sexta set 01, 2006 9:22 pm

Ò Trucas, então é por isso que Cacilhas é chamada de terra dos burros?? 8) Sempre pensei que o motivo era outro 8) ;)

Hoje também estás a escrever muito, tens que resumir isso um "cadinho" ;) :p Que a esta hora já estou cansada, amanhã leio tudo

:lol:

Isabel
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sexta set 01, 2006 9:31 pm

Isabel_Cota_mais_linda_aqui_da_Arca!!! :lol: :lol: :lol:

Não quer dizer que em Cacilhas também não haja burros dos outros... Aliás desses outros é que não faltam por esse mundo fora... Os verdadeiros é que já são poucos e estão em vias de extinção!!!

E dado o avançado da hora, estás perdoada... E sim podes ler amanhã tudo com mais atenção... :p :lol: :lol: :lol:
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sexta set 01, 2006 10:16 pm

:o
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 01, 2006 11:15 pm

Xiiiiiiiiiiiiiiii :o . Aonde isto já vai... :o
Trucas Escreveu: Isabel_Cota_mais_linda_aqui_da_Arca!!! :lol: :lol: :lol:

Imagem Imagem

Pronto"S"...amuei Imagem e eu a pensar que era eu a cota mai linda da arca Imagem

Sobre os Burros...

Quem não se lembra das manas Meneses... Vedetas do Cinema Europeu e não só? Ah, pois, o pai delas, o Sr. Maestro, em tempos remotos fazia passear-se em plena Parede, com o seu Burro de estimação. ;) :lol: :D .
Enquanto a elite ia para a esplanada do café com os seus lulus, o Maestro ia com o seu burro ;) Excêntrico mas, genuino ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mimivieira
Membro Veterano
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am

sábado set 02, 2006 12:08 am

Eu adoro burros acho um animal com um olhar tão meigo :lol: adorava ter um burro no meu quintal :lol:
Lambidelas do chico e do massai
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado set 02, 2006 1:10 am

LuMaria Escreveu: :D Adoro burros!

Caramba eles não podem ser "burreados"? Algum ecossistema depende deles? O que acontece à Natureza se o Burrito se extinguir?
Esta é para mim, só pode...

Se o burro se extinguir, a natureza fica mais pobre sem dúvida. Não tem nenhum ecossistema que dependa deles, mas sempre serviam para manter umas clareiras e renovação de algumas pastagens (bastante uteis para muitas espécies selvagens...).

Não tem o "peso" do touro (não existem, nem nunca existiram, manadas de burros em extensivo nos montados), mas sempre tinha a sua utilidade.

Mas descansem, que os burros estão aí para ficar. Menos dispersos, é certo, mas não se irão extinguir. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”