duvidas sobre chinchilas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Dragoon
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2004 1:10 pm

domingo set 03, 2006 11:51 pm

poderiam-me esclarecer sobre se os seguintes alimentos são nocivos para as chinchilas:
- sal
- folhas de alho
- figos secos

umas pekenas duvidas com uma longa história, não se assustem eu depois explico, muito obrigado
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

segunda set 04, 2006 1:13 am

Tanto quanto sei, o sal deve ser dado através daqueles "blocos" minerais que se vendem em muitas lojas de animais, mas não é absolutamente necessário. À partida, as chinchilas tirarão todos os minerais de que necessitam da ração e do feno.

Em relação às folhas de alho e aos figos secos, devo dizer que não faço a mínima ideia, nunca li nada a respeito disso. Mas como as chinchilas são muito delicadas, o melhor será não arriscar. Um figo seco inteiro terá, decerto, demasiado açúcar para uma chinchila, talvez um pedacito pequeno tivesse uma quantidade de açúcar aceitável, mas mesmo assim, eu não arriscaria. Mais vale prevenir do que remediar :|
Dragoon
Membro Veterano

segunda set 04, 2006 5:51 pm

pois tem razão , kuantos aos sais gostava de continuar a ouvir opiniões , kuant ás folhas de alho tarde demais , foi ele proprio k as foi buscar, e nõ pela primeira vez , kuando eu notei que ele tava a assumir este comportamento como padrâo axei melhor perguntar
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

segunda set 04, 2006 5:59 pm

Entretanto fui pesquisar mais algumas coisitas e os figos secos não lhes fazem propriamente mal, mas também não devem ser dados frequentemente... estavam referenciados como um modo de ajudar a solucionar a prisão de ventre (tal como dar uma ou duas passas de uva). Se notar que a chin está com diarreia ou com o cocó um pouco menos sólido, poderá vir daí.

Em relação às folhas de alho, é que não encontrei mesmo nada. Se não notou alterações de saúde, não deverá ser caso de a levar ao vet, mas o melhor é tirar as folhas do alcance da chinchila. Estou é admirada com o que ela se lembrou de ir comer :o
Dragoon
Membro Veterano

segunda set 04, 2006 6:03 pm

agradeço-lhe imenso a dedicaçâo, pois a mim tambem me suprendeu k ele proprio fosse buscar as folhas mas nem tudo o k sabe bem faz propriamente bem daí a minha preocupação, entretanto, tenho observado as fezes tb pela mesma preocupação e neste tempo todo k teve comigo nunca teve alteraçôes intestinais , continua o mesmo "anda e larga " de sempre, obrigado pela sua resposta entretanto vou aguardar , k me deêm alguam contra-indicação, ou pro-indicação, enfim..
Responder

Voltar para “Exóticos”