Pois a minha está neste momento a ser curada aos poucos de um trauma com crianças...
Eu tenho uma menina com dois anos que são unha e carne, a cadela e ela fazem trinta por uma linha e andam sempre juntas sem problemas, talvez porque eu eduquei tanto uma como outra a conviver mutuamente...
Mas a minha cadela tem medo de crianças mais velhas, a ponto de abocanhar... nunca mordeu nenhuma, mas envolve-lhes os braços como aviso e encolhe-se quando se aproximam...
O pior é que ela nunca foi fisicamente maltratada por nenhuma criança... tudo aconteceu à distância, mas ela associa todas as crianças a algo negativo... tudo começou porque tenho uma vizinha com uma miúda com os seus 7-8 anos que de cada vez que vê a minha cadela grita, guincha, berra desalmadamente... estando a cadela na rua com trela e a miúda em casa... ela não tem medo de cães, tem é falta de pais com juízo... uma vizinha minha tem um labrador, que graças a deus (ou talvez não, coitado...) é muito mais calmo e a miúda quando o apanha a jeito (qualquer coisa como entrar pelo quintal da vizinha dentro sem pedir autorização

) bate-lhe, puxa-lhe pelo pescoço e pela cauda, obriga-o a fazer mil e uma coisas... apesar da senhora já ter dito aos pais que se volta a vê-la nestes termos não responde por ela e dá-lhe um belo castigo, a meu modo de ver merecido...
Resultado, a minha cadela de cada vez que passa por ela (e acreditem que às vezes dou uma volta do caneco para evitar passar pela dita casa se ouço a miúda a brincar no jardim, ou passo a correr com a cadela) fica pelos cabelos, esconde-se debaixo das minhas pernas (ou tenta pois já está enorme), dá esticões à trela, mesmo estando de estranguladora para fugir, etc...
De momento está a ser reeducada, com dois miúdos calmos, e ela com açaime, para que se habitue aos poucos e perceba que dali não vem coisas más como julga... é muito complicado, e triste, ver a minha cadela assim, pois ela há meses adorava conviver e estar com crianças, e agora só de os ver já fica agitadíssima, ela treme toda de cada vez que o miúdo lhe toca, e ele nem fala, só falo eu com palavras meigas

... e tudo isto só porque há gente que não tem cabeça para educar devidamente os filhos