Periquitos em criação!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
jaml
Membro
Registado: domingo jul 23, 2006 7:26 pm
Localização: 1 Bichon Maltês, 2 Pardais de java, 2 Mandarins e 1 Hamster Russo

sábado set 02, 2006 11:20 am

Boas. Eu tenho 4 periquitos. 2 femeas, 1 macho e um que ainda não sei porque me parece ser ainda novo e a cor por cima do bico é meia esbranquiçada, por isso não sei se é macho ou femea ( já agora com que idade se consegue perceber se é macho ou femea?). O macho e uma das femeas estão a fazer criação e já têm um ovo. O que queria saber é que como queria passar estes 4 periquitos para uma gaiola tipo viveiro, não sei se posso porque receio que o tal que ainda não sei o sexo e a outra femea posso interferir com a criação do casal. O que faço? posso juntá-los todos ou devem estar separados?
jaml
Membro

sábado set 02, 2006 2:02 pm

Alguem me pode ajudar na questão acima referida???
nokita
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
Contacto:

sábado set 02, 2006 2:30 pm

Quanto a idade que é vísivel distinguir macho de fêmea, isso não sei! Encontri este site que o poderá ajudar: http://kryxtyanu.tripod.com/id34.html

Diga-me uma coisa (curiosidade), comprou os periquitos numa loja?

Quanto a ter os casais juntos, pode ter, as vezes até é aconselhável ter 2casais de periquitos em vez de um, no que diz respeito a criação! MAS.. se um dos seus casais tem neste momento um ovo, não sei se será bom tar a muda-los agora pro viveiro, se estiver errada, alguém que me corrija sff!

Espero ter ajudado um pouco ;)
<strong>Ana*

</strong>
jaml
Membro

sábado set 02, 2006 3:41 pm

Sim comprei-os numa loja. O casal que estão em criação já os tenho á cerca de 3 anos, a outra femea tenho á cerca de 4 meses, o outro que não sei se é macho ou femea tenho á 1 mes e na loja disseram que era macho mas como a cor por cima do bico ainda está esbranquicada não sei o que é.
pedronunoribeiro
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

sábado set 02, 2006 3:45 pm

Olá boa tarde.

Se tiver os casais de mandarins juntos aconselho-o a colocar o nº de ninhos superior ao nº de casais para que não hajam guerras entre eles pela disputa de ninhos.

No caso de não ter mais ninhos disponíveis do que casais, separe-os.

mais alguma coisa diga ;) estou aqui para ajudar

cumprimentos,
pedronunoribeiro
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 02, 2006 3:47 pm

Nem pelo site consegue ver? Os machos normalmente é têm a membrana azul ou acastanhada!

Mas como o seu deve ser novo não consegue ver! Espere mais alguma tempo :|
<strong>Ana*

</strong>
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 02, 2006 3:50 pm

Pedro, mandarins? Onde fala em mandarins? :roll:
<strong>Ana*

</strong>
jaml
Membro

sábado set 02, 2006 4:43 pm

pois, também não percebi pois eu não falei em mandarins.
Estive a ver o site que disse mas realmente tenho que esperar pois ainda nao dá para perceber, ainda deve ser muito novo.
Já agora tenho reparado que esse periquito que é novo tem tido um comportamento estranho pois deita a comida toda que está no comedouro fora para o chão, não percebo porquê, começou a fazer isso á coisa de 4 dias para cá. Ponho comida no comedouro e ele vais e começa a deitá-la toda para fora do comedouro para o chão da gaiola.
Estranho!
Então acha que devo colocar a outra femea e o periquito novo no viveiro e deixar o casal que têm um ovo na gaiola? O que acha que acontece se colocar os 4 periquitos mais o ninho com o ovo todos juntos no viveiro?
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 02, 2006 4:48 pm

Penso que esse comportamento seja normal, ele vai comer e a bicar para buscar o "grão" deita por fora, axu que não há problema! Pode também acontecer isso quando o comedouro tem muitas cascas, e eles para irem buscar a comida do fundo bicam mais!

Quanto a juntar os 4 ja referi que não há problemas nenhuns, mas tem de ter mais que um ninho, é sempre importante ter mais ninhos do que o necesário!

Quanto ao casal que tem o ovo, eu pra já deixaria ficar na gaiola onde se encontram! Quanto ao outro casal poderá já mudar se assim pretender! Neste momento tem todos juntos? Qual o tamanho da gaiola/viveiro?
<strong>Ana*

</strong>
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

sábado set 02, 2006 4:53 pm

Olá! Jaml, quer uma dica? Se não quiser que os seus periquitos espalhem tanto a comida, sopre as casquinhas! Facilita imenso, os periquitos já não sujam tanto a gaiola e também é-lhes mais fácil encontrar os grãozinhos! Mas não se preocupe que isso é um comportamento normalíssimo! Fique bem! ;)
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 02, 2006 4:55 pm

Faço o mesmo com os meus mandarins ;)
<strong>Ana*

</strong>
jaml
Membro

sábado set 02, 2006 5:28 pm

Eu sopro as cascinhas todos os dias o que se passa é que em 5 minutos ele deita a comida toda fora para o chão da gaiola e não come nada, eu vou ver no fundo da gaiola e é só comida por comer. Ele não anda á procura dos grãos ele simplesmente deita tudo fora. As medidas da nova gaiola/viveiro tem +- 2 metros de largura e 1,5 de altura. Podia ser maior mas é bem melhor da gaiola onde estão agora. A minha unica preocupação é se devo mudã-los todos ou não porque eles na gaiola estão separados o casal na criação de um lado e a outra femea eo novato no outro, e se os mudar todos para a gaiola/viveiro vão ficar todos juntos e tenho medo que atrapalhe a criação, ou a outra femea vá para o ninho que já tem um ovo da outra femea.
nokita
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 02, 2006 5:33 pm

Sendo assim não sei :|

Quanto ao resto já lhe disse, deixe tar o casal que está a criar na gaiola e mude o outro ;)
<strong>Ana*

</strong>
jaml
Membro

sábado set 02, 2006 5:37 pm

vou tentar colocar aqui umas fotos dos meus passaros. Incluindo do tal que não sei se é macho ou femea.
jaml
Membro

sábado set 02, 2006 5:54 pm

O casal que está em criação
Imagem
Imagem
Pardais de Java
Imagem
Imagem
mandarins também em criação