Graptemys

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
dudesquilo
Membro
Registado: quinta set 07, 2006 2:38 am

sábado set 09, 2006 12:01 am

Boas ppl, hoje comprei duas tartarugas.

Pra começar uma delas tem uma especie d manxa branca no pescoço em cima.. Eu na loja reparei k uma tinha e tentei escolher das outras mas depois na altura k escolhi nem reparei e trouxe-a. (eram apenas 4)
De qualquer forma, alguem ia ter de leva-la e decidi n pedir pa trocar e tentar tratar da bixa lol.

Alguem tem experiencia neste tipo de situaçoes? Tenho medo de por betadine visto k e numa zona ke pode ir para os olhos... vou tentar aproveitar kd posso e leva-las "a passear" ate ao kintal pa apanharem um bokado de sol sempre na mnha vigilancia claro e com uma sombra para o caso de se fartarem do sol.

Gostava d saber se alguem me puder dzr, se posso por areia da praia como substrato bem fervido etc ou se faz mal a elas. E ja agora se

Por agora estao num akuario de 60x30x30 mas e provisorio, em breve irei muda-las para um de 80x40x40 e vou por uns peixes de agua kente, barbos tigre para ver o k resulta dai. (3 ou 4 peixes apenas)

Espero plos vossos posts, ideias/sugestoes/conselhos. Thanks

8)
dudesquilo
Membro

sábado set 09, 2006 12:07 am

Eskeci me duma parte do texto :oops:

"E ja agora se nao se importarem podem me dizer ke tipo de troncos poderei por dentro de agua?" -> sei k e um pouco fora d contexto visto k sera melhor perguntar no forum de aquariofilia mas mesmo assim aproveito e pode ser k alguem me aconselhe :p :D

Abraços
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

sábado set 09, 2006 9:25 am

Normalmente na criaçao de Tartarugas para efeitos de limpeza é preferivel nao se optar por substrato de areia, ou a usar algo aconselharia talvez pedras grandes. Eu nao uso nada, mas isso é uma questao de opçao pessoal, e bem mais facil de limpar para quem nao tem filtro.

Se puseres peixes o seu destino (mais tarde ou mais cedo) é acabarem por servir de raçao as Turtles.

Em relaçao a pergunta dos troncos coloquei no forum dos peixes um topico, e alias ja me apercebi que andas-te por la no forum, portanto nao sei bem pq estas a por a pergunta se muito provavelmente ja a viste e leste o topico...

Mas aqui fica:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38782
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Norby
Membro Veterano

sábado set 09, 2006 9:53 am

Ja agora queria tb dizer que sempre que tenho opurtunidade leio os post aqui dos repteis (de qualquer que seja o reptil), e a minha opiniao em relaçao a manter cagados em cativeiro é rigorosamente igual a do coldblood, mafia, ou gezzmo. Isto referindo-me as tuas intervençoes no topico "O que é isto que estava na alface?!?"

Manter animais da nossa fauna indigena, neste caso cagados, mais que proibido, nao é eticamente correcto.
Incentivar comportamentos destes é completamente errado, e gostaria de daqui a muitos anos qd tiver filhos e for ao Alentejo ainda ver cagados, por exemplo, no alqueva (como vi aqui a uns dias na Tv) a apanhar sol.

Tudo isto para te dizer que nao estou aqui para lançar polemica, estou aqui para ajudar, mas nao podia deixar de fazer esta critica com um OBJECTIVO CONSTRUTIVO, que sinceramente espero que leves em consideraçao.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
dudesquilo
Membro

sábado set 09, 2006 11:32 am

Bem antes de mais obrigado plos posts.

Vou optar por n usar substracto, mas gostava d saber se afecta as tartarugas visto a areia da praia poder ainda conter substancias nocivas as tartarugas.

Kto aos troncos n fikei bem esclarecido, keria saber k especies de troncos podem ser utilizados, ja sei k os resinosos n convem, e k o da videira e bom para tal, mas visto k na zona k moro seria dificil arranjar troncos de videira e teria k trazer do norte... :oops:

Bem kto ao cagado, eu apenas falei disso pra tentar tirar um peso de cima da pessoa k encontrou o tal sapo na alface, de kk maneira n kero voltar a tocar no assunto, mas ainda assim gostava de me explicar melhor kto a possuir um cagado em cativeiro-.-

Neste momento tenho 20 anos, ja tenho o cagado a alguns 6/7 anos, na altura ke me deram eu fikei com ele (talvez n sabendo algumas coisas k sei hoje) mas ainda assim, eu com 13/14 anos fikei contente pla ideia de ter um cagado n pensando no resto, sempre me habituei a ideia de te-lo no kintal, secalhar n tem a vida ke poderia ter tido na natureza, mas eu percebo o seu ponto de vista, e neste caso e igual ao meu, mas existem casos e casos.

No meu caso, e no caso do senhor ke encontrou o sapo, penso k n se pode criticar, ainda k no caso do sapo, esta a pouco tempo com a pessoa em kestao, mas as pessoas criam afectividade aos animais.

N e passado este tempo todo k vou manda-lo para um rio kk, nem seker sei onde o poderia "abandonar", nos n podemos saber se o animal se iria aguentar na natureza depois de tanto tempo assim. Ja vi alguns animais a morrer por mudanças no habitat, e /ou mudanças na sua vida ou nos donos.

Eu dou-lhe razao, e com esta conversa ja aprendi algumas coisas ke antes nunca me tinha tocado sobre elas. Ainda assim penso k um cágado sera mais "importante" na nossa fauna, do k um sapo, sabendo tb k n se deve menosprezar, mas um cagado e um assunto mais grave, visto k podem xegar a extinçao no nosso pais, diria eu.

Norby: De kk modo espero k n fikem com uma ma impressaoe ke percebam o meu lado. Poderia falar muito mais deste assunto, mas prefiro deixar k comente se assim o kizer e eu logo responderei.

Abraços
dudesquilo
Membro

sábado set 09, 2006 11:47 am

Ja agora aproveito pra dizer k tambem as cobras, iguanas, barbudos - em cativeiro (em casas, sejam akuarios, cristaleiras, terrarios) nao vivem uma vida ke poderiam viver na natureza, ainda ke "tenham sido criados para tal fim" outros podem ate ser vendidos e terem sido apanhados, o k fará com k kem compra está a contribuir a propagaçao da captura desses animais para venda.

Eu tou a falar sem saber isso e verdade, nunca tive conhecimento sobre essa materia, apenas foi o modo k sempre pensei, mas sempre posso estar enganado e alguem me corrigir, neste momento e a minha opiniao.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sábado set 09, 2006 12:54 pm

dudesquilo, os animais como cobras, iguanas e dragões que vês nas lojas são criados em cativeiro e para te certificares de que não foram colectados da natureza, pedes o número de Cites.
Aliás, todas as lojas de animais são obrigadas a dar esse número , quando vendem este tipo de animais, (não sei se no caso do dragão barbudo dão, mas pelo menos as iguanas são obrigados a dar).

http://pt.wikipedia.org/wiki/CITES
Norby
Membro Veterano

sábado set 09, 2006 1:03 pm

dudesquilo o tipo de madeira que escolhas nao é propriamente relevante, o que é importante é mesmo que nao seja resinosa, estilo a madeira de pinheiro. No caso do Paulop ele usou videira, mas concerteza com qualquer outro tipo de madeira conseguiras bons resultados. O tipo de madeira nao será propriamente importante mas sim a sua forma, e a beleza do tronco em si. (Ja agora olha que no sul ha muitas videiras tambem, faz parte da nossa cultura!)

A areia se for da praia, deve ser previamente fervida antes de utilizada para tirar o sal e impurezas. Acredita-se que na natureza as tartarugas comam quantidades reduzidas de areias e pequenas pedras e que estas funcionam como forma de limpar o sistema. Mas na minha opiniao as pedras devem ser sempre maiores que a cabeça das tartarugas para nao haver o risco de ingestao, e evitar problemas que possam conduzir a sua morte.

Gostei do teu post e da tua sinceridade.
Concordo contigo e tambem percebo o teu ponto de vista, e compreendo que uma criança de 13, 14 anos nao perceba as repercursoes de adoptar um cagado.

Talvez até seja possivel libertar o cagado, mas depois de viver tanto tempo em cativeiro a melhor opçao é mesmo manter-lo contigo, ou só depois de um estadio de preparaçao com pessoas preparadas para isso poderá voltar ao estado selvagem.

Acho que o importante aqui, e visto este forum ser um forum publico, é deixar a ideia que devemos proteger a todo custo os nossos recursos, quer de fauna, quer de flora.
Assim a nota que deixo ficar é que é importante nao colectar animais da nossa fauna (sejam eles quais forem) pq isso coloca em risco a sua propria existencia, e o equilibrio do ecossistema em que estao integrados.

Penso que qualquer animal a poder optar, levaria uma vida melhor na natureza. Mas no entanto nao discordo com o facto de se criarem animais em cativeiro p venda. Essa é um forma de evitar que se coletem animais da natureza p esse efeito, e muitas vezes ajudar a preservar especies q se encontram em extinçao. E mts vezes os animais em cativeiro, se bem cuidados, vivem mt mais em cativeiro do que no seu estado selvagem, isto pq nao tem que enfrentar predadores e outros obstaculos naturais.

Nao era minha intençao de me alragr tanto, mas fica a minha opiniao.

"If we are not part of the solution, we are part of the problem"
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
dudesquilo
Membro

sábado set 09, 2006 10:41 pm

Silly_Bublle: "(não sei se no caso do dragão barbudo dão, mas pelo menos as iguanas são obrigados a dar)."

Eu tambem apenas kis dar um exemplo, mas mesmo criar animais pra esses fins eu tambem axo um pouco mau, ainda k os animais possam viver mais se forem bem tratados, tao sempre privados de muitas coisas como explorar o mundo. Dessa forma todos nós devemos pensar no k estamos a fazer antes de criticar seja kem for.

Norby: Obrigado por compreenderes o meu ponto de vista, eu tambem compreendo o teu. Cada caso e um caso...

Olha e k a minha nespereira foi cortada hoje a tarde, pa tirar uns troncos (n foi porke eu precisava foi mesmo pk estava grande e a tapar o sol aos visinhos :P) bem mas tva a pensar tratar alguns desses troncos... Talvez n sejam é assim la muito bonitos lol. Os da videira sim, devem dar bons troncos para akuario ja k teem formas bastante fixes ;)

Mas de kk maneira vou ver o k acontece, amanha vou dar uma vista de olhos ja k tenho o kintal xeio desses troncos pode ser k se aproveite alguma coiisa, memo k seja provisoriamente :)

Akeles troncos k se vendem nas lojas de animais assim de um castanho claro, com formas fixes e as vezes raizes, muito usados na aquariofilia, onde e k eles arranjam? E k eu ontem kuando comprei as minhas tartarugas tavam la troncos a dos 13 aos 40€...
Muito caro..
Ja agora os troncos teem k tar muito bem secos ne? Quanto tempo e k axas conveniente?

Bem, a areia é claro k tinha de ser muito bem fervidinha tenho medo e do filtro mas vou arriscar.. Talvez ponha um pouco de areia nem k seja uma mao xeia apenas para poderem conhecer a areia da praia e se no caso de quererem lavar o estomago terem o k necessitam a mao
:lol:

E quanto a historia do cagado, acredita k aprendi uma liçaozita, vou tentar ser o mais correcto possivel, e tambem passar a mensagem...
Alem disso, eu gosto de animais, n gosto de ver ninguem a matar uma aranha k seja, e se eu ja matei foi por necessidade... (imaginem k entra uma osga em casa e um familiar teu fika em panico lol). Mas tambem em pekeno ja fiz algumas asneiras, por exemplo apanhar girinos, acabando estes por morrer, sendo comida de tartaruga.. Juntei girinos com tartarugas..

As vezes o gostar dos animais n e aprisiona-los para nosso proprio proveito. Talvez todos nos tenhamos um pouco de egoísmo em termos animais em casa...

P.S: Axo k fazes bem em dar a opiniao e alargar o assunto ;)

Abraços
dudesquilo
Membro

sábado set 09, 2006 11:07 pm

Ja agora desculpem "falar" tanto, onde posso comprar a tartaruga pintalgada (Clemmys guttata), ou a tartaruga almiscarada (Sternotherus odoratus)... ? Zona de lisboa/almada...

Espero k alguem posssa ajudar... Um numero de telefone etc

[[]]
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”