Ossos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta set 08, 2006 11:42 am

Os ossos fazem bem à saúde dos cães. Fornecem-lhe cálcio, limpam-lhes os dentes e aliviam-lhes o stress.

De todas as guloseimas, a mais preciosa que poderei dar aos meus cães são ossos. Dou-lhes raramente, mas quando isso acontece eles até julgam que é mentira.
Dou-lhes ossos lá muito de vez em quando porque cá em casa raramente se come carne e os infelizes seguem, que remédio, a dieta dos donos. É claro que eu podia pedir uns joelhos de vaca num talho, mas sou tão mau cliente desses estabelecimentos...

Esta apetência pelos ossos pode justificar-se pelo regime alimentar deles se basear fundamentalmente em ração seca, a qual até poderá ter na sua composição ossos naturais, mas de tal modo transformados que perderam completamente o sabor, a consistência e, enfim, toda a autenticidade irresistível do osso natural.
Por outro lado, na sua origem ancestral, o cão alimentava-se dos animais que caçava, de que comia a carne e os próprios ossos, daí o seu gosto por essas coisas tão duras.

Os ossos mais aconselhados são o joelho de vaca, por ex., que ao ser roído não se transforma em lascas afiadas, susceptíveis de lhes ferirem o aparelho digestivo.
Os ossos de aves, por este motivo, não são aconselhados.
No entanto, por ex. na alimentação B.A.R.F., a carne de frango é dada crua, inteira e, portanto, com os próprios ossos, não havendo situações de perfuração das entranhas como referi. É que os ossos, sendo cozinhados, endurecem. Por outro lado, a estrutura molecular dos ossos de vaca não é tão susceptível de se lascarem como acontece nos ossos das aves. Os ossos de perú são um perigo.

Alguns membros aqui do fórum estão muito mais capacitados do que eu para dar aqui umas dicas. Por ex. o PauloC já alimentou os cães com BARF; a Nynf fez uma investigação aprofundada sobre alimentação natural...
É certo que não se propõe neste tópico estender o tema à alimentação (lá iremos se continuarem a ter paciência para aturar estas coisas do fundo da arca), mas os ossos podem constituir um suplemento alimentar ou... uma mera guloseima.

Em relação aos ossos de porco tenho algumas dúvidas. Quando lá muito de vez em quando se come entrecosto cá em casa, os meus cães são presenteados com os ossos e, como efeito secundário negativo nunca notei nada de especial, a não ser saber-lhes a pouco.

Embora este tema já tenha sido debatido aqui 3.579 vezes (ou terá sido 3.580?) talvez fosse interessante retomá-lo nesta série da “arca memória”, questionando sobre se dão ossos ou não, se é indispensável ou nem por isso, que tipo de ossos, com que regularidade...

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta set 08, 2006 1:08 pm

Eu pessoalmente nunca dou ossos aos meus cães.

Quanto muito dou denta stick da Pedigree, é o que mais se assemelha a ossos que chega até eles.

Vou ficar atenta a esta discussão porque até posso aprender umas coisas e alterar alguns habitos ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
dimmuborgir_girl
Membro
Registado: quinta fev 16, 2006 1:27 am

sexta set 08, 2006 1:23 pm

por acaso sempre me disseram que se deve dar aqueles ossos grandes,daqueles de joelho de vaca. que não lhes fazem mal e que até lhes fazem bem aos dentes...não sei se isto é algum disparate ou nao...corrijam-me se for!

por acaso um dos meus cães ja teve problemas em comer ossos...em casa de vez em quando la consegue roubar um outro, e a minha mae tambem costuma achar piada a dar-lhos.... :roll: .
mas ja apanhámos sustos com isso...porque devez em quando o bicho anda aflito....fica com falta de ar....e as fezes...coitado...vê-se aflito. porque apanha ossos maiores na rua e nem sequer os mastiga pa nao termos tempo de lhos tirar...engole-os logo!o resultado às vezes não é bom.

mas em relação áqueles de vaca? acham que contribui em algo paraa dentição do cão?
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta set 08, 2006 2:21 pm

Não sou muito adepta de ossos, mas a dar só mesmo os de joelho de vaca.

Utilizo os de mascar, que vai aliviando o stress e limpando os dentes, mas o desmiolado do minorca enquanto não desmonta o osso não descansa!!

Até parece que vida depende da rapidez, com que o come :roll: e tenho que andar a fintá-lo para que aquilo dure mais um pouquito.....
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta set 08, 2006 2:21 pm

Não sou muito adepta de ossos, mas a dar só mesmo os de joelho de vaca.

Utilizo os de mascar, que vai aliviando o stress e limpando os dentes, mas o desmiolado do minorca enquanto não desmonta o osso não descansa!!

Até parece que vida depende da rapidez, com que o come :roll: e tenho que andar a fintá-lo para que aquilo dure mais um pouquito.....
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta set 08, 2006 2:55 pm

Imagem

resultado: 9 anos de cão e nem uma ponta de placa bacteriana! ;)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

sexta set 08, 2006 3:06 pm

À Ailsa não dou ossos, ela não tem boca para os ossos do joelho da vaca :lol: ;)

Ao Kimba quando dou, tenho de dar cozidos. Nenhum deles pega em carne/ossos crús :?
dimmuborgir_girl
Membro

sexta set 08, 2006 3:09 pm

por acaso tambem me aconselharam a cozer sempre o osso antes de dar ao cão...que não se devia dar nunca crú...

Yola,
naquela foto, o osso está crú ou cozido?por acaso fiquei com essa dúvida...
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta set 08, 2006 3:40 pm

o osso é cru porque é fresco, quando já tem um dia ou dois, cozo. o que costumo fazer é dar um no dia e congelar os proximos. depois á hora do meu jantar desconcelo um e depois do passeio da noite come-o (se se portar bem na rua)

se lhe dou muitos cozidos ele 'manda-me comer a mim'... esperto... gosta mais de cru e nunca lhe fez mal... até pelo contrário.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
dimmuborgir_girl
Membro

sexta set 08, 2006 4:08 pm

pronto, duvida esclarecida. por acaso pensava mesmo que os ossos crús faziam mal, mas já estou a ver que não.

hei-de experimentar dar ao meu para ver se ele gosta.

já agora, começaram a dar ossos aos vossos cães tinham eles k idade?ou melhor, a minha questão é se se pode dar ossos em qualquer idade do cão?
dimmuborgir_girl
Membro

sexta set 08, 2006 4:08 pm

pronto, duvida esclarecida. por acaso pensava mesmo que os ossos crús faziam mal, mas já estou a ver que não.

hei-de experimentar dar ao meu para ver se ele gosta.

já agora, começaram a dar ossos aos vossos cães tinham eles k idade?ou melhor, a minha questão é se se pode dar ossos em qualquer idade do cão?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 08, 2006 4:34 pm

Eu sempre dei ossos crus, frescos, aos meus cães desde a idade de cachorros.
São melhores que qualquer treta de venda nos supermercados. Por vezes tenho é dificuldade em que o talho me reserve um porque são 7 cães a um osso!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta set 08, 2006 4:56 pm

Eu dou algumas vezes, se forem de vaca dou crus e elas adoram, se forem de porco, normalmente dou cozidos, mas é petisco que raramente lhes passa pelo dente, porque além da porcaria que faem em casa com os ossos, ainda por cima brigam se uma acabar primeiro que a outra.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
dimmuborgir_girl
Membro

sexta set 08, 2006 5:40 pm

pronto...não sabia que se podia dar emquanto eram cachorros....mas sendo assim, acho que vou dar uma prenda ao meu Loki....porque ossos, foi coisa que nunca lhe passou pela frente..... :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 08, 2006 7:05 pm

Deve de ser um osso grande de vaca e de preferência do joelho ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”