Ajudem-me!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Sandra_Morgaine
Registado: segunda set 04, 2006 3:53 pm
Localização: Cadela (Sany), Gato (Tareco), Tartaruga (Morgaine) e 2 Piriquitos (Romeu e Julieta)

segunda set 04, 2006 4:16 pm

Olá!

Comprei uma tartaruga bebe aquática à 6 dias e já estou com problemas...
Não percebo muito de tartarugas, por isso só sei que não é daquelas que têm uma mancha vermelha na cabeça e sim das mais pequenas.
Tenho a tartaruga num aquário de peixes com as dimensões 30 x 15 x 20, com algumas pedras grandes para poder subir e apanhar sol. Não é do melhor mas por enquanto é o que tem…
Ao ler no forúm que deviam apanhar sol directamente, é o que tenho feito… Como tem estado muito calor, eu coloco-a muito pouco tempo, porque a água aquece muito rapidamente.
Só que hoje não foi o que aconteceu… Tive que sair de casa devido a uma urgência e infelizmente “esqueci-me” dela… Quando cheguei, tirei-a logo e coloquei-a um recipiente com água tépida enquanto mudava a água do aquário.
Está viva, claro, só que está muito quieta e não abre os olhos, parece que está a dormir. Quando pego nela e toco-lhe no nariz ela reage, mexendo as patas para tentar tirar o meu dedo. Já fez coco normalmente e não tem qualquer mancha estranha.
O que é que posso fazer? Ajudem-me!
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

segunda set 04, 2006 5:26 pm

As tartarugas tem mecanismos de defesa. Quando sao sujeitas a situaçoes extremas (nomeadamente temperaturas demasiado elevadas) as tartarugas entram num estado letargico parecido com a hibernaçao, mas nao sei se realmente é isso que se esta a passar com a tua tartaruga.

É dificil de fazer progonosticos do seu estado apenas pelo que disseste. Se nao esteve mt tempo exposta ao sol e o aquario tendo uma quantidade de agua razoavel nao me parece mt alarmante, mas ha mts variaveis importantes a considerar. O facto de ser bebe torna-a mais fragil e tambem ainda nao teve um periodo de adaptaçao adequado ao novo habitat e as novas rotinas...

Passas-te para um recipiente com agua tépida? a amplitude termica da agua nao deve ser + de 5º entre a agua do aquario e a agua do recipiente.

Quando a quiseres por ao sol, salvaguarda sempre que tenha sol e sombra para ela poder optar pelo q quer. Uma boa possibilidade é colocar o aquario atras das cortinas, com um brecha aberta, desta forma terá sempre sol e sombra (por exemplo).

As tartarugas nao sao animais mt dificieis de cuidar mas requerem alguns cuidados.Conhecendo minimamente as suas necessidades e proporcionando-lhes o q precisam, ao contario de um cao ou de um gato podem ser companheiros para uma vida.

Mais nao posso ajudar resta esperar e ver a evoluçao.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Sandra_Morgaine
Registado: segunda set 04, 2006 3:53 pm
Localização: Cadela (Sany), Gato (Tareco), Tartaruga (Morgaine) e 2 Piriquitos (Romeu e Julieta)

segunda set 04, 2006 5:44 pm

"Se nao esteve mt tempo exposta ao sol e o aquario tendo uma quantidade de agua razoavel nao me parece mt alarmante, mas ha mts variaveis importantes a considerar. O facto de ser bebe torna-a mais fragil e tambem ainda nao teve um periodo de adaptaçao adequado ao novo habitat e as novas rotinas..."

Teve algum tempo, não sei ao certo.
A água tem a altura para que possa estar de pé e tem um local para estar fora de água.

"Passas-te para um recipiente com agua tépida? a amplitude termica da agua nao deve ser + de 5º entre a agua do aquario e a agua do recipiente."

O que eu quis dizer foi, que não a coloquei num recipiente com água tirada da torneira, totalmente fria, para que o choque termico não fosse muito grande...

"Quando a quiseres por ao sol, salvaguarda sempre que tenha sol e sombra para ela poder optar pelo q quer. Uma boa possibilidade é colocar o aquario atras das cortinas, com um brecha aberta, desta forma terá sempre sol e sombra (por exemplo)."

Se ela melhorar, espero eu, é o que vou fazer...

"As tartarugas nao sao animais mt dificieis de cuidar mas requerem alguns cuidados.Conhecendo minimamente as suas necessidades e proporcionando-lhes o q precisam, ao contario de um cao ou de um gato podem ser companheiros para uma vida."

O problema e que eu não conhecia muito bem as necessidades das tartarugas... Já tive cães, cadelas, agora tenho uma cadela há 8 anos, tenho um gato, várias raças de pássaros.. É realmente bem diferente.

"Mais nao posso ajudar resta esperar e ver a evoluçao.."

Obrigada-) Mas com isto já me faz estar menos preocupada... "As tartarugas tem mecanismos de defesa. Quando sao sujeitas a situaçoes extremas (nomeadamente temperaturas demasiado elevadas) as tartarugas entram num estado letargico parecido com a hibernaçao,"

Obrigada-)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”