Dúvidas sobre chinchilas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Rita22
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: sábado jun 18, 2005 10:45 am

segunda set 11, 2006 10:45 am

Bom dia! :D
No passado dia 7 de Setembro, fui avó pela 2º vez neste ano de duas lindas chinchilas :)
Agora a minha duvida é quando tenho de separar a minha chinchila do macho para evitar outra gravidez!
Eu sabia que a seguir ao parto a chinchila teria um cio muito forte, mas na loja de animais perto de minha casa dizeram-me que muito raramente a femea deixa o macho acasalar nessa altura! E então resolvi não os separar!
Agora não sei quando tenho de os separar! :?
Aguardo resposta :D

Cumprimentos... ;)
Nadeshda
Membro
Mensagens: 144
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

segunda set 11, 2006 12:22 pm

O cio inicia-se praticamente logo após o parto, pelo que elas já deveriam ter sido separadas... até recomendam separá-los antes do parto, para evitar vir do trabalho/acordar e ver crias a correr pela gaiola e uma cópula já ter ocorrido. Eles devem permanecer separados por cerca de 10 dias, se não estou em erro, mas se possível, coloque-os em gaiolas lado a lado, para que se possam ver e cheirar. :)

Desculpe, estava meio estremunhada e só agora que reli é que me apercebi de que estava a perguntar quando é o próximo cio após o parto! :oops: Elas entram em cio a cada 28 a 34 dias, e o cio dura 3 a 4 dias. O melhor talvez seja separá-los quanto antes :?
Rita22
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: sábado jun 18, 2005 10:45 am

segunda set 11, 2006 1:43 pm

Obrigada pela resposta Nadeshda! ;)
Pois mas será que agora vale apena separá-los?
É que os filhotes nasceram dia 7 de Setembro e já lá vão uns dias! :roll:
Rita22
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: sábado jun 18, 2005 10:45 am

segunda set 11, 2006 1:46 pm

Obrigada pela resposta Nadeshda! ;)
Pois mas será que agora vale apena separá-los?
É que os filhotes nasceram dia 7 de Setembro e já lá vão uns dias! :roll:
Rita22
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: sábado jun 18, 2005 10:45 am

sábado set 16, 2006 10:46 am

Bem parece que ninguem me consegue ajudar :cry:
Imagem
Silly_Bublle
Membro Veterano
Mensagens: 1702
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sábado set 16, 2006 3:40 pm

Não te vai adianta de nada separar agora, pois o cio dá-se logo após o nascimento das crias.
As chinchilas atingem a maturidade sexual aos 5-6 meses. Os machos a partir dos 3 meses podem fecundar uma fêmea já adulta. As chinchilas Veludo Preto podem demorar mais uns meses até ficarem sexualmente maduras.
É praticamente impossível ver que a chinchila está com o cio. Este geralmente dura entre 3 a 5 dias. O periodo de gestação de uma chinchila é de 111 dias e as crias, em número de 1 a 3 por ninhada, nascem já cobertas de pêlo e com os olhos abertos. Podem haver ninhadas de 4 ou mais crias, mas raramente sobrevivem mais de 3.
Uma chinchila adulta pode ter 2 a 3 ninhadas por ano. Se tiver bastantes crias aumente-lhe o tempo de descanso sem o macho entre ninhadas. Se as ninhadas forem de 1 ou 2 crias, não necessita de retirar o macho, basta que lhe dê um bom suplemento de cálcio e vitaminas.
As crias devem ser separadas dos pais às 8 semanas.
Esta informação foi retirada do site da Aprome.

Dá uma vista de olhos aqui também:
http://www.chinchila.org
Responder

Voltar para “Exóticos”