Gatinha Siamesa.. Esterilizar ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

domingo set 03, 2006 3:31 pm

Eu não disse que a minha gata estava mal, ficou logo após a operação com a barriga baloufa, e teve que ir várias vezes tirar liquido que criou, mas não disse que a esterelização dela, lhe fez mal, a Bita é que está a dizer isso, e foi esterelizada por insestencia da vet, sim. Porque eu não esterelizo gatas, porque não tenho machos cá em casa, e não vai haver.
E parei com bichanos cá em casa 3 é a conta.

Isto é assim, para uns são trocos, para outros é dinheiro, eu só gasto o dinheiro que posso e no que é necessário, não vou esterelizar as minhas gatas só porque parece bem aos outros, mas tenho frontalidade para o dizer, muitas das vezes aqui as pessoas dizem uma coisa e fazem outra.
Eu sou assim, e ninguém me muda.
:lol:
A minha cadela foi esterelizada, por insestencia da minha vet também e porque me disse que ela estava prenha, e depois vim a saber que era mentira, não estava prenha, foi mais uns trocos, que eu tive que dispender, sem necessidade, conheço muitas pessoas com cadelas, que não tem nem nunca tiveram filhotes, e não são esterelizadas.
Mas pronto já está, e é bom. Mas fiquei com pena, sou franca, fiquei com muita pena. E ela é rafeira, naõ é de raça.
Eu sou assim, não posso fazer nada.

Mena
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 03, 2006 3:46 pm

Mas fiquei com pena, sou franca, fiquei com muita pena. E ela é rafeira, naõ é de raça.
em que é que isso muda as coisas?
anjjazul
MFR
Membro Veterano

domingo set 03, 2006 3:55 pm

Em que é que muda o quê?
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 03, 2006 3:58 pm

ficou com pena de quê? que fosse esterelizada por ser rafeira?
anjjazul
MFR
Membro Veterano

domingo set 03, 2006 4:02 pm

Fiquei com pena sim de a ter esterelizado, apenas isso.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo set 03, 2006 4:58 pm

MFR Escreveu: (...)
Isto é assim, para uns são trocos, para outros é dinheiro, eu só gasto o dinheiro que posso e no que é necessário, não vou esterelizar as minhas gatas só porque parece bem aos outros, mas tenho frontalidade para o dizer, muitas das vezes aqui as pessoas dizem uma coisa e fazem outra.
Eu sou assim, e ninguém me muda. :lol:
Pois em vez de se rir deveria ter vergonha do que afirmou porque para quem se diz tratar bem dos seus animais, vir dizer que só gasta no que é necessário... enfimmm! Então, para si, os seus animais não são prioridade...só gasta no necessário que sabe Deus o que seja(?) e como a prevenção de tumores nas suas gatas, para si, nem é necessário... que se lixem as gatas! Quando morrerem arranjam-se outras. Afinal, há tantas aos pontapés para adopção!
A minha cadela foi esterelizada, por insestencia da minha vet também e porque me disse que ela estava prenha, e depois vim a saber que era mentira, não estava prenha, foi mais uns trocos, que eu tive que dispender, sem necessidade, conheço muitas pessoas com cadelas, que não tem nem nunca tiveram filhotes, e não são esterelizadas.
Mas pronto já está, e é bom. Mas fiquei com pena, sou franca, fiquei com muita pena. E ela é rafeira, naõ é de raça.
Eu sou assim, não posso fazer nada.
Mena
Quando a "pena" passa pelos trocos que gastou..."é uma chatice, realmente!" :roll: 8)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MFR
Membro Veterano

domingo set 03, 2006 5:21 pm

E trato muito bem deles, porquê ? tem duvidas? eu convido-a a vir pessoalmente á minha humilde casa para os ver, é só combinarmos. não moramos muito longe, e os meus trocos são muito bem contados.
E muito bem usados, e usados quando necessário.
não lhes falta a comida, as idas ao vet,. as vacinas e tudo o que é necessário, as castrações para mim só são necessárias, quando existem animais de sexo diferentes a conviverem o que não é o caso cá em casa.
Cá em casa os humanos comem muita sopa e sandes, para ter os tais trocos para eles terem o que necessitam, ainda não vim aqui pedir ajuda financeira para eles, porque prescindo de muita coisa, para ter os tais trocos.
E tenho pena dos trocos que gastei com ela, tenho sim, porque ela foi esterelisada na base de uma mentira, e isso eu choro, não gosto de ser enganada.
Vergonha, é andar a roubar, o que não é a minha profissão.

Vergonha de quê, de me rir, mas a Sra. julga que o forum é para por as pessoas mal dispostas?
Não acha que a nossa vida já tem muito que se lhe diga?
A Srª. por acaso trata de animais de Rua? e também se preocupa em castrar todos eles?, como aconselha sempre todos os que alimentam colónias de rua?
Tem assim tantos trocos para isso?, se tem, deixe que lhe diga parabens é uma senhora muito feliz, eu nisso já não o sou.
E já agora porque fazia criação de dobermans?
Nessa altura não achava que haviam animais abandonados por aí ao pontapé?
Ou só deixou de fazer criação e deixou de se intitular criadora, quando começou a chamar os outros de criadeiros?

Como já lhe tinha dito, os forum não são para nos chatearmos, nem tão pouco armarmo-nos em mãesinhas dos outros.

Mena
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo set 03, 2006 5:34 pm

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MFR
Membro Veterano

domingo set 03, 2006 5:38 pm

Repetida
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

segunda set 04, 2006 6:04 pm

Obrigado a todos,

Primeiro que tudo: sim fiz umas pesquisas pelo Fórum mas não tinha encontrado, nem tinha pensado sequer, o que a bita322 disse sobre a gata não sentir a necessidade emocional nem física.

Com este argumento, fico mais convencida em esterilizar a Kuma.

A bita322 também refere o facto de haver muito gato abandonado e sobre os possíveis futuros donos. É verdade, não quero ver animais maltratados. A kuma foi encontrada numa caixa de sapatos numa paragem de autocarros.

Com este é que fiquei 100% convencida. A minha dúvida era, por desconhecimento, puramente egoísta.

A Kuma tem alguma liberdade, por isso poderá haver contactos com machos. Assim, evito de certeza que haja uma ninhada "indesejada". :)
uaimori Escreveu: A sua gata não é uma siamesa, é uma gata srd, rafeira o que lhe quiser chamar, mas não é siamesa.
Tem sim as marcações e é uma colourpoint, isso é a côr mas há gatos com essa cor de todas as raças de gato.

Por essa ordem de ideias poderiamos dizer que os tabbys são Bengal, LLLOOOLL
Ainda bem que existe gente tão simpática neste fórum :o

Vou reformular... A minha gata, araçada de siamês. Prefere? Pelos menos foi a informação que obtive dos 2 veterinários que ela teve. E segundo um deles, a espécie que mais sofre com a pílula é a Siamesa. Ora, 2+2=4. Se a minha gata tem genes de siameses, será que tem os que "reagem" mal à pílula?

Se é assim tão conhecedor/a de gatos, tente partilhar a sua sabedoria de uma forma mais simpática! e não gozando com as pessoas.
MFR Escreveu: A menina ou Sra. , antes de colocar esta questão aqui no forum , não leu outras questões identicas?
Se não leu devia de ter lido, porque ficaria a saber que a maioria das pessoas que frequentam este Forum, são a favor da castração e como tal seria essa a resposta que lhe dariam, depois aparecem pessoas como moi, que dá uma opnião, diferente, e depois cria complicação.
li :) E se coloquei este post foi para tentar ver melhor os dois lados da questão e ver se realmente a pílula era pior para siameses (sejam eles puros ou não) do que para outras raças :) Mas como calcula, e usando o seu argumento, a kuma vai ter contacto com outros gatos... daí esterilizá-la. :)

Agradeço a todos a opinião.

A xSiamesa Kuma e a Dona desejam a todos um bom dia :)
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda set 04, 2006 6:21 pm

Ola,

Fico feliz por saber que tomou a melhor decisão ;)
A esterelização é sem duvida o melhor que pode fazer, evita ninhadas, evitas tumores, evita os cios, etc etc

Quanto ao vet dizer que é siamesa...bem muitos vets pouco percebem de raças e olhe que se ha aqui na arca expert nessa materia é a uaimori ;)

Eu hoje soube duma historia a proposito de pilulas que me deixou os cabelos em pé:

Contou-me a minha mãe que uma senhora que tem uma gata velhinha teve uma ninhada.
A gata tomava a pilula , mas como estava velhota a senhora fez o obsequio de parar de lhe dar a pilula e nao esterilizou...ao que parece isto já ha uns anitos.
Aínda não sei que foi que aconteceu para a gata andar anos sem ser esterilizada e sem tomar a pilula e não ter ficado prenha ha mais tempo...como ela estava velha e nao aparecia prenha na cabeça das alminhas acharam que a gata nao podia engravidar.
Resultado: uma ninhada este fim de semana com mais duas femeas que nasceram, nem sei como é que a gata não morreu no parto.

Já agora aproveito e pergunto se alguem sabe o que pode ter acontecido para que em anos sem pilula, sem esterilizaçoes e com contactos com machos a gata nao ter ficado de barriga?

Cumps
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

segunda set 04, 2006 6:34 pm

bita322 Escreveu: Quanto ao vet dizer que é siamesa...bem muitos vets pouco percebem de raças e olhe que se ha aqui na arca expert nessa materia é a uaimori ;)
Os vets disseram araçada, por ter características de... Também sei ver que não é uma siamesa pura. Mas a algum lado foi buscar as características que apresenta. E como não conheço os progenitores, não posso garantir mais nada.

Quanto à uaimori ser ou não expert na matéria não sei. Mas que há modos simpáticos de dizer as coisas... há. E foi disso que não gostei.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda set 04, 2006 7:44 pm

Zukinha Escreveu: Obrigado a todos,

uaimori Escreveu: A sua gata não é uma siamesa, é uma gata srd, rafeira o que lhe quiser chamar, mas não é siamesa.
Tem sim as marcações e é uma colourpoint, isso é a côr mas há gatos com essa cor de todas as raças de gato.

Por essa ordem de ideias poderiamos dizer que os tabbys são Bengal, LLLOOOLL
Ainda bem que existe gente tão simpática neste fórum :o

Vou reformular... A minha gata, araçada de siamês. Prefere? Pelos menos foi a informação que obtive dos 2 veterinários que ela teve. E segundo um deles, a espécie que mais sofre com a pílula é a Siamesa. Ora, 2+2=4. Se a minha gata tem genes de siameses, será que tem os que "reagem" mal à pílula?

Se é assim tão conhecedor/a de gatos, tente partilhar a sua sabedoria de uma forma mais simpática! e não gozando com as pessoas.
Mas onde é que eu fui incorrecta consigo????!!!!
Não se retira daquilo que eu disse nem simpatia nem antipatia,... é simplesmente uma informação,... que não tem agregado nenhum sentimento,...

Não á forma de dizer de outra maneira,... não sei porque é que se aborreceu,... eu não considero que dizer que a sua gata é rafeira ou sem raça definida é uma gata que nada tem de raça,...Ofensa,...
Eu tenho em casa uma que também o é, e também é uma colourpoint resultado de um cruzamento de dois persas, que não é permitido, que está castrada e retirada de maus tratos. É filha de dois persas, e eu considero que é rafeira,...
Zukinha Escreveu:
bita322 Escreveu: Quanto ao vet dizer que é siamesa...bem muitos vets pouco percebem de raças e olhe que se ha aqui na arca expert nessa materia é a uaimori ;)
Os vets disseram araçada, por ter características de... Também sei ver que não é uma siamesa pura. Mas a algum lado foi buscar as características que apresenta. E como não conheço os progenitores, não posso garantir mais nada.

Quanto à uaimori ser ou não expert na matéria não sei. Mas que há modos simpáticos de dizer as coisas... há. E foi disso que não gostei.
Pois mas nem arraçada é, porque o que ela tem é o gene colourpoint, que é um gene recessivo, que pode existir em todas as raças e também no gato europeu,... para nascer uma gata colourpoint como a sua os dois progenitores têm que ter esse gene. Dois gatos pretos por exemplo podem dar uma colourpoint, mas não siamesa. Aliás este gene é como por exemplo o gene da diluição,... que também é um gene recessivo, este gene o da diluição, dá gatos cremes e azuis, estes ultimos por exemplo, não é por serem azuis que passam a ser azuis da Rússia ou Chatreux.

Há muitos gatos colourpoints, inclusivamente nos persas, e por exemplo os sagrados da Birmânia,...

Os veterinários percebem de medicina, fisiologia e anatomia de um animal doenças dos respectivos e fazem prescriçõpes de medicamentos, não percebem de raças,... aliás não tem sequer nenhuma cadeira na Faculdade, que lhes ensine as raças de gatos ou cães,.... só aprendem raças de cavalos,... isto foi uma informação que me deu a minha vet. Percebem tão bem de raças como o comum dos mortais. Quem percebe de raças são os criadores e os Juízes,....

O que a si a aborreceu foi eu ter dito que a sua gata não era de raça,... e que era uma rafeira,... mas contra isso não posso fazer nada,...quanto ao considerar-me como expert ou não, e levar en consideração a informação que coloquei aqui, é consigo, eu simplesmente lhe dei a informação, e acredita naquilo que quiser, porque até não muda os factos.

Há e quanto á raça siamês se dê mal com a pílula,... não é verdade,.... dá-se tão mal como outra raça qualquer,...
Última edição por uaimori em segunda set 04, 2006 8:16 pm, editado 3 vezes no total.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda set 04, 2006 7:50 pm

Para si e para o seu vet, ficar mais esclarescido e não falar daquilo que não percebe.

"O gato Siamês é uma das raças mais antigas. É mencionado num manuscrito datado de 1350, originário da Aythia, a capital do antigo Sião, actual Tailândia. Contudo, a actual morfologia deste gato está bastante diferente da original, a qual era mais maciça e tinha formas mais redondas.
No início do século XIX, o naturalista alemão, Peter Simon Pallas, descreveu a existência de gatos brancos com as extremidades escuras na região da Ásia central.
No Sião, os felinos com estas características estavam reservados apenas à família real e eram cuidadosamente guardados no palácio real.
Existem muitas polémicas sobre o facto do Siamês ter dado origem ao Oriental ou vice-versa. As únicas diferenças são que um é um gato colourpoint e olhos azuis e o Oriental tem cor uniforme e olhos verdes.

História

Ambas as raças aparecem nos Estados Unidos e no Reino Unido no século XIX. Já em 1888 eram apresentados em exposições no famoso Cristal Palace de Londres. Progressivamente o Siamês foi ganhando fama e o Oriental foi caindo no esquecimento. Nos finais dos anos vinte deixou de ser visto em exposições.
Só depois da segunda guerra mundial é que o Oriental volta a ser referido. Os criadores britânicos, em vez de recorrer à importação de exemplares da Tailândia, fizeram reaparecer a raça através de cruzamentos de Siameses com outras raças de gatos de pêlo curto. Daí nasceram tanto o Oriental como as novas cores de Siameses.
Várias associações e grupos foram criados para protecção e desenvolvimento de cores específicas. Foi assim que paralelamente foi-se estilizando o corpo e desenvolvidas novas cores como o fawn e o cinnamon.

Evolução da raça

O primeiro standard da raça foi concebido pelo Governing Council of the Cat Fancy, em 1892, em Inglaterra. O primeiro clube da raça, Siamese Cat Club, foi fundado também em Inglaterra em 1901.
O tipo desenvolvido em Inglaterra foi o das orelhas “asas de avião” ou seja perfeitamente separadas, implantadas muito abaixo sobre o lado da cabeça, começando praticamente ao nível do maxilar inferior. Por outro lado a cabeça tornou-se um triângulo perfeito.

Atenção

Aproveitamos esta ocasião para esclarecer um erro muito comum: o gato siamês vendido tradicionalmente em lojas de animais, muitas vezes chamado de “siamês antigo”, não tem absolutamente nenhuma origem comum com o verdadeiro siamês. A morfologia, a cor do pêlo e dos olhos confirmam que o chamado siamês comum é na verdade um gato europeu com o gene himalaya (gene que explica a repartição da cor nas extremidades do corpo).
Standard

Corpo: comprido, tubular e fino, musculoso, estrutura óssea fina, leve sem ser frágil. Mesma largura de ombros e ancas.

Cabeça: de tamanho médio, proporcional em relação ao corpo e bem equilibrada. Forma um triângulo decrescente que começa no nariz e que se abre gradualmente em direcção às orelhas. Os lados do triângulo não devem apresentar nenhuma interrupção. O crânio, visto de perfil, deve ser ligeiramente convexo. O focinho é fino e bicudo. As orelhas são muito grandes, largas e implantadas sobre os lados de maneira a prolongar o triângulo da cabeça.

Olhos: de tamanho médio, de forma de amêndoa, oblíquos. A cor deve ser de um azul o mais intenso possível.

Pêlo: curto, fino, lustroso, sedoso e colado ao corpo.

Cauda: muito comprida, fina desde a base e terminando em bico.

Patas: compridas, finas, proporcionais ao corpo. Pés pequenos e ovais.

Pescoço: comprido e esbelto.

Cores: o manto deve ser pigmentado nas extremidades do corpo, ou seja, na face, orelhas, membros e cauda, as chamadas pontas. A cor destas pontas mais escuras deve ser o mais uniforme possível. A pelagem deve apresentar um contraste muito nítido entre a cor das pontas e a cor do corpo. Todos os siameses são colourpoint.

Reprodução

O Siamês possui a mesma morfologia do seu parente Oriental. Ao cruzar-se gatos Orientais com gatos Siameses, os olhos azuis deste último reforçam a tonalidade verde do Oriental. Outras cruzas também muito comuns são com o Balinês e com o Mandarim.
Ultimamente, alguns criadores têm reforçado a ideia de que só se devem cruzar os Siameses entre si.

Temperamento

Os Siameses são gatos com um excelente temperamento e bastante activos. Muito meigo com as pessoas e animais com quem convive. Geralmente são gatos que miam muito. Não gostam de solidão, é por isso aconselhado tê-los com outros animais. São extremamente asseados.

Cuidados

É aconselhável retirar regularmente o excesso de pêlo morto com uma luva própria ou um pano de seda. A limpeza é muito importante e devem limpar-se as orelhas com regularidade.

Sendo gatos muito activos, é bom prever um sítio onde possam trepar e afiar as unhas.

João Noronha-Presidente do Clube Português de Felinicutura

Tradução cedida por João Noronha, Presidente do Clube Português de Felinicutura."

Estas são as cores de gatos:

Cores
n NEGRO
a AZUL
b CHOCOLATE
c LILAC
d VERMELHO
e CREME
f TARTARUGA
g TARTARUGA AZUL
h TARTARUGA CHOCOLATE
j TARTARUGA LILAC
o SOREL-CINNAMON ( APENAS NOS ABISSÍNIOS )
p FAWN
q TARTARUGA SOREL-CINNAMON ( APENAS NOS ABISSÍNIOS )
r TARTARUGA FAWN
s SILVER ( FUMADO )
w BRANCO
y GOLDEN
x CORES NÃO RECONHECIDAS

Cores dos olhos
61 OLHOS AZUIS
62 OLHOS COBRE
63 OLHOS DÍSPARES
64 OLHOS VERDES
65 OLHOS DE BURMÊS
66 OLHOS DE TONKINÊS
67 OLHOS SIAMÊS

CAUDA
51 RUMPY
52 RUMPY RISER
53 STUMPY
54 LONGIE

01 VAN
02 ARLEQUIM
03 BICOLOR
04 MITTED ( APLICADO APENAS NO RAGDOLL )
05 SNOWSHOE ( APLICADO APENAS NO SHOWSHOE )
09 BRANCO INDETERMINADO
11 SHADED
12 TIPPED OU SHELL
21 AGOUTI ( UNSPECIFIED TABBY PATTERN )
22 TABBY BLOTCHED
23 TABBY TIGRADO
24 TABBY SPOTTED
25 TICKED TABBY
31 BURMÊS
32 TONKINÊS
33 HIMALAIO ou seja COLOURPOINT

E estes os códigos FIFE

CÓDIGO FIFE DESIGNAÇÃO

EXO - PELO CURTO EXÓTICO

PER - PERSAS

MCO - MAIN COON

NFO - BOSQUES DA NORUEGA

RAG - RAGDOLL

SBI - SAGRADO DA BIRMÂNIA

MAN - MANX

TUA - ANGORÁ TURCO

RUS - AZUL RUSSO

TUV - VAN TURCO

BML - BURMILLA

ABY - ABISSÍNIO

BEN - BENGAL

MAU - EGYPTIAN MAU

OCI - OCICAT

BRI - BRITHISH

BUR - BURMÊS

DRX - DEVON REX

EUR - PELO CURTO EUROPEU

GRX - REX GERMÂNICO

JBT - BOBTAIL JAPONÊS

KOR - KORAT

SOK - SOKOKE

SOM - SOMALI

BAL - BALINÊS

JAV - JAVANÊS

ORI - ORIENTAL

SIA - SIAMÊS

CHA - CHATREUX

SPX - SPHYNX

SBI - SIBERIAN

CRX - REX CORNISH

KBL - KURILEAN DE PELO LONGO

KBS - KURILEAN DE PELO CURTO

ACL - AMERICAN CURL DE PELO LONGO

ACS - AMERICAN CURL DE PELO CURTO

SNO - SNOWSHOE

NOM - RAÇAS NÃO RECONHECIDAS

Por exemplo :

Persa azul bicolor é um Per a 03

Persa preto silver tabby blotched de olhos verdes é um Per ns 22 64

Persa preto silver tabby blotched de olhos cobre é um Per ns 22 62

Persa branco de olhos díspares Per W 63

Persa colorpoint Tartaruga Per f 33

Etc, etc,...
Última edição por uaimori em segunda set 04, 2006 8:09 pm, editado 1 vez no total.
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

segunda set 04, 2006 8:09 pm

Hiiiii, Uaimori, no meio desta informação lá consegui encontrar uns resquícios da raça no meu Pierre.

Agora já estou mais descansada com o "esticadinho", deve ser dum restinho de genes que ele ainda tem ;)

Mais uma vez, boa informação. Obrigada.

Isabel
Responder

Voltar para “Gatos”