6 anos para um final feliz

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta set 08, 2006 9:49 am

Bom dia

Ela já come light há dois anos, agora vai passar para a ração para obesos e, mesmo assim, só as 100g. Vai também começar uma serie de exercicios muito moderados para ajudar a emagrecer mas sem esforçar por causa do problema respiratorio
Ela esteve algum tempo sem ir ao Vet porque parecia saudável e o peso tinha estabilizado, como se pretendia. Agora arrependo-me amargamente de não ter feito mais consultas de rotina!
Quando nós nos descuidamos, são eles que pagam pelos nossos erros. Estou furiosa comigo própria!!!
Cristina
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 08, 2006 9:56 am

Já agora, quem mandou dar 100 gr?
Pergunto porque o meu Matateu está na ração para gatos obesos, já pesou 9 Kg e, quando começou na dieta, foi na quantidade de 70gs diárias.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano

sexta set 08, 2006 10:54 am

É por indicação do Veterinário. Ele quer que a perda de peso seja muito gradual para evitar desequilíbrios nutricionais, para além de que ela ficaria bastante infeliz se passasse ainda mais fome... A meta, para já, será pô-la com 8 Kg. Menos do que isso poderá provocar uma Lipidose Hepática, que lhe poderia ser fatal

Vou usar alguns "truques" para ela fazer exercício. Um deles já eu usava: fazê-la andar atrás da luz duma lanterna. Outro será pôr-lhe a comida em sítios mais altos (sofá, móveis baixos) para a obrigar a saltar. Tenho também de "passear" um saco ou caixa de papel pela casa para que ela o persiga - duvido que este funcione mas vou tentar; o mais certo é ela dar-lhe duas patadinhas e deitar-se ao lado...
Cristina
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta set 08, 2006 1:07 pm

Tente passar um fio de algodão, por debaixo duma toalha, tapete, manta, etc, e vá puxando devagarinho... e é vê-lha a tentar caçar a ponta do fio quando este começa a a deslisar por debaixo das peças que referi... ;)
Este exercício é bom ;) e ainda não tive um caso em que o felino não respondesse... ;)

Sim, é bom ser gradual...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano

quinta set 14, 2006 10:46 am

Ela tem um edema pulmonar cardiogênico!!
É muito grave e estou cheia de medo porque a minha menina pode mesmo morrer!!!
Vai fazer hoje uma ecocardiografia e, dependendo do resultado, ficará provavelmente internada
Deixou quase de comer e tem crises de respiração sibilante, embora quase não tussa
Meu Deus!!!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 14, 2006 3:20 pm

Boa tarde, mce.

Não querendo minimizar a situação, tenha calma porque os felinos são surpreendentes..! Nem imagina a quantidade de gatos que aparecem nas clínicas com problemas que em princípio aparentam não terem qualquer hipótese... e acabaram por superar os males, alguns deles bem graves.
;)

Tem de manter a sua calma para que o animal não se aperceba da sua angustia...ok?

Depois venha até cá desabafar um bocadinho...sempre alivia...!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano

quinta set 14, 2006 3:39 pm

Oh Leo, eu sei que é preciso manter a calma, mas estou em pânico. Vou daqui a pouco com ela fazer a eco e tenho um aperto no coração....
Como é que eu não me apercebi do problema antes? :evil:
Como é que deixei a Tucha chegar a este estado? :evil: :evil: Eu não tenho desculpa!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 14, 2006 4:01 pm

mce Escreveu: Oh Leo, eu sei que é preciso manter a calma, mas estou em pânico. Vou daqui a pouco com ela fazer a eco e tenho um aperto no coração....
Como é que eu não me apercebi do problema antes? evil
Como é que deixei a Tucha chegar a este estado? evil evil Eu não tenho desculpa!
Por acaso deu-se a situação dela estar confinada a um espaço restrito por bastes anos mas, nem que não estivesse, nada lhe garantia que o mesmo não viesse a suceder... há felinos que são tão calmos que mesmo tendo muito espaço livre, são sedentários... não fazem exercício físico algum! E, até que os felinos não são animais de se queixarem tipo pieguices... quando se nota algo, por vezes já é numa fase adiantada. Portanto, não se culpe porque o que tiver de ser, é! E, só o tempo, exames e muito bom trato poderão minorar, ou não o "problema"...!
Tem de ser realista! Tem algo? Então, trata-se o melhor que se possa, sempre acompanhando o animal com muita calma e muito carinho!
Calma, ok?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano

sexta set 15, 2006 10:05 am

Olá

Hoje gatinha e "Dona" estão muito mais calmas!! (obrigado Leo). A eco mostrou uma hipertrofia do ventrículo esquerdo mas é muito menos grave do que se esperava! :D Uuuuuuffffffaaaaa!
Está com um bom ritmo cardíaco, apesar da lesão, e a pleura não está atingida
Mas o edema confirmou-se.:(
O vet põe também a hipótese de ela estar com hipertiroidismo. Vai fazer o despiste (mais um ....)
(A quantidade de "palavrões" novos que eu aprendi nestes dias.... :) )

Para festejar, dei um miminho à Tucha, que ela comeu com prazer (ai se o vet sabe, mata-me....), por isso talvez só esteja a comer mal por gulodice...
Não quero cair no outro extremo de achar que o pior já passou, mas estou com esperanças!
A todos os que me têm aturado, obrigado pela paciência com que têm "ouvido"
Cristina
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta set 15, 2006 10:18 am

Bom dia,

E o importante é manter sempre a confiança, bem sei que quando os vemos doentes, internados , a fazer uma batelada de exames ficamos desesperadas, mas o importante é manter a calma e acreditar que tudo vai correr, afinal eles sentem o nosso estado de espirito e ja basta estarem doentes nao precisam aínda de ter os donos a passar energias negativas.
Espero que tudo passe rapido.As melhoras da sua gatita.

Cumps
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

sexta set 15, 2006 10:22 am

Boas!

ainda bem que o caso "desceu" de gravidade :d O que eu odeio nos animais é o facto de não se poderem quiexar como nós... E dizerem dói-me aqui e aqui :s torna-se tão mais difícil diagnosticar um animal...

MAs está tudo a correr bem e isso é que importa :D Siga em Frente e Animada! :D

Bons dias a todos :D
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta set 15, 2006 10:45 am

Ora ainda bem que se confirmou um pouco de precipitação, antes dos resultados, por parte da dona... :p :lol: :D

Agora, uma pergunta:

Hiper... ou hipo...?

A sua gata é muito activa?

É que ela, com o peso que tem e que me pareceu ser pouco activa, pelo menos enquanto esteve confinada a um espaço restrito por 6 anos... não creio que seja hiper... mas...já agora, pergunte lá à vet se hiper ou hipo...ok?

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano

sexta set 15, 2006 11:02 am

Ela é definitivamente pouco activa... mesmo a brincar, prefere deitar-se de lado e que eu ponha os brinquedos em cima do nariz, de preferência sem que ela tenha de esticar muito a pata..... :lol:
Eu acho que o médico disse hipertiroidismo mas.... vou confirmar amanhã na consulta.
O diagnóstico é, à mesma, um edema pulmonar cardiogênico mas, como a lesão cardiaca é menor e a pleura não está atacada, ela corre menos riscos de ter uma penumonia ou pleuresia e poderá suportar melhor os corticoides
É difícil perceber bem e decorar tantos termos médicos, às vezes fico com dúvidas mas o meu vet tem uma pachorra imensa e explica bem as situações
Vamos ver como será amanhã.

Abraços a todos
Cristina
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

sexta set 15, 2006 1:23 pm

deixe lá... A minha veterinária deve achar que sou a pessoa mais burra e lerda do mundo :d Gosto de tudo explicadinho ... Por falar nisso lá vou eu no Sábado com a Kuma... Se alguém tiver alguma dúvida eu posso perguntar ;)
mce
Membro Veterano

segunda set 18, 2006 5:09 pm

Cada dia é uma surpresa.... ;)
Está tudo bem com a tiroide, não tem colesterol nem diabetes, as análises estão boas. Levou oxigenio e a a respiração está mais calma.
Por isso decidimos arriscar e não vai tormar corticoides para já. Tenho em casa uma injecção de SOS se ela entrar em situação crítica mas, por enquanto, vai fazer dieta, muito repouso, nenhuma excitação e vou testar, um a um, todos os produtos que tenho em casa. O Vet acha que algum deles poderá ter desencadiado a crise pelo que tenho de ter cuidado com o que uso.
Sprays, estão fora de questão (o que dá um geitão nas limpezas.....)
Também não poderei voltar a usar areão, o que levanta um problema: a silica não tem praticamente pó mas, quando é pisada, parte-se em minusculos pedacinhos, que parecem vidro e que se espalham rapidamente pela casa. Será que vocês conhecem alguma alternativa à silica, mas que não tenha pó? Os aglomerados também não podem ser.

O que me está a preocupar agora é o facto dela estar a comer muito pouco; Tasquinha a ração e as saquetas, nem as cheira e, se tento por-lhe um pedaço na boca, literalmente cospe-o para o chão. E ela tem de comer!!
Bom, lá estou em com os testamentos...
Abraços
Cristina
Responder

Voltar para “Gatos”