domingo set 03, 2006 2:58 pm
Olá!
Se a diferença da Royal Canin para essa é tão pouca... então para quê mudar? Qualquer ração é equilibrada desde que respeite os ingredientes e as percentagens nutritivas recomendadas...
Essa dos 2% de cálcio também acho demais... já agora, é para que tipo de cão (grande, médio, pequeno) e para que idade? Apesar de haver rações que abrangem tudo, eu continuo a defender que uma pessoa deve sempre ter em consideração que as diferenças de tamanho e idade existem... e que os animais devem ser alimentados de acordo com essas mesmas diferenças... O que lhe recomendo melhor é perguntar ao seu veterinário que tipo de ração acha mais apropriada, e eu falo em tipo, não em marcas...
Isto é uma parte de um post que fiz noutro fórum acerca da mesma questão, espero que lhe dê alguma orientação:
As rações são boas a partir de que:
-O seu ingrediente principal é carne (carne mesmo, não produtos derivados da carne), de preferência frango ou cordeiro (cordeiro é melhor para problemas de sensibilidade e eu recomendo sempre que se use este tipo de carne)
-Os cereais são abundantes mas nunca superiores à carne (de preferência arroz, pois é como o caso do cordeiro, mais vantajoso em cães sensíveis)
- Apresenta em níveis adequados todos os minerais e vitaminas necessários (não sei as percentagens de cor, mas o seu veterinário pode elucidar acerca disso)...
As rações nunca devem ser alteradas a menos que o cão não se dê bem com elas, ou que haja qualquer problema (alergia, problema cardíaco, renal, diabetes, etc...) que o force a mudar de ração...
E a ração quando mudada deve ser sempre transitada, guardando a ração antiga para uns 5 dias em que se fará aos poucos porções cada vez menores misturadas ocm a nova ração, em porcões cada vez maiores (exemplo: 1º dia 3porções antigas+1nova, 2º dia 2 porções+2 novas, 3º dia 1 porção antiga+3 novas...)
Para finalizar, saberá que o seu cão está a comer boa ração quando... o pêlo estiver forte e brilhante, sem ter peladas... aspecto saudável e activo, patas fortes e enérgicas, olhos brilhantes... e as fezes não forem demasiado duras, malcheirosas ou demasiado líquidas...
Boa sorte, e em caso de dúvida fale sempre com o seu médico veterinário, não para lhe pedir que ração usar (às vezes os veterinários vendem a ração que lhes dá mais lucro, embora a ração veterinária seja toda de boa qualidade) mas quais devem ser as quantidades de ingredientes, as quantidades de nutrientes e os produtos presentes numa boa ração...