Tratmento de madeira para aquario
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm
Olá a todos!
é a primeira vez que coloco um post fora do sub forum dos repteis ou do subforum da tartaruga de faces rosadas. Mas as tartarugas tem em comum com os peixes o facto de viver em aquarios , e penso que nao ha sitio melhor para fazer perguntas relacionadas com aquarios do que aqui.
Assim o que vos queria perguntar é que possiveis "tratamentos" se pode dar á madeira (troncos/raizes) para que estas fiquem aptas a serem colocadas num aquario?
é a primeira vez que coloco um post fora do sub forum dos repteis ou do subforum da tartaruga de faces rosadas. Mas as tartarugas tem em comum com os peixes o facto de viver em aquarios , e penso que nao ha sitio melhor para fazer perguntas relacionadas com aquarios do que aqui.
Assim o que vos queria perguntar é que possiveis "tratamentos" se pode dar á madeira (troncos/raizes) para que estas fiquem aptas a serem colocadas num aquario?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
-
- Membro
- Registado: sexta ago 25, 2006 9:06 am
- Localização: 2 Cynops orientalis,5 T. marmoratus e muitos ovos, 1 gato
Boas
Ferve os troncos 20 min
.
Cumps
Ferve os troncos 20 min

Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
- Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.
primeiro não pode ser madeira resinosa...depois é limpar mt bem e ferver podes por uma colher de sal na agua que ferves o tronco..e...ferver ferver ferver até ja não largar "tinta"!
Vamos fazer amigos entre os animais.
-
- Membro Veterano
Antes demais agradeço a vossa colaboraçao e as vossas respostas.
No subforum de repteis surgiu um topico semelhante a este que coloquei aqui mas mais vocacionado para terrarios, isto é, o tratamento sugerido destinava-se a manter a madeira fora de agua.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38741
Neste topico era sugerido levar os troncos ao forno, durante 20 a 30m, para eliminar possivel "bicharada", acham que esta opçao é boa?
Acham que é possivel ferve-los, e depois leva-los ao forno, como forma de complementar o tratamento? ou ferver será suficiente?
e se forem demasiado grandes para meter numa panela?
No subforum de repteis surgiu um topico semelhante a este que coloquei aqui mas mais vocacionado para terrarios, isto é, o tratamento sugerido destinava-se a manter a madeira fora de agua.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38741
Neste topico era sugerido levar os troncos ao forno, durante 20 a 30m, para eliminar possivel "bicharada", acham que esta opçao é boa?
Acham que é possivel ferve-los, e depois leva-los ao forno, como forma de complementar o tratamento? ou ferver será suficiente?
e se forem demasiado grandes para meter numa panela?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
-
- Membro Veterano
bem o ferver para alem de ajudar a acabar com algumas bacterias permite ao mesmo tempo tirar os taninos do tronco, ha pessoas que fazem também o choque termico ou seja metem no forno uns 15m e depois metem na arca ou no gelo, isto tambem acaba bacterias!se o tronco não couber todo na panela como era o caso do meu ferves por partes e vais dando a volta ao tronco, ora metes uma parte na agua a ferver ora metes outra! 

-
- Membro Veterano
Ferver parece realmente uma boa opçao para eliminar os residuos dos taninos e eliminar as tais "tintas", e evitar possivel contaminaçao da agua. Dar a volta ao tronco tambem é uma boa soluçao para ferver troncos maiores na totalidade.
Se optar por assalo para matar bacterias a melhor opçao talvez seja mete-lo primeiro ao forno e so depois coze-lo, o que achas?
Se optar por assalo para matar bacterias a melhor opçao talvez seja mete-lo primeiro ao forno e so depois coze-lo, o que achas?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
-
- Membro Veterano
os taninos é mesmo a tinta que eles libertam, se é para ter num aquario, convém ferveres algum tempo até este deixar de largar se bem que na totalidade isso quase não acontece...já agora que tipo de tronco estás a pensar meter?
a ordem como vais fazer as coisas não tem problema!ha quando dizes assar, basta uns 15 minutos, o intuito é mesmo fazer um choque termico! eu tenho um tronco de videira no meu aqua o que eu fiz foi fervuras consecutivas ai umas 10!ah e antes tinha o tronco de molho umas duas semanas é que se não depois é um problema para ele ficar no fundo!ha até quem o ponha no autoclismo do wc se não tiver levado produtos de limpeza!
a ordem como vais fazer as coisas não tem problema!ha quando dizes assar, basta uns 15 minutos, o intuito é mesmo fazer um choque termico! eu tenho um tronco de videira no meu aqua o que eu fiz foi fervuras consecutivas ai umas 10!ah e antes tinha o tronco de molho umas duas semanas é que se não depois é um problema para ele ficar no fundo!ha até quem o ponha no autoclismo do wc se não tiver levado produtos de limpeza!
-
- Membro Veterano
sim Paulo eu percebi que os taninos eram as tintas (e a videira é um bom exemplo de "arvore" rica em taninos).
Para te ser sincero ainda nao sei bem que tipo de madeira irei usar, mas tenho facilidade em arranjar varios tipos de arvores (nao vou esquecer do q disseste das resinosas). Ainda nao sei bem o que escolher, nem o efeito que vai ter. Como o aquario se destina a uma tartaruga possivelmente, poderá ser um forma de lhe proporcionar uma parte seca. Mas na verdade, para ja estou apenas a informar-me, para ja a minha prioridade é mesmo arranjar um aquario adequado.
Obrigado por partilhares a tua experiencia que me vai ser de grande utilidade! Ja-me tinha questionado tb como haveria de o fazer para manter debaixo de agua... pensei numa pedra para o segurar, ou numa especie de raiz que ficasse parcialmente submersa e parcialmente fora de agua. Mas a ver vamos, para ja ainda é permaturo estar a pensar no q poderei ou nao fazer!
Para te ser sincero ainda nao sei bem que tipo de madeira irei usar, mas tenho facilidade em arranjar varios tipos de arvores (nao vou esquecer do q disseste das resinosas). Ainda nao sei bem o que escolher, nem o efeito que vai ter. Como o aquario se destina a uma tartaruga possivelmente, poderá ser um forma de lhe proporcionar uma parte seca. Mas na verdade, para ja estou apenas a informar-me, para ja a minha prioridade é mesmo arranjar um aquario adequado.
Obrigado por partilhares a tua experiencia que me vai ser de grande utilidade! Ja-me tinha questionado tb como haveria de o fazer para manter debaixo de agua... pensei numa pedra para o segurar, ou numa especie de raiz que ficasse parcialmente submersa e parcialmente fora de agua. Mas a ver vamos, para ja ainda é permaturo estar a pensar no q poderei ou nao fazer!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
<p>Norby</p>
-
- Membro Veterano
a videira é muito boa para usar no aqua, ates tinha começado a tratar um tronco de carvalho mas aquilo é que era largar taninos, o tronco de videira ao fim de umas 5 fervuras ja não largava quase nada, o de carvalho perdi a conta e até desisti dele,mas não deixa de ser uma boa madeira boa tamém para o aqua, para além que passei a gostar mais das formas da videira!mas talvez algum forista conheca melhores...esta é mais a minha experiência! 

-
- Membro
- Registado: quinta set 07, 2006 2:38 am
boas ppl
bem, penso k ainda ng falou em especies de arvores das kuais os troncos podem ser usados nos akuarios... apenas o da videira.
o meu avo tem pomares e castanheiros sera k da pa usar desses troncos? tenho uma nespereira no kintal sera k da? lol.. bem tou a reinar mas se puderem informar melhor.. e k tou com ideias de por um tronco no meu akuario..
[[]]

bem, penso k ainda ng falou em especies de arvores das kuais os troncos podem ser usados nos akuarios... apenas o da videira.
o meu avo tem pomares e castanheiros sera k da pa usar desses troncos? tenho uma nespereira no kintal sera k da? lol.. bem tou a reinar mas se puderem informar melhor.. e k tou com ideias de por um tronco no meu akuario..

-
- Membro Veterano
a partir daqui podes usar os troncos que quiseres desde que bem secos!o resto é o que ja falamospaulop Escreveu: primeiro não pode ser madeira resinosa...
-
- Membro
Sim paulop, mas sabes me dizer k tipos d arvores os melhores? plo k percebi apenas o da videira e k referiste como sendo dos melhores, sim pk comprar troncos... e um pouco caro e alem disso se existem troncos por todo lado penso um bokado desnecessario. 
Tks

Tks
-
- Membro Veterano
madeiras resinosas são tipo pinheiros eucaliptos!podes usar carvalhos, castanheiro por ai fora, o problema é mesmo a tinta que largam, eu usei videira porque não larga muita tinta pela experiancia que tive com um de carvalho que fervi vezes sem conta e não havia maneira de melhorar, e depois porque achei (opinião pessoal) que as formas das videiras eram mt mais bonitas!
....eu tenho o meu de videira no meu aqua ai a uns 2 meses e estou satisfeito com ele! :p
é alguns preços são exagerados e nem sempre os troncos vem tratados como os senhores da loja dizem, largam tinta que se fartamdudesquilo Escreveu: sim pk comprar troncos... e um pouco caro e alem disso se existem troncos por todo lado penso um bokado desnecessario.

-
- Membro
E k tenho uma nespereira no kintal e tenho ali bastantes troncos cortados no kintal, sim n sao muito bonitos, mas tambem gostava de tentar nem k seja pa aprender nestes e mais tarde arranjar os troncos de outra arvore mais bonita...
Ja agora os k se vendem nas lojas de animais sao troncos de ke? E pk a sua cor assim castanho claro?
Os troncos das videiras teem formas engraçadas isso e verdade, com bastantes curvas, é o k kk homem gosta
Bem, mas existem problemas k so na pratica me deparei com eles... Pois tive a cortar e escolher troncos mas deparei me com dificuldade em solucionar alguns problemas acerca de cuidados como a secagem dos troncos visto terem acabados de ser cortados da arvore...
-Tenho de deixar fikar secos né? Quanto tempo demora esse processo?
-As partes k foram cortadas como e k as deixo? Pois algumas podem fikar bicudas e os peixes podem-se magoar... Mais vale partir com a mao ou deixa-los bem cortados e direitos? e k serrados podem ficar com bicos.
-Sobre a casca... Se retirar a casca da arvore fika melhor? Ou deve-se por mesmo com a casca a secar etc?
Bem se puderes diz me os passos k fizeste ate estarem preparados pa por no aquario... Assim duma forma reduzida se n for muito trabalhoso. Desculpa o incomodo
Ja agora os k se vendem nas lojas de animais sao troncos de ke? E pk a sua cor assim castanho claro?
Os troncos das videiras teem formas engraçadas isso e verdade, com bastantes curvas, é o k kk homem gosta

Bem, mas existem problemas k so na pratica me deparei com eles... Pois tive a cortar e escolher troncos mas deparei me com dificuldade em solucionar alguns problemas acerca de cuidados como a secagem dos troncos visto terem acabados de ser cortados da arvore...
-Tenho de deixar fikar secos né? Quanto tempo demora esse processo?
-As partes k foram cortadas como e k as deixo? Pois algumas podem fikar bicudas e os peixes podem-se magoar... Mais vale partir com a mao ou deixa-los bem cortados e direitos? e k serrados podem ficar com bicos.
-Sobre a casca... Se retirar a casca da arvore fika melhor? Ou deve-se por mesmo com a casca a secar etc?
Bem se puderes diz me os passos k fizeste ate estarem preparados pa por no aquario... Assim duma forma reduzida se n for muito trabalhoso. Desculpa o incomodo