dalmata...morte

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
tomane5
Membro Júnior
Registado: terça jun 28, 2005 8:29 pm

segunda set 11, 2006 1:15 pm

ola a todos,
e com muita dor e magoa, que vos comunico a morte da minha Pintas, uma cadelinha dalmata de 9 meses, da forma mais violenta... injecao letal.
Ponho aqui este post, nao so para de alguma forma aliviar a dor
e o desgosto enorme que sofri, mas tambem porque, aqui nao corro o risco de ser mal compreendido ou criticado pelos sentimentos que nutria por este animal.
Ha nove meses atras, a minha esposa trouxe este cachorro para casa, oferecido por um casal amigo, em que a mae faleceu, por ter ficado com tres nado-mortos no utero, tendo por isso, amamentado os filhos apenas por dois dias, tempo suficiente para ditar a sorte de todos eles; de oito cachorros, a ultima a morrer foi a minha Pintas: insuficiencia renal e anemia.
A medio prazo, pretendo adquirir um outro animal, nao para substituir este, mas apenas na tentativa de preencher o vazio que invadiu a minha casa.
Foi um animal a que, tanto eu como a minha esposa dedicamos muito amor e carinho como se de um filho se tratasse, e embora o trabalho e a despesa que deu fosse grande, era totalmente compensado pela alegria e felicidade proporcionada por este animal.
Assim deixaria aqui um alerta, para evitar de alguma forma a quem pretenda adquirir um animal orfao, para que tentem saber toda a informacao disponivel acerca da forma e das circunstancias da morte da mae, pois ha que ter em atencao que existem defesas que so uma mae pode transmitir a um filho, e, se assim nao for, o risco de sofrer um desgosto aumenta significativamente.
Para terminar gostaria de receber alguns concelhos de qual a forma ou formas de adquirir um cachorro tendo o maximo de garantias de que e um animal saudavel.
desde ja obrigado por partilharem a minha dor convosco
um bem haja a todos
antonio soares
evora
[email protected]
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda set 11, 2006 1:40 pm

tomane5 Escreveu: Para terminar gostaria de receber alguns concelhos de qual a forma ou formas de adquirir um cachorro tendo o maximo de garantias de que e um animal saudavel.
Neste tópico http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38385 tem alguns bons conselhos, que são aplicáveis a qualquer raça.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda set 11, 2006 7:57 pm

Caro António,

Lamento imenso a sua perda, mas que sirva de alerta para 2 situções:

1ª- Fazer criação "caseira" ou por quem nada sabe sobre o assunto, pode custar muito caro, para os donos e para os animais. Por isso eu "condeno" os criadeiros e defendo os Criadores, que sendo ou não por puro negócio, (alguns) percebem o suficiente sobre a 'arte' da Criação para perceber se uma mãe está ou não em perigo e o que fazer na hora H.

2ª- Ter sempre imenso cuidado com as origens do cachorro...

Se quer comprar um cão com garantias, vá a um Criador, peça uma lista de Criadores ao CPC e siga os passos do tópico que o MDogster indicou ;)

Boa sorte com o futuro bebé.

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda set 11, 2006 9:04 pm

Boa Noite

Lamento a sua perda muito sinceramente.

Qto ao que aconteceu na minha opinião não está assim tão directamente ligado ao facto de ter sido uma cachorra orfã. O que aconteceu foi um golpe de azar pois já dei biberão a mtos cachorros e são saudaveis até hoje. O que lhe aconteceu não é condição mas sim algo que tinha que acontecer, um azar, alguma deficiencia que só com o crecimento se tornou mais obvia. Não o vou aconselhar a ir um criador pq p.ex ainda a semana passada dei banho a um cachorro com 2 meses comprado a um criador conhecido da praça e que tinha vindo directamente do canil para as minhas mãos e ele vinha com carraças e o dono deu 1.000 euros pelo cachorro, por isso como pode constatar o facto de ser criador ou criadeiro a diferença hj em dia não é assim tão gde. Mas o que aconteceu consigo não quer dizer que numa circunstancia futura identica volte a acontecer.

Desejo mta sorte com qq pet que adopte ou compre no futuro.
Última edição por Siioux em segunda set 11, 2006 9:25 pm, editado 2 vezes no total.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 11, 2006 9:20 pm

Há cachorros de bons criadores que uma vez ou outra tiveram de ser alimentados a biberão, ou porque a mãe os rejeitou, ou porque adoeceu e não foi por isso que deixaram de ser bons cachorros e darem bons cães ;) .
Eu pessoalmente alimentei a biberão crias canideas e felinas que estão vivos e saudáveis ;) . A minha gata, a Leo, é prova disso mesmo!

Além dos criadores...tem de haver, também, o factor sorte ;)
Por vezes o melhor a fazer é obter um cão já feito. Mostra muita coisa, logo à partida ;)

Sinto muito pela sua perda mas pense que enquanto ela viveu, foi feliz com os donos que teve ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tomane5
Membro Júnior
Registado: terça jun 28, 2005 8:29 pm

terça set 12, 2006 6:35 am

ola a todos,
desde ja agradeco o vosso apoio,
quanto ao facto de eu ter dito o que disse em relacao ha mae, foi
baseado apenas no que me disseram; ao ficar com os nado-mortos no
utero, o animal adquire uma infeccao que possivelmente e transmitida no
leite.
De qualquer das formas nao e normal um cachorro de 9 meses ter anemia
e insuficiencia renal, enfim, talvez seja o destino...
um bem haja a todos e muita sorte com os vossos caras-metades
antonio soares
Bloqueado

Voltar para “Cães”