tratamento de madeira para terrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
scoregbf
Membro Júnior
Registado: segunda ago 21, 2006 6:29 pm

segunda set 04, 2006 2:43 pm

olá

tenho uma iguana verde e um camaleão e como arranjei dois troncos para cada um dos terrarios,pretendia saber como desinfectar convenientemente os mesmo para os poder lá colocar.Obg
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

segunda set 04, 2006 3:11 pm

ola... bem . para os troncos ou qualquer outra coisa que arranjes na natureza ( visto que a possibilidade de trazer germes fungos e bacterias prejudiciais ao repteis criados em cativeiro) teras que o desinfectar muito bem...
eu proprio arranjei varias coisas na natgureza para colocar no meu terrario ja que na natureza se encontram as coisas mais bonitas e nao tens de pagar por isso... logo o que te aconselho é a ferveres em agua tudo o que apanhares... depois de as deixares secar ao sol aconselho te a usares uns desinfectante proprio para estas coisas ( em qualquer loja de animais encontras destes desinfectante que nao sao toxicos para eles) depois.. deixas secar e se quiseres dar mais umas borrifadelas do desinfectante melhor.. deixas secar outra vez e esta pronto para utilizaçao (atençao que existem desinfectante que poderao nao ser proprios para repteis e caso seja necessario passar por agua depois de aplicares o producto teras de o fazer)
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda set 04, 2006 5:17 pm

Troncos não vão lá assim...

Se eles forem pequenos o suficiente para isso, coze-os! 20 minutos ~ meia hora a 220º no forno, mata a bicharada quase toda.
Se forem grandes demais para isso, mergulha-os em água salgada durante um dia, depois em água limpa durante 3 dias e deixa secar muito bem antes de os colocares no terrário.

Há quem use os dois métodos, primeiro a água e depois o forno.
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

segunda set 04, 2006 5:25 pm

faltou me essa do forno realmente... eu quando o fiz aos meus cozi-os durante 1 hora num panelao cheio de agua depois pus no forno a 260º ( o maximo que o meu da durante mais uma hora.. so depois é que pus o desinfectante... nao sei se essa da agua salgada nao podera estragar a madeira :? :?
rbl
Membro Veterano

segunda set 04, 2006 6:02 pm

André, isso não terá sido o melhor processo...

Pessoalmente nunca aplicaria um produto químico qualquer antes de colocar esse objecto num terrário. Aliás, recomendo a leitura do rótulo do produto a ver se não tem uma declinação de responsabilidade!

Com troncos, ferve-los não faz nada. Apenas a parte exterior é afectada pela água a ferver mas como esta não é absorvida até ao interior do tronco, por dentro continua tudo de boa saúde =)
Cozê-lo 1h depois mata realmente quase tudo, mas provavelmente vai arrebentar com a madeira toda pois parte está enchumbada em água e o resto está seco.

Quanto à água salgada, não, não estraga a madeira. É o processo mais seguro para desinfectar grandes troncos, que não podem ser cozidos ou postos no micro-ondas (que aliás, é o único processo de matar realmente tudo).
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

segunda set 04, 2006 6:23 pm

Eu nos troncos de sobreiro uso lexivia diluida e depois lavo bem com agua limpa... depois e deixar ao sol uns tempos ate n xeirar a nd mesmo... alem de desinfectar mto bem deixa a cortiça com uma cor espectacular...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
rbl
Membro Veterano

segunda set 04, 2006 11:08 pm

O problema disso é que se a lixívia não sair toda, quando o tronco começar a absorver humidade no terrário, vai "babar" lixívia depois com o calor.
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

terça set 05, 2006 12:30 am

Pois dai a secagem ser tão importante... ;)
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

terça set 05, 2006 8:39 am

Rbl esse tipo de tratamento que falaste, será tambem adequado para tratamento de madeira/troncos para aquarios?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
rbl
Membro Veterano

terça set 05, 2006 1:28 pm

Julgo que sim mas sinceramente é melhor falares com alguém de aquariofilia. Um tronco estar sujeito a humidade e calor é uma coisa totalmente diferente de estar permanentemente submerso.
Skyter
Membro Júnior
Registado: terça ago 01, 2006 11:48 pm

terça set 05, 2006 2:04 pm

Boas

Norby, eu tenho um aquário e pra desinfectar os troncos fiz mais ou menos como o rbl disse: (Se eles forem pequenos o suficiente para isso, coze-os! 20 minutos ~ meia hora a 220º no forno) chega perfeitamente!!!

Mas se não resultou como querias dirije-te ao forum dos peixes e coloca essa questão!!! ;) ;) ;)
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

terça set 05, 2006 2:57 pm

Ja a tempos que me andava a questionar qual seria a melhor forma de dar tratamento a madeira, e realmente os metodos q descreveste parecem uma boa forma de o fazer,sobretudo o de os assar.

Mas para já ainda nao passa só de curiosidade de saber como o posso fazer.
Vou aproveitar o embalo e colocar esta questao no forum dos peixes.

Obrigado rbl e skyter!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

terça set 05, 2006 9:46 pm

e colocar no congelador n e uma opçao?
rbl
Membro Veterano

quarta set 06, 2006 10:50 am

Não sei se há bicharada resistente ao congelamento mas na hipótese de não haver, este processo só tem um problema: demora muito mais tempo que os restantes.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”