Raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 02, 2006 5:32 pm

sed lex, dura lex.

Só é puro se tiver LOP, por definição.Querem mais?

Beijinhos fofos...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado set 02, 2006 5:52 pm

Mesmo tendo-se a certeza (quase) absoluta de que o cão provém de exemplares com LOP, se não for registado não pode ser considerado puro e, para todos os efeitos é SRD.
É assim e não há volta a dar-lhe.
O registo no Livro de Origens é o ÚNICO certificado da pureza do cão, mesmo que conheçamos a sua proveniência.

Esta questão já a coloquei em tempos a propósito do meu Kiko, que é filho dos mesmos progenitores do Guga e do Fozzy. Creio que não foi neste fórum que o assunto foi debatido.
Eu quando digo que tenho três whippets é mentira. Rigorosamente não posso fazê-lo ou não devo fazê-lo. Não posso fazê-lo, por ex. se os quiser submeter a concurso. Os irmãos vão e o Kiko fica de fora.

Surgiu-me este problema de consciência quando criei o site, que ainda por cima é o único (que eu saiba) dedicado à raça que existe em Portugal.
É que, no mínimo, parece mal dizer que um exemplar é de uma determinada raça se não tem LOP.
É claro que se me perguntarem na rua qual é a raça dos meus cães, eu não vou dizer: estes dois são whippets e este é rafeiro. É que aqui a mentira é absolutamente inofensiva e se eu fosse dar estas explicações a todos os transeuntes que me questionam seria ridículo.

No entanto, o Kiko nunca será usado como reprodutor, pois as crias teriam sempre a impossibilidade de serem registadas.

Logo no início eu coloquei entre parêntesis (quase) ao referir a certeza da proveniência. É que a cadela pode cruzar com mais do que um cão durante o cio. Sabe-se lá se ela se portou mal... :lol:
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado set 02, 2006 7:20 pm

:lol: :lol:
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Cães”