Guloseimas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado set 09, 2006 11:59 am

Este tópico vem na sequência do outro sobre ossos porque, como referi, considero este produto natural mais uma guloseima do que um suplemento alimentar, embora não lhe negando essas propriedades.

Eu raramente dou guloseimas aos meus cães, muito simplesmente porque desconfio da sua composição. Ora se em relação às guloseimas para os humanos nós sabemos o lixo que se produz, (apesar de termos, por princípio, alguma capacidade de selecção), imagine-se o que será em relação aos animais. É que eles gostam muito e isso dá que pensar. Não deve ser difícil produzir “coisas” de que eles gostem muito. A dificuldade será a de fabricar guloseimas de que eles gostem muito mas que simultâneamente não os prejudiquem.
É certo que a guloseima, seja ela qual for, deve ser dada com "peso, conta e medida", mas ...

Eu prefiro produtos naturais em vez daquelas que se compram. Eles gostam igualmente e isso dá-me mais garantias.
Alguns desses produtos são o queijo fresco, requeijão ou queijo do tipo flamengo. Mas, mesmo assim, as quantidades que lhes dou são ridículas, de tal modo que eles ficam sempre na dúvida se aquilo é uma recompensa ou um castigo :lol: .

O veterinário disse-me em tempos que o queijo, especialmente o gordo, é muito prejudicial, mas dar requeijão já é perfeitamente aceitável. Aconselhou dar apenas uma vez por semana, mas eu frefiro dar muito menos de cada vez e mais vezes.

Das guloseimas que se vendem, há uma que lhes dou lá muito de vez em quando, essa sim uma a duas vezes por semana e que eles adoram (quanto mais eles adoram mais desconfio...). São umas alegadamente próprias para limpar os dentes (denta rask, passe a publicidade). Mas mesmo estas não lhes dou o "ossinho" inteiro, parto-o ao meio.

Serão de confiar as guloseimas das marcas mais conceituadas? As mais caras? Ou de preferência as que se vendem exclusivamente nos consultórios ou clinicas veterinárias? Fica a questão no ar.

Uma outra questão a colocar é se a guloseima deve ser usada exclusivamente como recompensa na aprendizagem do cão ou uma mera forma de o tornar mais feliz.

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado set 09, 2006 12:48 pm

a guloseima principal que lhes dou são os ossos. depois tem os biscoitos, daqueles em forma de ossinho... mas nunca demais! cada vez que vou á vet, mesmo que seja para dizer olá, é guloseima! da última vez tinha lá uns que eram de iogurte... cheiravam bem. ela dá um a cada um e pronto.
o pequenino come a gordura do fiambre, que nós não comemos.

desde que não se abuse, penso que as goluseimas são uma boa forma de atenção, um miminho, eles gostam. o que costumo fazer é jogar com o johnny, tipo, fecho a porta da sala e deixo-o lá fora. escondo o biscoito na mobilia, dentro do sofá, etc, depois abro a porta, dou-lhe a minha mão a cheirar, digo 'busca' e ele fica doido á procura! feaz com que mereça o biscoito, ele sente que conseguiu algo e além disso puxa por ele e pelo faro ;)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado set 09, 2006 1:10 pm

Eu não lhe dou nenhum "petisco próprio para cão." Acho que não são de confiar e não arrisco...

Um veterinário avisou-me que os ossos de pele prensada tinham "uma acidez prejudicial à mucosa da parede do estômago." Não me lembro se foi exactamente assim a explicação, mas sei que referia ser prejudicial ao estômago.

Os petiscos são: carne, ossos, claras de ovos, iogurte natural[adora] e queijo fresco.
<p>susana</p>
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

sábado set 09, 2006 1:39 pm

Bom... eu como tenho uma BH.... e estes so funcionam bem á base de guloseimas, costumo dar-lhe mas claro que nao em exagero e apeans e só quando esta se porta bem!!! Mas o que ela adora mm é pão de forma e maça.... uii!!!
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado set 09, 2006 2:01 pm

sim esqueci-me de referir a fruta! o grande não gosta mas o pequenino adora!
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado set 09, 2006 2:49 pm

não é costume dar-lhes petiscos. enfim, deixo-os lamber a embalagem do yogurte e gelado depois de vazio. tb. os deixo comer fruta. gosta de pessegos e uvas desde que estejam maduros. só um bocadinho. muito raramente, levam palitos prensados. se puderem, tb. mastigam bolachas de água e sal. o pão é uma tentação, mas ficam goodos...
às vezes, o vet ou outras pessoas dão-lhe guloseimas para cão. os tipos olham enfastiados e vão-se embora :lol:
anjjazul
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

domingo set 10, 2006 12:49 am

Atenção que já li em qualquer lado que as uvas fazem mal aos nossos quenitos....
Natasha-Cocker
Registado: domingo set 10, 2006 11:36 am

domingo set 10, 2006 11:56 am

Acabei de chegar a este fórum e espero fazer muitos amigos por aqui ...

Vivendo e aprendendo nunca iria acreditar que requeijão não faz mal para cachorros ... *rs*

Estou tomando muito cuidado com a Natasha ultimamente fiquei muito tempo fora e quando voltei no dia 8 de agosto minha cocker estava pesando 18 kilos! Fiquei muito brava com o pessoal aqui de casa ... ela sempre esteve um pouco acima do peso porque nunca conseguia impedir o pessoal daqui de casa de dar guloseimas de gente para ela!

Fiquei tão brava desta vez que parece estar dando certo ... agora ela ganha um Biscrock por dia para limpar os dentes antes de dormir e uma guloseimas destas que o fabricante diz ter "Sabor Picanha" (altamente duvidável .. *rs*) Também gosto muito de esconder pela casa e mandar ela procurar ... ela é ótima nesta brincadeira ...

Abraços :D :D
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 10, 2006 3:57 pm

Atenção que já li em qualquer lado que as uvas fazem mal aos nossos quenitos....
pois fará, assim como fazem mal os gelados, etc. ora, eu não lhes dou kgs de uvas. normalmente, levam meio baguito, sem grainhas.
anjjazul
Responder

Voltar para “Cães”