Medo ou respeito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda set 04, 2006 9:19 am

Às vezes entre as pessoas não é fácil distinguir entre medo e respeito. Entre um sentimento e o outro a fronteira é muito diluída.
Estou convencido de que muitas pessoas ao lidarem umas com as outras não distinguem, elas próprias, se têm medo ou respeito por ex. em relação aos superiores hierárquicos nas suas actividades profissionais. E também ao imporem a autoridade às pessoas mais próximas (filhos, por ex.), poderá haver a tentação de imporem o medo em vez do respeito.
Muitas vezes só em circunstâncias limite ou críticas é que se percebe o que é uma e outra coisa. De facto, muitas vezes tem-se medo e não se tem respeito absolutamente nenhum.

E com os cães? O que é que funciona? Medo ou respeito?
Lidar com um cão criando-lhe medo é relativamente fácil. Mas impor-lhe respeito julgo que é muito mais complicado. Esse trabalho passa muito por fazer entender ao cão a sua posição inferior na hierarquia, o que nem sempre é fácil para a maioria das pessoas, que caem na tentação de humanizarem o animal em vez de o reduzirem à sua condição de animal que ele é sem realmente querer ser humano.

Quando se educa um cão, quantas vezes se tem que usar uma voz firme, um gesto que o intimide ou mesmo uma palmada forte ou suave, com a mão ou com o jornal.
Ele fica com medo do dono ou com respeito pelo dono?
Julgo que esta questão posta assim é de difícil resposta porque é muito vaga e depende de muitos factores, entre muitos, com o temperamento do cão.

Há quem castigue de outra forma. Ele fez asneira na rua e, chegado a casa, fica de castigo no quarto escuro. Ganha medo, respeito ou não percebeu porque raio foi parar ao escuro?

Imagem
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda set 04, 2006 12:36 pm

nel Escreveu: E com os cães? O que é que funciona? Medo ou respeito?
Lidar com um cão criando-lhe medo é relativamente fácil. Mas impor-lhe respeito julgo que é muito mais complicado. Esse trabalho passa muito por fazer entender ao cão a sua posição inferior na hierarquia, o que nem sempre é fácil para a maioria das pessoas, que caem na tentação de humanizarem o animal em vez de o reduzirem à sua condição de animal que ele é sem realmente querer ser humano.
Aprendi a diferença na propria pele. Com 1 ano de idade aí a minha loirinha começou a ferrar-me. Em primeira análise achei estupidamente que era má e que se queria impor a mim. Ora de má ela não tem nada, e ainda hoje acredito que a ideia não era de todo impor-se. À terceira dentada, dentada esta que deixou marcas e me levou a tratamento e tudo, pensei cá para comigo, o erro é teu, vais ter de o resolver porque não estás a entender a cadela. Pedi ajuda, li, e o primeiro passo foi eu propria perder o meu medo à cadela. Depois de analisada a situação descobri que atacava apenas por medo. Ela, não sei muito bem como, morria de medo de mim. Aliás, bastava eu ralhar com um gato que ela disparava para o canto mais escondido que encontrasse.

Hoje, passados bastantes meses repús a ordem nas coisas. Ganhei uma amiga preciosa e aprendi uma válida lição. E acredito piamente que raros serão os casos em que se vai lá com a força.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda set 04, 2006 2:00 pm

acho não ser difícil perceber a diferença. tento que a canzoada obedeça por respeito. mas nem sempre funciona. quando o sr. max faz uma patifaria, tento chamá-lo à razão. muitas vezes, ele não "percebe". mas encolhe-se, logo, mal vê o jornal ou a vassoura no ar :lol:
a desmiolada da carlota é muito teimosa. tem de obedecer, quase sempre à força.
como a dorinha está muito traumatizada, tenho-a poupado. tb. não tenho muitas razões de queixa, à excepção de uma ombreira roída :evil:
anjjazul
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda set 04, 2006 2:19 pm

Respeito ou mêdo!! Uma linha muito ténue a separa-los, mas que faz toda a diferença.

Posso levar mais tempo a fazer perceber ao meu cão o que pretendo dele, mas prefiro, do que obedecer-me por medo, dando-lhe uma sapatada.

No meu caso medos já ele tem muitos! Sabe Deus o que já passou....O que pretendo é autoridade, obediência, perceber que fez asneira, e não fugir a refugiar-se em qualquer canto por mêdo!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
veroca
Membro
Registado: quarta ago 23, 2006 1:55 pm
Localização: 3 cães, 6 tartarugas, vérios peixes, o papagaio e o piriquito da avó que passam tempos comigo...

segunda set 04, 2006 3:10 pm

Lá em casa são 3 com temperamentos muito diferentes, O Nero auto acusa-se assim que faz alguma asneira, o Indy rosna assim que lhe chamamos a atenção, a Tita... essa é do melhor, pois sabe que faz asneiras mas a reacção dela é a conquista... faz aquelas poses e dá aqueles olhares que torna-se muito dificil ralhar a sério com ela.
O que existe em comum a todos eles é o facto de que desde novos sempre lhes chamei a atenção para os disparates que faziam (de vez em qd ainda fazem) mas nunca fui (nem sou ) a favor das "palmadas de correcção" não acho graça que os cães se encolham todos qd nós lhe levantamos a voz, parece que ficam meio perdidos, afinal somos nós quem os protege não quem os intimida.
Posso dizer que sou respeitada por qq um deles, não exijo que me obedeçam cegamente (aliás nunca ordenei nada, simplesmente peço-lhes que façam algo), pois são seres, não máquinas de acatar ordens.
Acho que o pior castigo que lhes damos é o facto de eles saberem que ficámos chateados por eles terem feito algo e isso nota-se qd eles se chegam ao pé de nós como que para pedir desculpa.

Beijocas para todos e uma boa semana. :D :D :D
Responder

Voltar para “Cães”