Decidi relatar a minha historia, porque aprendi bastante com ela, e apesar da imensidão de informação que existe na internet, não há assim tanto em relação á esgana.
Sempre adorei cães. A minha mãe conta-me que em pequena até lhes lia historias...err...ou fazia que lia...
Mas só tive cães enquanto morava com o meu tio, que também os adorava..já os meus pais...não é que não gostassem, mas não tinham vida para isso...e por isso nunca mais tive...ou seja, sobre eles, só aprendi mesmo quando tive a Kaya.
Fui busca-la ao canil, mal fui morar sozinha. Fui lá só naquela...de ver...e quando a vi...paixão á primeira vista...ainda por cima era um bebé!!
Fiquei também bastante impressionada com as condições de lá...aquilo já estava a fechar, quase já nem aceitavam animais, e as condições eram do pior mesmo.
Mas pronto, lá trouxe a coisa mais lindaa do mundo para casa, uma mistura de boxer com pitt bull, lindissima mesmo!
A veterinária de lá alertou-me para esperar uma semana a ver se ela nao demonstraria alguns sinais de doença, e posto isso, que a levasse ao vet para as vacinas.
Assim o fiz...
O primeiro dia foi encantador...brincava, corria, MORDIA!!! E já se podia reparar que era bem teimosa!!
Apesar de ser verdadeiramente o primeiro cão, penso que sabia bem tratar dela (apesar de algumas ingeniudades). Verifiquei-a de cima abaixo, e reparei em 4 carraças!!! Estava também com uma caspinha no pêlo, então, ingenuamente dei-lhe banho. Tive o maximo dos cuidados ao seca-la, e nunca deixei que apanhasse frio, mas ainda hoje nao tiro da cabeça que foi um erro que a tornou mais vuneravel...
Ao 3.º dia, tinha umas aulitas de manhã (coisa de 4 horinhas) e depois voltava logo para casa! Quando voltei das aulas, qual não foi o meu espanto, quando a vi cheia de diarreia, a vomitar,e completamente magra... Em 4 horas, não sei como foi possivel!!
Nem pus outra hipotese, e levei-a á veterinaria mais proxima...que apesar de tudo, foi um amor dos amores!!
Ela assustou-me logo! Pôs logo a hipotese de parvovirose e esgana! Eu achei-a logo parva
Bom, adiante..Ficou internada um dia a soro, e quando a fui ver no dia seguinte já a pude trazer!! E foi incrivel, porque em apenas 3 dias o meu amor por ela já era incondicional...
Convencida de que tinha sido então apenas uma mudança de alimentação, voltamos para casa, cheios de beijinhos dela!
Passado uns 3 dias, comecei a reparar que lhe começava a cair muito pêlo...mesmo com falhas! Andei assim uns dias a ver se lhe passava, liguei á vet, ela pôs a hipotese de ser uma alergia á comida, e lá lhe davamos arrozinho com frango sem sal, sem nada.
Isto foi andando...e cada vez pior...
A esgana é mesmo uma doença que se vai degradando...degradando...enfim...
Passado um mês de a ter em casa, já não andava, reagia pouquissimo, estava completamente outra...
Mesmo assim, estava disposta a tentar tudo por ela, até que começaram os tiques musculares... Fogo...o quanto me custou vê-la assim...
A vet disse para esperarmos um pouco...que os tiques musculares não a magoavam...que só a incomodavam...e que ainda havia uma minima hipotese de se curar.
Desesperados (eu e o meu namorado), consultamos outro veterinario...mas era tudo igual, não havia grandes hipoteses. E nem adiantava fazer analises, a esgana trata-se os sintomas, não há nenhuma cura especifica...
Chegou ao dia, em que a Kaya se começou a keixar...aí já nao aguentava mais...mais por ela, porque por mim tinha ido até ao fim...mas vê-la sofrer...brr..que ninguém queira imaginar...
A veterinaria foi fantastica conosco, nao nos cobrava já as consultas, e aconselhou-nos a estar com a kaya quando lhe desse a injeção fatal...
Choramos os três, era inevital...
Quero com isto alertar, para que tenham realmente muito cuidado e não pensem que só acontecem aos outros. Esperem mesmo até completar as vacinas todas para a levarem á rua (não é nenhuma mariquisse!!) e mal tenham algum sintoma, procurem dar-lhe o maior conforto possivel! A esgana tem uma taxa de mortalidade muito maior em bebés, mas cães idosos também pode estar vuneraveis. Vacininhas todas em dia, e boa sorte!
Fico á espera da invenção da cura para as viroses, que quando nos "atingem" caiem que nem um raio...
As fotos que deixo a seguir são só para mostrar o desenvolvimento desta terrivel doença.
Antes

Depois