gatinho constipado - socorro

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

quitten
Membro Júnior
Registado: sábado set 09, 2006 3:19 pm

sábado set 09, 2006 9:35 pm

O meu gatinho (4 semanas) está constipado e já foi hoje de manhã ao vet. como não tem febre, mas tem os olhos inflamados (qundo lhe fui dar o biberão de noite ia morrendo de preocupação porque tinha o olhito fechado com o que parecia pus), está a por uma pomada nos olhos e spray para o nariz. Só que agora está comer mto pouco. Ele mamava 20 ml por refeição e hoje só está a mamar 10 ml !

Estou a ficar assustada, o que é que posso fazer ? Ou será que por um dia ou dois é normal? :(

È verdade que uma constipação pode matá-lo?
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sábado set 09, 2006 10:47 pm

Enviei-lhe pm.
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sábado set 09, 2006 11:09 pm

Sim uma constipação pode matá-lo. Se estiver a dar-lhe antibiótico, um dia antes de o terminar, vá de novo ao vet para saber se pára ou precisa de mais pois se não for terá de começar o tratamento de novo. O meu gato quando o retirei da rua em Maio também vinha com uma grande constipação e ainda está a tomar antibiótico. De 10 em 10 dias tem ido ver como está e só agora está a livrar-se da constipação.
Poderia ficar crónica ou ter consequências mais graves por isso, lute pela sobrevivência desse gatinho e corra para o vet se algo estiver mal.
Pode demorar a passar mas não desista.
quitten
Membro Júnior

domingo set 10, 2006 12:36 am

Ele não está a antibiótico. Também não tem febre, mas espirra e tem os olhos inflamados (agora com a pomada já está muito melhor). Acho que está entupido por isso não mama mto, vou tentar fazer intervalos pequenos entre cada biberão para ele comer mais. O nebulizador nasal é que é muito dificil de pôr, tenho medo de o aleijar,
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo set 10, 2006 1:20 pm

Boa tarde, quitten.

Uma coriza não tratada atempadamente, pode sim matá-lo.

Fico admirada já que tem pus nos olhos e espirra, o veterinário não lhe receitar um AB :o

Só o facto dele estar a comer menos, é sinal de que está bem atacadito...

Vá novamente ao veterinário com ele mas, se fosse eu, ia a outro que saiba o que faz!

Há tratamentos que quem já está acostumado a lidar com gatinhos bebés, já os faz aos seus por auto-recriação...! Contudo não recomendo algum a ninguém porque, primeiro não sou veterinária. Segundo porque só mesmo estando a avaliar a situação "in loco". O que algo possa parecer idêntico..pode nem ser...percebe?
Nunca, através dum forum, se devem aceitar conselhos a nível de medicamentos que envolvam antibióticos e até outros que possam apresentar alguns riscos!

As melhoras e boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

domingo set 10, 2006 3:10 pm

Não queria colocar o link de outro fórum, e por isso enviei pm. Para que não haja dúvidas daquilo que disse por pm, aqui fica a minha pm:
Olá:

Veja este tópico com muita atenção:

http://www.companhiadosanimais.pt/forum ... hp?t=18405

E alguma dúvida coloque-me por pm.

Cordialmente

Helena Neves
Peleve
Membro Veterano

domingo set 10, 2006 3:18 pm

Se quer mesmo salvar o gatinho, vá a um vet que lhe mande medicação como deve ser. Sem antibiótico isso de certeza não lhe irá passar e vai ter consequências. Pense nisso.
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo set 10, 2006 3:34 pm

uaimori Escreveu: Não queria colocar o link de outro fórum, e por isso enviei pm. Para que não haja dúvidas daquilo que disse por pm, aqui fica a minha pm:
Olá:

Veja este tópico com muita atenção:

http://www.companhiadosanimais.pt/forum ... hp?t=18405

E alguma dúvida coloque-me por pm.

Cordialmente

Helena Neves
:o

Acho que faz muito bem, Uaimori, em dar os links que sejam necessários. Penso que já não é a primeira vez que se colocam links da Oficina aqui e para uma boa causa, a ajuda aos peludinhos, nunca é demais! Nestes casos, nem vejo que haja a necessidade de se encobrir qualquer link. Não devem haver rivalidades de foruns no que trata a ajuda aos animais.
Ninguém duvidou, ou aliás, pelo menos eu, NÃO duvidei de qualquer Pm da Uaimori. Só alertei a forista pois tanto eu como o Vasco, sabemos bem o que muitas vezes acontece com foristas que cá vêm pedir conselhos, via net ;) . Só isso :o :?

A Uaimori conhece-me bem para saber que nunca poria em causa uma dica sua ;) :o

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

domingo set 10, 2006 5:01 pm

Concordo que deve levar o gatinho o mais rápido possível a outro veterinário. O meu gato tem 7 anos e recentemente notamos uma pequena alteração na voz dele, levámo-lo ao vet, onde lhe administraram de imediato antibiótico e demos-lhe anti-inflamatório. Entretanto, começou com corrimento nos olhos, levou nova injecção e mais medicamentos... tinha uma infecção na traqueia e ele nunca teve febre durante este tempo. Se o gatinho já está com falta de apetite, como já disseram atrás, é porque está mesmo muito doente.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 10, 2006 5:19 pm

os gatos com coriza não comem. ficam sem olfacto.
anjjazul
quitten
Membro Júnior

domingo set 10, 2006 8:51 pm

Peço desculpa por ainda não ter dito nada não tinha conseguido um bocadinho. Ele quer muita atenção e brincadeira e não para quieto.

Obrigada p+elos conselhos porque sou de facto novata com um gato tão pequeno. A vet disse-me que não o punha a antibiótico porque não era necessário, senão lhe passesse então sim, de qq modo volto lá amanha.

A inflamação no olho já lhe passou mas continua a pôr a pomada (é para fazer durante 15 dias). A vaporização do narizito tb tem ajudado apesar de ele odiar. Ele desde a 1h da manhã de ontem até agora já comeu 95 ml. Hoje durante o dia tem comido normalmente e tem estado muito vivo e brincalhão.

Estou preocupada porque desde 6ª feira à tarde que os instetinos não dão sinal (xixi faz lindamente). Dei-lhe um bocadinho de aero-om (ind. da vet) mas nada. E ele agora já não fica quieto para lhe massajar a barriguita, quer é ir para o chão, e é uma guerra, e eu não o quero stressado.

Agora tb dá em morder a tetina mas não quer comida da outra (comprei seco da purina one para um mês de idade mas até volta o focinhito para o lado, será que há outra que eles gostem mais?). Tenho receio que o leite já não seja suficiente para ele.

Ele é todo pretinho e a coisa mais bonita que eu já vi, tem um focinho lindo e um ar reguila, e morde quando irritado e já salta de um lado para o outro :D
Peleve
Membro Veterano

domingo set 10, 2006 11:12 pm

Nem todos os gatos começam a comer ração ao 1º mês. O seu como está doentinho, pode demorar mais tempo. Na minha opinião, acho que como são mais fraquinhos por estarem doentes, acabam por desenvolver mais devagar e os dentes a não ajudarem. Isso aconteceu também com o meu pequenino, era uma tarefa dificil fazê-lo começar a comer ração, nem molhada em leite comia. Só no mês passado, de um dia para o outro, começou a comer.
Pode lhe parecer complicado ao inicio mas, chega lá e depois é vê-lo crescer bonito e saudável.
quitten
Membro Júnior

domingo set 10, 2006 11:55 pm

Obrigada pela ajuda,

Eu não quero insistir com ele com a comida seca, ainda nem lhe pus areão, e está num "parque" qué é uma caixa grande de onde não pode sair sozinho, só anda á solta ao pé de mim, mas já só quer andar pelo chão sózinho.

Também tenho medo de lhe atrasar o desenvolvimento, a senhora da loja de animais ficou a olhar para mim come se fosse uma ET quando lhe disse que ainda não lhe tinha posto areão, porque segundo ela às 4 semanas já usam. Eu acho que estou a ficar um bocado paranoica porque acordo a meio da noite (ele fica no meu quarto) para ver se está a respirar, e nunca sei se ele está a comer o suficiente ou demais ou de menos. A royal canin tem uma tabela que indica 75 ml para 4 semanas (5 refeições de 10-15ml), mas ele come normalmente mais .

E isto de ele não evacuar está a dar comigo em doida.
quitten
Membro Júnior

domingo set 10, 2006 11:56 pm

Obrigada pela ajuda,

Eu não quero insistir com ele com a comida seca, ainda nem lhe pus areão, e está num "parque" qué é uma caixa grande de onde não pode sair sozinho, só anda á solta ao pé de mim, mas já só quer andar pelo chão sózinho.

Também tenho medo de lhe atrasar o desenvolvimento, a senhora da loja de animais ficou a olhar para mim come se fosse uma ET quando lhe disse que ainda não lhe tinha posto areão, porque segundo ela às 4 semanas já usam. Eu acho que estou a ficar um bocado paranoica porque acordo a meio da noite (ele fica no meu quarto) para ver se está a respirar, e nunca sei se ele está a comer o suficiente ou demais ou de menos. A royal canin tem uma tabela que indica 75 ml para 4 semanas (5 refeições de 10-15ml), mas ele come normalmente mais .

E isto de ele não evacuar está a dar comigo em doida.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda set 11, 2006 12:27 am

http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... ticleid=22

“Como tratar de gatinhos órfãos, recém nascidos”

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”