Talvez tenha algum interesse retomá-lo.
Encontro dois motivos, que considero fundamentais, que justificam a minha presença neste fórum: um tem a ver com a aprendizagem sobre como lidar com cães, muito útil, e que fui agradavelmente experimentando desde que me inscrevi; outra tem a ver com o clima de camaradagem (não sei se esta designação poderá suscitar alguma conotação...) que se gera naturalmente entre as pessoas, mais com umas do que com outras, mas agradável também.
Desde o início, considerei sempre esta minha integração no fórum como de tratando da frequência num curso. Que eu saiba, não existem cursos cujo programa seja o de aprender a lidar com cães, mas este meio é realmente o ideal, se os participantes para aí estiverem virados.
Por ex., as pessoas antes de terem filhos deviam tirar um curso para o efeito. Ser-se pai/mãe é muito mais difícil e arriscado do que aprender a conduzir um carro e, no entanto, para guiar é preciso tirar a carta.
E lidar com um cão? Também é muito complicado mas, infelizmente, a maioria das pessoas não se preocupa com isso. Eu acho que os donos, antes de o serem, tanbém deviam tirar a carta...
É claro que isto é utópico, mas fica aqui o conceito, quanto mais não seja para meditar.
Outro aspecto importantíssimo que advém da participação no fórum é o clima lúdico que se desenvolve. Sem isso, provavelmente, ninguém aqui estaria a teclar. Aprender brincando é uma maravilha e será porventura a forma mais inteligente e eficaz de aprender.
Mas isto gerará um vício?
Vício, em termos muito latos, é um mau hábito (mau hábito no sentido reprovável) em relação a uma coisa de que se criou dependência e que proporciona prazer. Ora para mim, neste sentido, participar no fórum não será propriamente um mau hábito, embora me dê prazer participar.
Será dependência? Talvez...
O que representa para vós? É mesmo só para aprender coisas relativas aos vossos amigos ou é mais qualquer coisinha?
É mesmo vício, não é? Ora confessem lá