Ter cão é um luxo ou uma necessidade?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta set 01, 2006 8:33 pm

Depende ...

Poderá ser uma necessidade se estiver envolvido em alguma e certa actividade: seja de guarda de uma fabrica, seja cão de trabalho ( no casos de forças policiais) entre outros.

Na maior parte dos casos, companhia, não é nada mais nada menos, do que um luxo!

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sexta set 01, 2006 8:46 pm

Tenho a certeza que um cão de companhia é um LUXO e caro se quisermos na realidade dar qualidade de vida ao nosso animal.
Sendo um cão de trabalho as pessoas que deles necessitam logo ;)
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta set 01, 2006 9:36 pm

Um cão de trabalho e utilidade pode ser um luxo e um cão de companhia pode não ser ter apenas essa função, ainda assim não é obrigatoriamente um luxo. E mesmo que seja apenas um cão de companhia pode não ser um luxo.

Um luxo não é o que se pode considerar o que não é necessidade ou uma necessidade básica.
<p>susana</p>
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

sexta set 01, 2006 9:55 pm

Ter um cão é sempre uma necessidade. Uma vez que o luxo com o tempo tem sempre tendência a tornar-se necessidade. Antes de existirem carros andava-se bem a pé... Antes de existirem garfos comia-se muito bem com as mãos... e por ai fora! O luxo responde sempre a uma qualquer necessidade...

Um cão de companhia (na verdadeira acepção da palavra) acaba por ser também um cão com uma função: fazer companhia, partilhar da vida do dono. Portanto não vejo em que difere do cão que tem a função de guardar um rebanho p.ex. no que toca a necessidade ou luxo...
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta set 01, 2006 11:09 pm

Bem...
Eu não estou a ver um pastor de Trás-os-Montes ter um CGT por luxo.
Para ele o Cão é uma necessidade básica para o seu ganha-pão.

Tal como não vejo luxo num cão guia de cegos, mas sim uma necessidade que aumenta a qualidade de vida do dono.

Para mim, os meus cães servem apenas para satisfazer a minha "pancada" o meu "vicio" e a minha carolice, logo são um luxo. Luxo esse que me sai bem caro e que me faz prescindir de outos "luxos" que para muitos já se tornaram "necessidades básicas".
Apenas seriam necessiidade se eu vivesse no alasca e o meu unico meio de transporte fosse o trenó.

Actualmente quase toda a gente tem cães por luxo. Podem vir com as desculpas do "bem estar emocional" ou "bem estar afectivo"... Quem não tem cães por necessidade básica ao seu sustento ou á sua condição de vida... são luxo! Até podem ser "luxos necessários"... mas são luxos.

E os cães de caça?? (aqui acho que vai gerar polémica...)

Sendo actualmente a actividade cinegética, não uma necessidade, mas um luxo ( qualquer actividade ludico-desportiva o é), os cães de caça são obviamente um luxo.

Idem para os cães de "trabalho" em competição.

Quanto a mim, as "águas" estão bem separadas.
Uns têm cães por necessidade e outros por luxo.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 01, 2006 11:32 pm

Apesar que esse luxo pode ser uma necessidade psicológica. Logo... é uma necessidade;)

Para resumir:

"Gente sem animais, é como ter um jardim sem flores" ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado set 02, 2006 12:30 am

leonildecarvalho Escreveu: Apesar que esse luxo pode ser uma necessidade psicológica. Logo... é uma necessidade;)

Leo
Se for com Prescrição Médica... ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado set 02, 2006 1:21 am

Eu não vejo o luxo algo que seja tudo para além das necessidades ou necessidades essenciais... :)

Mas mesmo assim...
O cão desde à uns milhões de anos que se mantém junto de nós...parece-me que existem necessidades de várias formas que foram acompanhando-nos[Homem & cão], seja qual a sua função[cão] e as nossas necessidades.

Há quantos milhões de anos há registo do cão doméstico ou que se começa a domesticar o cão...

O homem primitivo necessitava do cão para o ajudar na sua sobrevivência

1) Guarda e defesa
2) Caça
3) Pastores
Ainda se mantém estas funções mas nem sempre como necessidade; estão transformadas em luxo, na maioria dos casos...

Mas estas são as necessidades essenciais, pelas quais o cão era importante e talvez a causa para a sua manutenção como animal doméstico.

A parte de função de animal de companhia pode ser necessidade genética essencial* :lol: :p ;) Os cientistas ainda iram descobrir esse gene. :p
Não é apenas por luxo a causa de ter um cão cuja função é praticamente exclusiva de companhia; o tratamento que se dá ao cão, isso sim pode ser um luxo. ;)

Agora ter um cão é uma necessidade genética!* :lol: :p

*inventado. Apenas sei que não é um luxo ter um cão
<p>susana</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado set 02, 2006 10:39 am

É um prazer revê-lo, nel.

Tirando os casos já aqui falados de cães de guarda, pastoreio, de policia ou de busca e salvamento (esses objectivamente necessários face a funções concretas em que não são facilmente substituíveis), que nos fica? Os cães de trabalho desportivo e os cães de companhia.

Por que razão se possuem esses cães? Não há uma resposta única. Depende, como em tudo, dos objectivos do dono... Mas opino que são uma necessidade que permite ao dono astingir esses objectivos - suportando o "luxo " dos custos inerentes.

Cumprimentos

José Carlos
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

sábado set 02, 2006 11:06 am

Aqui na minha casa é definitivamente um luxo!! A minha mãe não quer ter cão num apartamento e para ela a conversa acabou há muitos anos :roll: Foram quase 25 anos a lutar para ter um cão mas já estou perto de o ter...quando me mudar como é óbvio 8) Deste meu ponto de vista ter um cão é mesmo um luxo :?

Mas em termos gerais eu acho que ter um cão é uma necessidade de espírito, para nos sentirmos felizes dado que adoramos cães. Quem gosta de cães tem necessidade de ter um, porque eu como não tenho sinto isso mesmo. Adoro estar com o Ranma (cão do meu namorado) e sinto que é como ter um companheiro, um amigo, ou seja, o que toda a gente aqui sente dos seus animais de estimação! Este não é meu mas é como se fosse ;) Aliás daqui a uns tempos vai mesmo ser :p :lol: ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado set 02, 2006 11:14 am

fang Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu: Apesar que esse luxo pode ser uma necessidade psicológica. Logo... é uma necessidade;)

Leo
Se for com Prescrição Médica... ;)
Não precisam...há os "autodidácticos" que se auto-diagnosticam e auto-medicam :p :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

domingo set 03, 2006 2:33 pm

Fica uma citação que de alguma forma poderá ter a ver com este tema:

"No matter how little money and how few possessions you own, having a dog makes you rich."
Louis Sabin
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

domingo set 03, 2006 3:03 pm

Eu considero um luxo... mas é um luxo para mim muitíssimo necessário porque estive 3 anos sem cão... e ia dando em doida!!! Viva o LUXO!!!

E prefiro ter este luxo de longe, apesar de todos os sacríficios para o manter... do que ter luxos para "mostra" como grandes carros e casas com piscina! Adoro o meu luxo! ;)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 03, 2006 3:39 pm

Actualmente quase toda a gente tem cães por luxo. Podem vir com as desculpas do "bem estar emocional" ou "bem estar afectivo"... Quem não tem cães por necessidade básica ao seu sustento ou á sua condição de vida... são luxo! Até podem ser "luxos necessários"... mas são luxos.
então porquê? há pessoas que têm animais como única companhia. algumas desistiriam de viver se não os tivessem. não é isto uma função importante?
e as crianças? muitas adquirem melhor equilíbrio na presença de um animal. já para não falar em reclusos, doentes, etc.
pelos vistos, o psiquico continua a ser tabu. não existe e como tal, não é valorizado
anjjazul
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 03, 2006 8:47 pm

Abdico de todos os luxos para poder atender à minha necessidade de partilhar a minha vida e o meu espaço com os meus animais!
Responder

Voltar para “Cães”