Periquitos - criação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

agcm
Membro Júnior
Registado: segunda nov 14, 2005 9:06 am

quarta set 06, 2006 2:19 pm

Boa tarde,

Tenha 1 casal de periquitos, uma fêmea lutino e um macho normal, e
queria fazer criação com este casal, este casal anda constantemente aos "beijos", portanto, trata-se mesmo de um casal.
Como eles não se reproduziram e já se tinham passado 3 meses, fiz uma gaiola maior, e juntei a este casal um outro casal, que tambem se trata mesmo de 1 casal, pelo que vê na cor acima do bico, para ver se assim se reproduziam.
Inicialmente estavam todos juntos, mas como um macho era bastante agressivo com o outro, resolvi separar os casais na mesma gaiola colocando uma rede a meio, cada uma das partes da gaiola tem um ninho próprio e osso de choco.
Os dois casais tem entre 1 e 2 anos de vida
Já lá vaí quase um ano e não se reproduzem, qual será o problema?
Será apenas uma questão de tempo?
Haverá alguma solução?

Cumprimentos

Gabriel
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quarta set 06, 2006 7:09 pm

As fêmeas demonstram interesse pelos ninhos? Se elas entrarem no ninho, passarem lá grande parte do tempo e não realizarem a postura é porque, muito provavelmente, serão estéreis! Se por outro lado elas não demonstrarem interesse pelo ninho, penso que você terá que aguardar pacientemente!
Não se esqueça de lhes fornecer bastante cálcio, pois as fêmeas necessitam de enormes quantidades de cálcio para formar a casca dos ovos, na realização da postura!

Boa Sorte ;)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
agcm
Membro Júnior

quinta set 07, 2006 3:53 pm

Boa tarde,

As femeas demonstram interesse pelo ninho.
Mas talvez sejam mesmo inferteis, como a femea lutino foi encontrada no meu pátio, já pensei se não terá sido abandonada por causa disso!

O problema não estará nos machos?

Resta-me esperar, talvez com o tempo as coisas se alterem.

Obrigado

Cumprimentos

Gabriel
agcm
Membro Júnior

quinta set 07, 2006 3:57 pm

Boa tarde,

As femeas demonstram interesse pelo ninho.
Mas talvez sejam mesmo inferteis, como a femea lutino foi encontrada no meu pátio, já pensei se não terá sido abandonada por causa disso!

O problema não estará nos machos?

Resta-me esperar, talvez com o tempo as coisas se alterem.

Obrigado

Cumprimentos

Gabriel
crazyboy
Membro Veterano

quinta set 07, 2006 4:11 pm

Penso que o problema não estará nos machos, pois quando são os machos que são estéreis, as fêmeas colocam na mesma os ovos, mas estes não eclodem! ;)

Aguarde! Tenho uma periquita que demorou 2 anos a iniciar a postura! Mas acabou por fazer :D Se for necessário retire o ninho por uns tempos e volte a colocar! Ou então separe os casais durante umas 2 semanas e depois volte a juntar! ;)

Boa Sorteee :D
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

terça set 12, 2006 6:54 pm

Olá
Peço desculpa de estar a duvidar mas terá mesmo a certeza de que são casais?é que não sei se sabe mas nos lutinos quem tem a cera azulada é a fêmea e o de cera rosada é macho...tal acontece com os malhados recessivos...
Mas retirando esta hipótese, acho que poderia tentar trocar os casais, pois eu já tive um casal assim durante quase dois anos sem fazer criação e depois quando os separei e os troquei com outro casal, iniciaram sem dificuldade a criação.
Outra hipótese será a idade dos progenitores, pois um casal que tem grandes diferenças de idade entre eles pode não criar, bem como os casais velhos não criam.
Eu penso que estas sejam algumas hipóteses, mas tente ver isso e depois diga alguma coisa..
Adeus
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
crazyboy
Membro Veterano

terça set 12, 2006 9:31 pm

Zorbita, não quero tar a duvidar dos seus conhecimentos mas não concordo consigo! Tenho duas fêmeas lutinas (sei que são fêmeas pois já colocaram ovos) e ambas têm a carúncula bem castanhinha como qualquer fêmea doutro fenótipo! Realmente a carúncula dos machos lutinos é que é diferente da carúncula dos machos vulgares, apresentando-se púrpura! ;)

Mas concordo consigo quando diz que o senhor deve trocar de casais! Se calhar é o mais sensato! Mas por vezes quando o casal é separado por algum temmpo e junto de nov, cria um certo desejo e acabam por criar!!!
;) ;) ;)
agcm
Membro Júnior

quarta set 13, 2006 9:55 am

Bom dia,

Obrigado pelos vossos conselhos, sei que trocar os casais é uma possibilidade, mas não o vou fazer, porque eu pretendo fazer criação é
entre a fêmea lutina e macho que está com ela que é quase branco.
Porque aos outros que não são meus já não acho tanta piada.
Talvez o tempo ajude a resolver este problema.

Cumprimentos

Gabriel
zorbita
Membro Veterano

quarta set 13, 2006 1:42 pm

Olá
Eu peço desculpa se dei então a informação errada acerca do demorfismo sexual dos lutinos, mas foi o que eu li, e no meu caso tenho mesmo um que é um macho e tem a cera rosada...
Em relação a não querer trocar os casais isso já é decisão sua, mas pode não trocar mas afasta-los só durante algum tempo, pois pode ser que eles venham com mais vontade :lol:
Vá dando notícias
sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

quinta set 14, 2006 4:13 am

Só para desfazer dúvidas:
Macho lutino/albino: Cera púrpura ou roseada.
Fêmea lutina/albina: Cera sempre castanha tal como as fêmeas de outras cores.
Já tenho tido vários ao longo dos anos.
Quanto aos casais, é melhor verificar se realmente são casais.
Boa sorte ;) !
Budgerigarman
Membro

quinta set 14, 2006 4:19 am

Só mais 1 coisa: a mesma regra de cor da cera aplica-se tambem aos malhados recessivos. Disseram que o macho é quase branco, não será um malhado recessivo?
É que acho estranho logo 2 casais não se reproduzirem. G'anda 'zar! :o
Good luck!
zorbita
Membro Veterano

quinta set 14, 2006 12:56 pm

Olá
Eu agradeço por ter tirado as dúvidas porque também já estava baralhada quanto aos lutinos ás cores :) assim também fiquei esclarecida...mais uma vez peço desculpa pela informação errada que dei anteriormente ;)
Sara
<p>Sara</p>
agcm
Membro Júnior

quinta set 14, 2006 1:04 pm

Boa tarde Budgerigarman

O que ê um malhado recessivo?
O periquito que eu digo que á quase todo branco e azul, compreio numa
loja daí não sei se é malhado recessivo.
São estereis?

Cumprimentos

Armindo
zorbita
Membro Veterano

quinta set 14, 2006 7:36 pm

Olá!
Os malhados recessivos são uma mutação, e não são nada estéreis...
<p>Sara</p>
Budgerigarman
Membro

segunda set 18, 2006 2:15 am

Olá, agcm!
Os malhados recessivos têm manchas irregulares nas asas e ventre e os olhos são todos escuros sem a íris branca. Chama-se recessivo porque o factor da cor não é dominante, e só se manifesta se num casal as duas aves têm nos genes o factor malhado recessivo. A fertilidade aqui não vem ao caso.
Pelo que descreveste o piri que tens é 1 azul de asas claras, não é malhado. Nesse caso a cera é de cor normal: azul nos machos e castanho nas fêmeas.
1 Abraço :)

Voltar para “Periquito”