Batem no cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta set 06, 2006 11:44 am

Este tema está muito relacionado com outro que coloquei (Medo ou respeito?). Por isso, vem no seguimento desse.
A propósito, nesse tópico quase não houve participações. Às tantas, na apresentação do tópico, eu já pus tudo na carta e não há mais a comentar. Esta é a minha eterna mania de fazer a festa e deitar os foguetes. Vamos a ver se com este tópico, pelo menos, apanham as canas.

Às vezes diz-se assim em relação às crianças: "uma palmada na altura própria não faz mal a ninguém".
Pois é. O pior é saber se a altura é mesmo a própria ou se quem merece mais a palmada não é mesmo quem a dá...

Isto tem muito que se lhe diga.
Infelizmente o bater é o pão nosso de cada dia. A violência doméstica que se conhece é uma ponta do iceberg. Bate-se na mulher, no filho e o cão, o desgraçado, é o bombo da festa das frustrações, da miséria social e humana. O cão é o que consente mais porque não vai reclamar às autoridades nem pedir o divórcio... e ainda por cima continua a ser fiel.

Mas deixemos a miséria humana. Não para fazer como a avestruz e fazer de conta que a vida é bela mas para colocar a questão a outro nível, orientando a questão exclusivamente para as formas de repreensão dos nossos canitos.

Eu já bati sim e continuo a dar umas palmadas nos meus cães, embora ultimamente raríssimas vezes.
Para vos dizer muito sinceramente, não sei se tenho procedido bem ou não. Às vezes não se encontra outro remédio e aqui é que as coisas se complicam. É que bater é fácil. É imediato e até parece que resulta.
Mas será que resulta mesmo? E será mesmo justo? O bater no cão não representará mais uma incapacidade da nossa parte?

Quando me refiro a bater não é magoar. A intenção da palmada já é entendida pelo cão como um castigo. Às vezes chega a nossa expressão de desagrado.
Mas e quando o cão não reage à simples repreensão?
Nunca usei a técnica do jornal enrolado. Faz barulho e não magoa. Bem, mas as minhas palmadas também valem apenas pelo gesto, nada mais.

Em duas linhas vou descrever a reacção à palmada dos meus três cães.
O Kiko é um descarado. Até é relativamente obediente e atende à repreensão verbal, mas é um reguila inveterado e de vez em quando lá vai palmada. Mas a maior parte das vezes ele "ri-se" de mim.
O Fozzy é teimoso como um burro. Repreendo-o e ele faz de conta. Mas não adianta querer dar a palmada porque foge na hora H. Aqui há tempos estiquei-me todo para lhe dar uma sapatada por ele apanhar uma porcaria do chão e estatelei-me ao comprido. Foi um espectáculo deprimente.
O Guga é o mais giro. Normalmente é o mais bem comportado. Mas quando repreendo os irmãos ele fica todo encolhido, muito comprometido, assumindo os pecados dos irmãos.
Imagem

Como é convosco? Há palmada ou é só ralhar?

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta set 06, 2006 12:20 pm

Essa questão do bater ou não bater, tudo depende das circunstâncias... E a reacção é como os seus cães, são todas diferentes...

À Tsunami normalmente basta um ralhete bem mandado, as palmadas a ela não fazem nada, aliás, ela até gosta... :evil: porque são no rabo, no focinho não posso dar porqeu corro o risco de ficar com baba até à ponta dos cabelos :o :roll: 8)

Ao Moon também o ralhar é suficiente, quando sai palmada, já não me lembro quando foi a última, ele encolhe-se, fica muito submisso...

Ao Noddy, é o que apanha mais 8) , ok, também não é assim tanto... 8) , só quando faz asneiras do tipo comer 6 febras directamente da frigideira :evil: :evil: , aí sim leva e leva umas palmadas muito bem assentes no lombo... aí encolhe-se, nem sai do sítio tadinho, fica ali a dar a outra face :oops: às vezes confesso que tenho pena, mas tenho mais pena de mim que fico sem almoço e sem jantar... :x

Mas sim, às vezes é preciso dar umas palmadas na hora certa e no sítio certo... ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Cao_da_Rua
Membro Veterano
Mensagens: 315
Registado: quarta fev 01, 2006 12:50 am
Contacto:

quarta set 06, 2006 12:22 pm

Bater, só se for mesmo uma palmadita, quando sei que está a fazer asneiras e que ela própria sabe que está a fazer asneiras. Mas, normalmente basta levantar a mão e o "Não" que ela para logo.
yahpin
Membro Veterano
Mensagens: 519
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

quarta set 06, 2006 12:25 pm

Olá

Eu tento não recorrer à violencia, e na maior parte dos casos basta-me levantar a mão ou o chinelo e é o suficiente para o Alfredo perceber que estou mesmo chateada...isto ja para não dizer que eu nem preciso sequer de dizer nada ou fazer cara feia, porque quando ele faz asneiras, asneiras do género de roubar uma peça de roupa ou algo que está em cima de uma mesa ou de um armario, ele sabe que faz asneira...porque pega e desata a fugir, depois deita-se num tapete no meio do corredor com o que roubou na boca e a olhar para mim, sempre deitado com as patas traseiras a postos para se levantar e fugir outra vez :?
Já tentei a técnica do jornal, e às vezes ainda uso quando o tenho à mão, mas não adianta de nada, não vejo nenhum resultado mais pratico do que a palmada ou o levantar do chinelo...ele nunca teve medo do jornal...
Por vezes quando a asneira é mais grave ou estou mais enervada e ele ja me tirou mesmo do serio, cai-lhe umas palmadas, não de forma a aleija-lo mas que cai cai...Se bem que ele não liga muito, se lhe der na cabeça, no minuto a seguir esta a repetir a asneirada! :evil:

Ps.: Depois de reler o meu post, acho que a ultima frase pode suscitar algumas duvidas! o que eu quis dizer é que pode dar na cabeça a alfredo de se lembrar e repetir a asneira, não que eu lhe bata na cabeça!
Última edição por yahpin em quarta set 06, 2006 12:30 pm, editado 3 vezes no total.
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quarta set 06, 2006 12:25 pm

Como introdução, devo dizer que nunca passei pela fase de "educação do cachorro", visto que os cães que tenho em casa já lá chegaram adultos.

Posto isto, a minha cadela, até hoje, que me lembre, só levou uma palmada "a sério"... E não foi há muito tempo! Foi há uns meses no jardim do casino...
Soltei-a, como de costume, e ela lá começou o seu habitual reconhecimento de odores. A certa altura começou a afastar-se mais do que eu gosto e chamei-a. Olhou por um instante e voltou à inspecção... Isto repetiu-se umas duas ou três vezes até que o afastamento começou a aproximá-la da estrada, o que me levou a usar um tom mais vigoroso no chamamento... Nada! Continuou a cheirar o chão minuciosamente e a fazer orelhas moucas (não sei se terá alguma costela de basset hound 8) ) e a aproximar-se cada vez mais da estrada...
Aí, perdi a paciência! Aproximei-me rapidamente, sem ela dar por isso e dei-lhe um palmadão no lombo, acompanhado de uma enérgica repreensão verbal! :roll:
Não sei se ela percebeu se não mas o certo é que, da vez seguinte que se começou a afastar e eu a chamei, veio logo muito célere a abanar o rabinho... 8)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

quarta set 06, 2006 12:57 pm

Raramente dou umas palmadas aos meus cães, mas quando merecem há levam pois.

Por norma, basta arregalar os olhos que eles vão calmamente para as casotas.

Já o Popeye que tem a mania, arregalar os olhos não basta então volta e meia sai palmada
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Elemenohpee
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 09, 2006 11:51 pm
Localização: 2 Podengos, o mimo e o piruças
Contacto:

quarta set 06, 2006 1:26 pm

Volta e meia la tem que ser uma palmadita...

o mimo é muito obediente e basta dizer NAO e ele pára o que está a fazer mas o piruças é o diabo em forma de cao!! 8) digo nao e dou uma palmada e a reacçao dele é pedir festinhas na barriga... :evil: depois claro comela a risota e ja nao ha educaçao pa ninguem!! :oops:
ailsa
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quarta set 06, 2006 1:49 pm

A Ailsa só levou uma palmada na casa da aldeia, depois de 15mn de passeio para depois dormir, entra em casa procura o tapete e pimba faz xixi, disse um não bem alto e levou uma palmada no lombo e não dormiu na cama comigo. Em casa normalmente basta falar num tom mais alto e ela para. Nunca aprendeu foi a deixar de atravessar a rua sem mais nem menos, estou sempre a repreendê-la e a puxa-la pela trela mas nunca adiantou.

O Kimba leva algumas palmaditas no focinho ao mesmo tempo que leva um não porque o fulano dá-lhe para me saltar, à procura de brincadeira, e o peso dele não permite estas brincadeiras :lol: depois senta-se a olhar para mim. Mas sinceramente para o "tamanho" dele nem deve sentir as palmadas.

Mas quando é para irem para o sitio deles basta apontar o dedo para as escadas e chamar por eles. A Ailsa é mais rápida a ir, o Kimba ainda faz uma carita a ver se cola ficar ali mais tempo ;)

Mão que dá o pão, dá a criação. Se algum dia fôr necessário dar-lhes uma palmada darei.
Nici_girl
Membro
Mensagens: 80
Registado: terça ago 22, 2006 4:59 pm
Localização: Uma gata e duas tartarugas

quarta set 06, 2006 2:26 pm

pessoalmente nao gosto de bater no meu cao... basta um nao firme, uma voz zangada para ele perceeber que nao pode fazer aquilo. claro que depois há aqueles caes que nao entendem...

eu opto por nao bater, já fui criticada por isso, porque dizem que assim nao se educa, mas acho que a violencia nao é opçao. os caes que sao treinados (principalmente aqueles para ajudar pessoas com mobilidade reduzida ou cegos) esses sao treinados e nao lhes batem (nao nas boas instituiçoes), sendo depois esses caes bem comportados...

mas isso fica a criterio das pessoas...
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quarta set 06, 2006 2:31 pm

Tento educar os meus cães de forma positiva à base da recompensa para que eles assimilem e façam os que lhes é pedido com prazer!

No entanto, quando aqueles ouvidos são muiiiito moucos, umas belas palmadas por vezes fazem apurar a audição ;)
jpedroso
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

quarta set 06, 2006 2:36 pm

Pois , com o meu labrador, a "porrada" não dá, funciona muito mais o castigo.

Quando tinha 2 a 3 meses e mordiscava os meus dedos batia-lhe no focinho ao de leve, mas aprendi que era muito mais eficiente agarrá-lo
pela cabeça e abaná-lo e dizer não.


Mais tarde recusáva-se a subirr para casa (1.º andar) e ai dei-lhe uma sova, com um jornal enrolado até ele ganir, a partir de ai fugia á minha frente á volta do quintal e fugia para casa com o medo, foi ai qu epercebi que a "porrada" nada resolve ( aliás com os meus filhos tanbém não resolveu).

Acredito piamente no treino da obediencia adquirida, e hoje até digo que é possival criar um fiel amigo sem violencia. Uma palmadita a fugir, acho, que ás vezes ele até gosta , é brincadeira.
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

quarta set 06, 2006 2:46 pm

Eu sou apologista da palmada pedagógica.....Quando a coisa não vai com "conversa" (às vezes acontece), faz milagres...nos cães e nas crianças! 8)

Confesso que o Bono em pequeno apanhou umas quantas...... aquela electricidade toda acumulada num cão tão pequeno fazia-me confusão e era fácil a mão fugir para o lombo do gajo!
Hoje, ao fim de 7 anos, a energia continua muito semelhante mas a minha conduta mudou radicalmente. Tento sempre dar a volta de forma a não me chatear com ele....Mas demorou algum tempo até me aperceber que o estar completamente passado da cabeça a ralhar-lhe desencadeava nele o efeito precisamente contrário ao que pretendia.....ficava ainda mais agitado, a fazer mais asneirada, etc....
Actualmente leva só um "enxota-moscas" muito esporádico ou um "chega para lá" com a perna, quando não me sai da frente e quer saltar. Tirando isto o que faço com muita frequência é falar.....do estilo "Bono, está quieto"......"Bono...sai....sai da frente....SAIIIIII".........
"Bonooooooo.......Bonoooooo, sai daí....JÁÁÁ!!!!!!"

Mas estamos bem melhores os dois.... Ele mais calmo e eu mais nervoso!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Mensagens: 201
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Localização: Viriato SRD
Rodinhas SRD

quarta set 06, 2006 4:53 pm

Boa tarde,

Reparei que na descrição da repreensão usa o nome dele.
Pelo que li não devemos usar o nome para não o conotarmos a algo negativo, qual é a vossa opinião?
Cumps.
Nuno Coelho
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta set 06, 2006 5:27 pm

acho que não depende de usarmos o nome ou não ,mas sim da maneira como o dizemos, da entoação da voz... dizer o nome de forma suave = miminhos, de forma severa = raspanete
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
rh_ridgeback
Membro
Mensagens: 122
Registado: terça jul 11, 2006 7:52 am
Localização: Cães
Contacto:

quarta set 06, 2006 5:45 pm

Nuno_Coelho Escreveu: Pelo que li não devemos usar o nome para não o conotarmos a algo negativo, qual é a vossa opinião?
Se o cão já conhece o nome, não há problema... Agora se ele ainda está na fase em que deve associar o seu nome a si próprio, realmente ñão utilizaria a punição verbal juntamente com o nome dele.

Eu é raro dar-lhe uma palmada. Os "besliscões" são bastante eficazes nela.
Responder

Voltar para “Cães”