beleza versus saude

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

terça set 12, 2006 1:52 pm

*Zukinha coloca uma musiquinha agradável enquanto todos esperam ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 12, 2006 5:41 pm

Eu ouvi dizer que os persas quando nasciam levavam com uma raquete no nariz. É verdade? Que crueldade! Ao menos levam anestesia? :o
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Zukinha
Membro Veterano
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

terça set 12, 2006 5:56 pm

LuMaria Escreveu: Eu ouvi dizer que os persas quando nasciam levavam com uma raquete no nariz. É verdade? Que crueldade! Ao menos levam anestesia? :o
Espero que seja mentira! Assim passava a ser a melhor anedota do dia.... Quando li imaginei logo o persa a fazer de bola de ténis...

Chorei de tanto rir...
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça set 12, 2006 7:58 pm

Desculpem,... mas tive duas gatas a parir quase em simultaneo,... uma com risco de vida, quase quatro dias sem dormir,... o ano lectivo começou, e o dia todo na escola quase das 8h00 até ás 19 horas,... mais uma senhora idosa aque tem muitos animais, que tive que dar uma mãozinha, e cuja gata morreu hoje na minha vet, com uma piometra já na ultima,... UUUUufa uma mulher não é de ferro,...foi muita falta de tempo,... só conseguirei dizer alguma coisa de jeito no fim de semana.

Mas podem dizer as vossas opiniões e desenvolver,... afinal isto é uma conversa,... para dizer coisas certas e erradas,....

Ps: Li na diagonal as vossas opiniões,... porque o meu post, até é mais uma justificação,...(estou sem tempo,... mesmo) e se calhar as montanhas, estão á espera de um rato,... :p :oops:
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça set 12, 2006 8:03 pm

LuMaria Escreveu: :D A gente espera!
Mas não deixa de ser fantástico o movimento que há nos gatos. Algumas pessoas deixam isto e o sub fórum morre. É uma pena. É o que dá desprezar as pessoas que ainda vão fazendo alguma coisa pela arca.
O lu nada disso pá,... faltam é algumas boas pegas, que algumas foristas tinham aqui há uns tempos atrás,... :p 8)
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

terça set 12, 2006 8:57 pm

Esse negócio da raquetada é novo para mim :roll: :roll: :roll:

Vai saber né? Como conseguiram colocar o nariz do gato no meio dos olhos??? Aguém sabe me dizer????

Eu acho os persas lindos de morrer!!!! Mas tudo que sei sobre eles eu li ou ouvi dizer por aí... nunca tive um, nem pretendo, acho que dá muito trabalho :lol: portanto se eu disser besteiras me corrijam...

Me disseram que eles não fazem nada sozinhos, que até para limpar o traseiro precisam da ajuda dos donos com seus lencinhos umidecidos :o as gatas também parece que precisam ser ajudadas quando vão parir :o a carinha amassada faz eles lacrimejarem e ter dificuldade para respirar e comer, tem até uma ração da Royal para persas que tem formato diferente por causa disso:o os pelos precisam de tratamento intensivo, escovação diária e tosa às vezes porque formam nós :o

Minha gata é peluda e nunca escovei (ela me morde se eu tentar) no dia que peguei ela da rua o pelo estava muito feio mas não tinha nenhum nó :o O pelo dela é super macio acho que se um dia eu fosse criar uma raça de gato ia colocar os pelos dela :lol: :lol: acho perfeito!!!

Acho que o que fizeram com os persas é uma covardia, quanta gente acha lindo maravilhoso, compra por uma fortuna e depois abandona pq dá muito trabalho? Aqui no Brasil um monte de gente faz isso com os coitados.. Parte da culpa é de quem modificou tanto suas características originais (quem ninguém sabe quais são)

Que testamento....
Última edição por 1brasileira em quarta set 13, 2006 1:18 pm, editado 1 vez no total.
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

terça set 12, 2006 9:00 pm

Olá

Vi isto noutro fórum e chorei a rir...
Penso que se adequa ao tópico!

Como se faz um persa:

http://b3ta.hnldesign.nl/beta166.gif

:lol:
Zukinha
Membro Veterano

terça set 12, 2006 9:39 pm

a teoria da raquete no seu pleno :D
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça set 12, 2006 9:48 pm

A raquetada no nariz até que tem graça! Mas o que aconteceu foi que se tentou conjugar o temperamento especial e dócil do persa ao aspecto do bebé humano _ cabeça grande, olhos grandes e arredondados e narizito curtinho. No caso do persa e nas dos cães braquicéfalos, devido ao tamanho da cabeça, realmente complicaram-se os partos. Por exemplo, os bulldog inglês nascem somente de cesariana. Mas não se pode generalizar dizendo que esta evolução dos persas fragiliza a raça porque os indivíduos são tão saudáveis como os outros gatos. Apenas as suas características fazem com que se tenha que ter um cuidado especial com eles. Afinal de contas é uma raça para ter em casa com umas certas condições. Mas isto faz parte do encanto especial da raça.
Maria Jo&atilde;o
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

terça set 12, 2006 11:23 pm

Na minha opinião a saude tem de vir sempre primeiro, aliás beleza sem funcionalidade para mim não é beleza. E quando falo :funcionalidade: refiro-me a coisas tão básicas como: respirar normalmente por exemplo...

Acho que, quer no caso dos felinos, quer no caso dos canideos, tem que existir um equilibrio e não se cair em hipertipos. Lá porque o padrão diz que a cabeça tem de ser de formato redondo será que quer dizer que o focinho tem de desaparecer? ...

Sou da opinião que a partir do momento em que se compromete a saude de um animal para atingir um qualquer ideal de beleza deixa de haver equilibrio... Deixa o animal de ser belo.

Já agora, para tornar isto interessante qual preferem?
Imagem
Imagem

ou

Imagem
Imagem
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
1brasileira
Membro Veterano

quarta set 13, 2006 11:37 am

:D :D :D :D :D :D :D

Esse link que a Cruela colocou... :D :D :D :D :D
Apenas as suas características fazem com que se tenha que ter um cuidado especial com eles. Afinal de contas é uma raça para ter em casa com umas certas condições. Mas isto faz parte do encanto especial da raça.
Acho que se alguém perguntasse para os gatos assim: O que vc prefere? Respirar e comer normalmente ou ter a carinha amassada e exigir muitos cuidados pq os humanos vão te achar mais encantadores? O que vc acham que eles responderiam? Os meus gatos responderiam assim:
- Eu quero continuar sendo gato e quem quiser gostar de mim, goste do jeito que sou 8)
Na minha opinião a saude tem de vir sempre primeiro, aliás beleza sem funcionalidade para mim não é beleza. E quando falo :funcionalidade: refiro-me a coisas tão básicas como: respirar normalmente por exemplo...
Concordo plenamente, para que modificar o que está funcionando bem para passar a funcionar mal???? :o :o :o :o
Já agora, para tornar isto interessante qual preferem?
Os criadores e amantes de persas que me desculpem mas eu prefiro o primeiro com o focinho bem pontudinho :p :p :p o que eu acho bonito no persa não é a carinha esquisita dele e sim a pelagem e o corpo fofinho...

Mas eu sou meio suspeita para falar, há vira latas e mestiços que eu acho muito mais bonitos do que muitos gatos de raça por aí... ;)

Aproveitando: Off topic: Taito, essa frase da sua assinatura diz TUUUUDO!!
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta set 13, 2006 12:59 pm

uaimori Escreveu:
Mas não deixa de ser fantástico o movimento que há nos gatos. Algumas pessoas deixam isto e o sub fórum morre. É uma pena. É o que dá desprezar as pessoas que ainda vão fazendo alguma coisa pela arca.
O lu nada disso pá,... faltam é algumas boas pegas, que algumas foristas tinham aqui há uns tempos atrás,... :p 8)
8) É que tenho saudades mesmo. Bons tempos. Ando a pesquisar uma questãozinha piquinina nos siameses e depois posto aqui. É que ía jurar que há 18 anos atrás a minha gata era siamesa...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
1brasileira
Membro Veterano

quarta set 13, 2006 1:11 pm

É que ía jurar que há 18 anos atrás a minha gata era siamesa...
A foto na sua assinatura da sua gata mostra que ela é bem mais bonita que os siameses originais que tem aquelas orelhonas :D :D

Ouvi dizer que os siameses ficam 2 dias sem comer para ir bem magrelinhos para as exposições :o :o Só assim logo teremos gatos com anorexia para agradar aos juízes.. :lol:

</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 13, 2006 1:19 pm

LuMaria Escreveu:
uaimori Escreveu:
8) É que tenho saudades mesmo. Bons tempos. Ando a pesquisar uma questãozinha piquinina nos siameses e depois posto aqui. É que ía jurar que há 18 anos atrás a minha gata era siamesa...
Sempre houveram "pegas"... mas o mais interessante é que apesar de as ter havido, eram com alguma "categoria" sem baixar a extremos de baixo nível e sem ódios de estimação.

Para quem não se lembre ou nem saiba, eu e alguns mais, tivemos pegas com a Lu, com a bita e até com outros foristas em que não foram guardados rancores nem ódios doentios como, infelizmente, se tem vindo a provar de algumas pessoas supostamente adultas!

Num forum onde as pessoas não são iguais, logicamente que há discussões e divergências mas, pela minha parte e de poucos mais... os "ódios doentios" nunca existiram e os comportamentos de mesquinhez foram postos de parte em detrimento dos animais, coisa que não se verifica, actualmente, por parte de algumas pessoas. Pena que hajam mentes com comportamentos tão perversos e doentios, simbólicos de quem não tem vida própria nem formação moral já para não falar na educativa!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta set 13, 2006 1:29 pm

Olá,

Bem, vamos lá ver se tenho tempo para dizer tudo.

Comecei por explicar o ponto de vista dos americanos quando começaram por modificar o persa. Agora, queria desmistificar o mito de que o facto de haver dificuldades de respiração no persa ou de não se conseguirem alimentar se deve ao facto do actual standard. Só posso dizer que nenhum dos meus persas (só tenho 2 com qualidade de exposição), nas mesmas condições, seja diferente dos outros meus gatos. Nenhum deles lacrimeja demais ou tem qualquer dificuldade em alimentar-se, seja qual fôr a ração que lhes dê ou em respirar. E só não se conseguem limpar, as fêmeas quando já estão muuuito grávidas. Mas isso acontece com qualquer gata. Na minha opinião essas dificuldades têm é a ver com linhagens com problemas genéticos como o entrópio ou desalinhamento da dentição ou asma ou cardiomiopatias. Mas deste assunto a Uaimori poderá explicar melhor do que eu.

Que me digam agora que o gato persa, se libertado será incapaz de sobreviver. Concordo plenamente! Mas temos que ver o seguinte; como já referi anteriormente, o persa é um gato de interior. Tenho a certeza de que ao fim de algumas gerações de gatos de interior, nenhum deles será capaz de sobreviver na rua. Se para um gatinho provindo de gatos de exterior seja suficiente brincar com o gato e fazê-lo trepar e saltar para que ele aprenda a caçar, pela minha experiência (ou a minha casa não fosse habitada por 7 pessoas todas elas tontas por gatos), só isso não resulta, para os "palermas" que provêm de muitas gerações de gatos de casa.

Agora respondendo à pergunta do Taíto: Qual preferem?
Bem, a minha paixão pelos persas deve-se não só ao facto de gostar de animais bem peludos (e aqui não se pode comparar uma raça de pêlo longo com raças de pêlo semi-longo) mas principalmente ao carácter do persa. São uns bonequinhos articulados e ternurentos.
Mas a minha predilecção são aqueles gatos mais bravios em que o desafio para serem conquistados é grande. Eu tenho a sorte de ter 2 machos assim; ambos vindos de várias gerações de gatos de quinta. Um é de raça (maine coon) e o outro não.
Última edição por mjoaomarques em sexta set 22, 2006 11:55 am, editado 4 vezes no total.
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Gatos”