Descobri novo criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder

Preferem comprar os vossos porquinhos de raça, a um criador, ou numa loja?

Numa loja, sem duvida
1
17%
A um criador... custumam ter mais variadade...
3
50%
Nem uma coisa nem outra, prefiro comprar às minhas pessoas conhecidas e amigas k tem ninhadas, embora nao tenham variedade... sempre ajudo!
2
33%

Total de votos: 6
beajacob
Membro Veterano
Registado: quarta set 13, 2006 10:56 am
Contacto:

sábado set 16, 2006 3:23 pm

Olá!!
Descobri um novo criador de porquinhos e hamnsters!, chama-se joao silva, nao sei se ja conhecem.
Deixo aqui o seu contacto para se estiverem interessados ou kiserem saber mais...

[email protected]

muitos bjinhos
:p bea :idea: :idea: :idea:
<p><strong>bjs grandes, Bia*</strong></p>
<p><strong>Espertos sao os caes, inteligentes sao os macacos. As pessoas, s&atilde;o um genio.</strong></p>
<p><strong><a href="http://www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com">www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com</a></strong></p>
<p><strong>( </strong><a href="http://www.porquinhosabichoes.blogspot.com"><strong>www.porquinhosabichoes.blogspot.com</strong></a><strong>&nbsp;)</strong> visitem!!!</p>
maat
Membro
Registado: domingo ago 13, 2006 12:39 am

sábado set 16, 2006 8:26 pm

Apesar de votar na 3ª opção, não podemos partir do princípio que as outras são as melhores ou as piores.Nem todas as lojas tratam mal os animais e nem todos os criadores tratam bem os animais.Cada situação é uma situação e tem que ser bem avaliada.Se vamos a um criador, temos que analizar a situação dos animais e o mesmo se passa com uma loja.Se for uma ninhada de álguém amigo, merece os mesmos cuidados, nem sempre os amigos tratam os animais da mesma forma que nós.

Por isso, meus amigos, toda a atenção é pouca.
beajacob
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 17, 2006 12:16 pm

:D
Obrigada Matt!
mas mesmo assim... eu votei na segunda opçao... quando fiz este topico!

E deixo aqui uma mensagem para todos os k responderam a esta sondagem:

Por favor, deixem uma mensagem, pk eu keria saber kem é kem, kem deu as respostas :p :p :!:

muitos bjinhos
bea***
<p><strong>Espertos sao os caes, inteligentes sao os macacos. As pessoas, s&atilde;o um genio.</strong></p>
<p><strong><a href="http://www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com">www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com</a></strong></p>
<p><strong>( </strong><a href="http://www.porquinhosabichoes.blogspot.com"><strong>www.porquinhosabichoes.blogspot.com</strong></a><strong>&nbsp;)</strong> visitem!!!</p>
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

segunda set 18, 2006 8:50 pm

Ola Bea,
(desculpem o texto sem acentos mas o teclado onde estou nao os tem)

Nao vou votar porque nao concordo com nenhuma das opcoes.
As lojas nao sao uma opcao linear. A maioria nao sabe sequer dar informacao sobre os animais que vende. Felizmente algumas ja se guiam por padroes ue visam mesmo proteger os interesses dos animais que vendem e isso e muito positivo. Mas sao uma minoria.

Quanto a criadores, supostamente quando alguem vai a um criador nao e por ter mais variedade mas sim porque 'e suposto eles preocuparem-se com a saude dos animais que estao a criar. Ir a um criador deveria ser portanto uma aposta em criacao planeada e responsavel (estou a falar de criadores a serio e nao de pessoas que reproduzem porquinhos 'as 3 pancadas).

Por fim, "comprar a amigos". Bem, como ja disse noutro post, sou contra criacao desse tipo. Se os amigos vendem os porquinhos, qual foi o objectivo de os criar? Acham que os porquinhos sao mais felizes se tiverem bebes? Acham piada ver bebes a nascer? Gostam muito dos seus porquinhos? Mas entao por que 'e que os criam e depois os vendem?
Por isso, comprar a amigos 'e faz\er/lhes um favor, mas tamb'em 'e incitar a que continuem a reproduzir porquinhos sem padroes bem definidos como os (bons) criadores, que para mim sao os que se preocupam nao s'o com a beleza mas tamb'em com a saude e robustez dos animais que criam.

Jinhos
maat
Membro

segunda set 18, 2006 11:59 pm

Ainda bem que a Zohia fez referência a "comprar a amigos", pois, erradamente li "ajudar amigos" e realmente eu votei no sentido de ficar com porquinhos de amigos para ajudar a combater algum descuido próprio ou de outros.

Não me parece que qualquer das opções mereça ser desacreditada porque as pessoas não são todas iguais.Tanto em lojas, como em criadores, como em amigos, há bons e maus.Talvez predomine os maus, mas isso é como em tudo.Há os que fazem tudo pelos animais, aqueles que não fazem nada e, por fim, aqueles que até fazem alguma coisa...Não acho assim tão mal vender-se um porquinho, afinal os criadores também o fazem e o seus objectivos é fazer dinheiro e muita gente vive apenas dos animais que vende.Também não concordo que se reproduza, quando não há necessidade e depois venderem como se fossem tomate em promoção.Mas mais feio que vender é abandonar, permitir que os animais fiquem sem condições para viver dignamente e com o mínimo que é permitido a um ser vivo.

Zohia, tudo o que é fêmea gosta de ter filhos e cumprir com alguma vaidade a sua função de Mãe.Só é lamentável que pessoas mal formadas se aproveitem da situação.Há animais que se orgulham e cumprem melhor essa função que muitas pessoas que, infelizmente, até abandonam os filhos, coisa que os animais em geral, não fazem.Muitas vezes até são as pessoas que abandonam os filhos dos seus animais, que nem filhos delas são.

Bem, no fim disto tudo, desejo a todos os animais do mundo, tudo o que desejo para mim:uma boa vida :lol: :p e uma vida boa :D

P.S.-por mim, dispenso a salsa :roll:
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

terça set 19, 2006 6:03 pm

Mmm.... nao sei se concordo que os animais gostem de ter filhos. A nossa programacao genetica (e ca venho eu, que tive uma cadeira de Etologia [comportamento animal] na faculdade) 'e que nos "diz" para termos filhos e tentarmos assegurar a nossa descendencia. A parte do "gostar" 'e cultural e por isso especifica ao ser humano.
De qualquer maneira a minha questao 'e que se um de n'os faz criacao s'o para as nossas femeas terem o "privilegio" de ser maes, e depois os vendemos.... bem, para mim isso nao faz sentido. Na natureza eles tem de se assegurar da continuacao das suas linhagens, mas em nossas casas nao precisam desse objectivo e certamente nao viverao deprimidas por isso. Ate porque a gravidez e o parto acarretam de facto riscos (sejam muitos ou poucos, grandes ou pequenos) e 'e quase egoismo faze-lo sem um proposito.

Depois entra-se na questao dos criadores, etc, etc, mas acho que nao vale a pena alongar a questao.

Jinhos
Patinhas22
Membro
Registado: sábado jun 10, 2006 2:23 pm

terça set 19, 2006 7:57 pm

Zohia,
já agora gostava de saber qual a razão, se não a económica, para os criadores venderem as fémeas e muitas vezes os machos quando chegam a idades em que já não é aconselhável reproduzir? Tenho reparado que é algo corrente e pergunto-me então onde ficam os laços afectivos?
EU iniciei uma pequena criação, com cuidado e muitos conselhos, e não me passa pela cabeça vender os meus porquinhos quando deixarem de ser máquinas reprodutoras.

Os bebés dos meus porquinhos, uns fiquei com eles outros vendi-os a pessoas que não posso dizer conhecer bem, porque nunca conhecemos de facto ninguém, mas ofereci um livro a acompanhar o porquinho e deixei todos os meus contactos para dúvidas e pedi tb para poder acompanhá-los.

Mas os pais ficaram todos em casa, e vão ficar até irem para outra vida.
O que sinto por eles não vai acabar por deixarem de poder reproduzir, até porque a reprodução não é para ter lucro, mas quanto muito para ajudar a sustentar os que são da casa.

Já para não falar dos que adoptei e que não são para procriar, são animais que me propus ajudar e dar um lar e carinho.

Eu tb sou contra a reprodução desenfreada, mas confesso que me faz impressão quando se vendem animais porque já não têm uma função rentável.

desculpem o desabafo...
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 20, 2006 2:10 pm

Ola Patricia,
Tal como todas as outras opcoes, tamb'em os criadores tem pontos favoraveis e desfavoraveis. Provavelmente a criacao de lacos nao 'e algo frequente. No entanto, isso nao invalida que nao haja respeito pelos animais.

No inicio eu era bastante contra os "criadores" e a ideia de se vender porquinhos por negocio mas tenho vindo a perceber algumas coisas que aliviaram a opiniao que tinha.
Quando vendes um dos teus porquinhos, se a pessoa que tenta compra-los parecer muito estranha e tiveres um feeling que nao 'e o dono(a) adequado, vais vende-lo 'a mesma? Provavelmente nao, tal como a maioria dos criadores (e atencao, continuo a falar de pessoas com um minimo de etica e respeito pelos animais).

Nas lojas (e aqui falo da maioria e procuro excluir algumas boas lojas que conheco - ou outras que nao conheco - e nao merecem ser incluidas) geralmente nao podem recusar a venda e certamente nao entregam livrinho de informacoes. Muitas vezes nem sabem dar a informacao certa!

O que quero dizer 'e que acho que h'a uma diferenca entre amor e respeito: o ideal 'e que existam juntos, mas se o respeito existir, mesmo quando nao ha amor, isso j'a 'e um grande ponto a favor, a meu ver.

Joana
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta set 21, 2006 12:01 am

Sobre o tema, a mim pessoalmente não me choca que os porquinhos sejam vendidos em lojas, se estas tiverem condições, se os tratarem bem, se fizerem separação por sexos e se informarem o comprador, mas tentar arranjar uma loja assim em Portugal pode-se contar pelos dedos de uma mão.

O animal na loja é sempre um chamariz, por vezes eu entro numa loja só para ver os animais e chama sempre a atenção às pessoas, o que custa é ver muitas vezes a ignorancia de como são tratados e as más condições que apresentam.

Em relação à reprodução partilho a opinião da Zohia, não podemos "humanizar" os animais e aplicar os nossos sentimentos a eles, mas encontrar sempre uma boa forma para que fiquem protegidos e bem tratados enquanto estão connosco.

Sobre os criadores, há quem o faça só por negócio, outros nem tanto , mas que para continuar a obter bons exemplares precisam de espaço para os novos bébés e se tentam desfazer dos mais velhos. e outros que enquanto tiverem espaço vão ficando com eles.

Mas é sempre complicado, dado que se a criação crescer vai-se cair sempre na segunda opção, e aí depende do carácter da pessoa, se aceita que vão para qualquer lado ou se só venda a quem dê boas garantias.
Mas nunca se pode ter certeza, pois não sabemos se quem vai ficar com eles os vai tratar bem, podemos ter uma ideia, mas certeza mesmo é dificill, isto quando não se conhece a outra pessoa.

Eu sinceramente digo que me custa vendê-los, se pudesse ficavam cá todos, aliás, individualmente não faria criação, pois custa-me a ideia
de viver tanto tempo com um animal e depois ele ir para outro sítio, quando se está tão acostumado a vê-lo ali e já se tornou parte da família.
A opção da criação é parte mais da minha esposa e eu faço o possivel em ajudar, principalmente na parte de falar com os futuros donos, mas não me sinto digamos, um "criador".

Aqui uma fêmea nunca tem mais de 4 ninhadas e existe sempre um intervalo de 4 a 6 meses entre engravidarem novamente, para além de que muitas "reformadas" vão ficando por cá. Mas é complicado, pois o espaço não dá para todos e vamos tendo sempre que por alguns à venda.

Pelo menos aqui faz-se porque gostamos e não pelo negócio, dado que os custos da manutenção mensal dos porquinhos devem ser o triplo ou o quádruplo de algum lucro com uma venda que se possa fazer de vez em quando. Para além de que temos todos os porquinhos que podem ver na página do Sítio dos Porquinhos, que são apenas animais de estimação e que nunca foram destinados para qualquer criação e que também são um bom número. Com esses devo confessar que tenho uma relação mais profunda do que com os outros destinados à criação, embora tenha favoritos entre todos.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 21, 2006 2:49 pm

Os sentimentos do Rui descrevem muito bem aquilo que sinto e volto a reiterar o facto de realmente, numa situação ideal a criação ser algo pelo prazer de "produzir" animais de grande qualidade nao só a nível estético como também em termos de saúde ou de personalidade. Se repararem muitos porquinhos vindos de criadores têm uma personalidade mais afável o que muitas vezes não é resultado de muito tempo de domesticação mas sim de um temperamento que também é, em parte, hereditário.

Realmente nunca podemos saber se aquela pessoa é "perfeita". Umas farão umas coisas de certa maneira, outras doutras, mas o que interessa é que se tenta que vão para bons lares, tal como um porquinho de adopção... Faz-se pelo melhor que se pode...

Joana
beajacob
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 24, 2006 11:43 am

Zohia,miklos,Patinhas22,matt...

Quando criei este topico, era para saber a vossa opiniao sobre onde é k preferiam comprar os vossos porquinhos.
Fico contente por todos termos opinioes diferentes.
Mas este topico, visto k esta ate bastante grande e "famoso :lol: :D " ;) ,
esta neste forum, pk fala dos nossos amiguinhos, k, como espero k tenha acontecido com vosco e aconteceu comigo, apaixonei-me por eles quando os vi, desde ai, tenho um porquinho e tento cada vez mais saber mais sobre estes roedores tao meigos e adoraveis, as vezes nem consigo estar sem tapar os ouvidos quando a minha tia chega a casa para dar uma visita e diz: «mas este RATO AINDA CA ESTA???»
E por estas e por outras k esta especie me faz gostar tanto dela, o meu ratinho (porquinho) sera sempre ratinho para a minha tia, mas para mim, sera o meu anjinho, irmao mais novo...[/size]
maat
Membro

domingo set 24, 2006 1:33 pm

Ainda bem que gostas tanto do teu porquinho.A minha filha filha também tem uma tia (minha irmã) que quando cá vem diz-"Nem sei como consegues dar beijos na ratazana, que nojo!" Parece que as tias andam armadas em parvas, não é Bia? ;) Mas deixa lá, nós aproveitamos estes momentos lindos e elas não! :p
Já leste a PM que te mandei?
beajacob
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 24, 2006 6:28 pm

Tens razao matt...
Bem, desculpa a minha ignorancia, mas, o k é uma PM???
:p :?
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo set 24, 2006 7:07 pm

PM= Private Message (em português: mensagem privada)

podes ve-la clicando em sima, ao lado do sitio onde editas o teu perfil ;)
beajacob
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 24, 2006 8:01 pm

obrigada!
E sim, li a tua mensagem privada.
bjs grandes a todos,
bea**
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”