Ajuda, a minha pastor alemã tem um problema

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tcruz
Mensagens: 8
Registado: quinta set 21, 2006 9:31 am

quinta set 21, 2006 10:48 am

Bom dia, sou novo aqui e esta mensagem é a primeira de muitas, esperando que não seja pela mesma razão ou por outras que tenham a ver com problemas dos meus cães.

Então é assim.

Tenho uma pastor alemã que tem neste momento 1 ano e 4 meses, é uma cadela muito bonita, carinhosa, meiga e obediente, mas tenho um problema que se alastra desde os 7 meses.

O problema é
A partir dos 7 meses a minha cadela tem um medo de morrer por pessoas estranhas de todo o tipo, desde as que passam na rua até as que vão lá a casa. Passear com ela na rua quer dizer 1 hora no máximo, porque a partir daí já não tenho braços para a segurar. Das pessoas com quem falei (Veterinários, Treinadores, etc.) sobre o problema, dizem que apanhou medo por lhe fazerem mal ou coisa parecida, mas a verdade é que ela está sempre conosco em casa ou a passear conosco e não percebo como aconteceu isto. Disseram-me para passear o máximo com ela, mas mesmo assim não obtive quase nenhuma melhoria. Eu evito ir muito com ela para a rua, por duas razões. Uma é que ela magoa-se por estar sempre a puxar e a outra é que eu fico todo partido de tentar segura-la. Fora isso, quando eu ando com a Kreta os dois sozinhos é uma maravilha, até fica sozinha sentada onde eu quiser sem sair delá à espera que eu a chame.

Se alguem tiver alguma informação que me possa ultrapassar isto agradecia muito, mesmo que tenha que pagar por essa informação. Estou desesperado pela minha cadela. Não gosto nada de a ver assim.


Agradecendo-lhes desde já a vossa disponiblidade para me ajudar, despeço-me com os melhores cumprimentos a todos.

Tiago Cruz


Aqui fica a minha menina.

Imagem
Última edição por tcruz em sexta set 22, 2006 12:43 pm, editado 1 vez no total.
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta set 21, 2006 11:22 am

Olá, Tiago.

Se a cadela até aos 7 meses não tinha problemas com pessoas e foi correctamente sociabilizada, não há dúvida que foi sensibilizada por alguma situação que a levou a temer as pessoas. Tente ver se se lembra da altura em que ela manifestou essa mudança de comportamento e o que é que lhe deu origem. Será mais fácil tentar resolver o problema.

Se não conseguir lembrar-se, pode tentar re-sociabilizar a cadela desde o início. Comece por sítios isolados e, a pouco e pouco, vá introduzindo nos passeios algumas pessoas. De início era conveniente que fossem pessoas suas amigas e avisadas para manterem um comportamento amigável. Aos poucos, ir introduzindo mais gente.

Sempre que a cadela não mostre sinais de medo, recompense-a da forma que ela gostar mais (festas, guloseimas, brincadeira, etc.). Se ela se mostrar medrosa não force a situação, simplesmente desvie-se por outro caminho.

Boa sorte

José Carlos
tcruz
Mensagens: 8
Registado: quinta set 21, 2006 9:31 am

quinta set 21, 2006 12:51 pm

Boas José Carlos.

Desde já quero agradecer-lhe a sua ajuda tão rápida.

Sim a cadela a partir dos 3 meses foi sempre sociabilizada, em todo o tipo de ambientes. A altura em que ela ficou com este comportamento foi da seguinte forma. Até aos 6 meses não houve qualquer problema à exepção de que ao reprendela ou ao chegar a casa com a exitação ela urinava-se toda, ainda hoje se urina quando a repreendo, mas após os 6 meses esteve em casa algum tempo sem que a leva-se a passear para locais com alguma gente, por falta de tempo, após isso (aos 7 meses) fui passear com ela e com todas as pessoas que estava ela afastava-se com medo. A partir daí ficou sempre assim.


A questão que indica de re-sociabilizar a cadela, já o fiz várias vezes, mas questão é a seguinte mesmo com pessoas amigas às vezes a cadela não se sente bem, as pessoas amigas tem todas um comportamento amigável e carinhoso com ela, mas mesmo assim a cadela foge ou tenta fugir, a unica forma que encontrei para que as pessoas consigam fazer-lhe algum carinho é dizer-lhes para ignorar a presença da cadela e dentro de pouco tempo ela própria vai cheira-las uma ou duas vezes e ai sim ela deixa fazer algum tipo de aproximação tipo uma festa e não muito mais. Em termos de recompensa-la, eu faço sempre isso levo comigo biscoitos, mas quando se encontra nesse estado ( Atenta a tudo, tensa, com medo) nem um biscoito aceita de mim, porque o que ela quer mesmo é estar atenta a tudo para ver se ninguem se aproxima dela, ou para lhe fazer ou outro tipo de situação que eu não encontro explicação.


Isto é mais ou menos o que se passa com a Kreta, acho que é um caso dificil e não sei como resolve-lo.

Peço a ajuda de todos a compreenção para o meu caso.

Com os melhores cumprimentos e gratos pela vossa ajuda,

Tiago Cruz
jmcochicho
Membro
Mensagens: 101
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

quinta set 21, 2006 1:22 pm

TCRUZ, antes de mais, parabéns , a kreta é uma cadela muito bonita.
Depois da sua explicação não me atrevo a sugerir nenhum método para corrigir o problema.
Acredito inclusivé que a fobia da kreta , possa não ser originada por nehuma experiencia negativa, mas por uma predisposição genética para esse tipo de comportamento.
A única sugestão que lhe posso dar é que a leve a um profissional. Um treinador com escola,credenciado e com provas dadas.
Não em regime interno, mas através de um trabalho de observação conjunto entre dono e treinador, em pelo menos uma sessão semanal.
Uma pessoa experiente poderá "ler" as fobias da kreta, testando as suas reacções aos diferentes estimulos, identificando o que poderá ser trabalhado e os métodos mais adequados.
Certifique-se sobretudo que é uma pessoa que usa métodos positivos.

boa sorte
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta set 21, 2006 1:48 pm

Olá de novo.

Pelo que me diz podemos inferir que a cadela é extremamente sensível. Isso pode implicar uma reformulação do seu relacionamento com ela, nomeadamente em termos de repreensões, evitando elevar o tom de voz e apostando num "não" dado de forma neutra, apenas como indicador de comportamento indesejado e que não lhe soe como uma forma de pressão.

Normalmente as experiências vividas pelo cão durante o período de sociabilização (mormente até por volta das 12 semanas de vida) tendem a fixar-lhe comportamento futuros, daí que pense que terá realmente havido alguma experiência que a tenha sensibilizado em relação a estranhos.

Como lhe disseram, o recurso a um profissional competente e que conheça o cão é o caminho mais indicado. Neste caso o que deve fazer é escolher correctamente a pessoa indicada, expondo-lhe a situação e ouvindo, sobretudo, que tipos de soluções lhe são propostas.

Penso no entanto que deve continuar a insistir nos passeios com a Kreta, tendo o cuidado de observar se a reacção de fuga se manifesta com todas as pessoas, independentemente da idade ou do sexo. Será bom também ver como reage na relação com outros cães.

De qualquer modo deve procurar que as pessoas com quem se cruza na rua não interajam com a cadela, manifestando absoluta neutralidade, numa primeira fase. E sobretudo não a acarinhar se ela manifestar medo, uma vez que estaria a reforçar-lhe esse comportamento. Nestes casos o melhor é atrair-lhe a atenção para si e, caso não resulte, mudar o sentido do passeio aparentando total indiferença ao comportamento dela. Reforços positivos só quando não mostrar medo.

Pelo que conta há a possibilidade de ter de se armar de muita paciência e coerência ao longo de bastante tempo... mas penso que poderá conseguir progressos significativos, mesmo que ela não chegue nunca a ter o comportamento ideal.

Cumprimentos

José Carlos
Sani
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: segunda set 16, 2002 3:58 pm
Localização: 2 Gatos (Sara e Dani e 2 Cães (Sebastião e Kiko)

quinta set 21, 2006 2:54 pm

Boa Tarde,

Há já mais de 4 anos que, diariamente, venho "cuscar" à Arca de Noé, sem nunca intervir.

Como tenho 2 cães (1 Pastor Alemão e um Rafeirolas) e 2 gatos (1 Siamês e 1 Europeu) acedo, normalmente, a estes Fóruns.

Acompanhei, durante estes anos, alegrias e tristezas de muitos foristas. Ri e chorei com eles!

Ao ler este tópico não pude deixar de intervir! A sua cadela é linda demais para estar escondida!

Não tenho nenhuma receita milagrosa (infelizmente), mas o veterinário onde vou com os meus amiguinhos é de um veterinário o Dr. Nuno Paixão que se especializou em comportamento animal. Eu costumo dizer-lhe que ele é "psicólogo de cães e gatos"! É claro que não é bem isto mas, grosso modo, é alguém que, eventualmente poderá ajudar a sua menina!

Não sei em que zona do país vive. Este veterinário é na Charneca da Caparica (Almada). É, realmente, uma pessoa muito competente! Se estiver interessado posso enviar-lhe o contacto.

Espero ter ajudado e desejo-lhe o maior sucesso nesta cruzada.

Cpmos
tcruz
Mensagens: 8
Registado: quinta set 21, 2006 9:31 am

sexta set 22, 2006 9:33 am

Caro José Carlos,


Não sei como lhe agradecer a sua disponibilidade para me ajudar neste meu caso, se for o caso de necessitar de algo de informática ou telecomunicações estarei ao seu inteiro dispor. Disponha sem olhar para trás, estarei ao seu dispor.


No que me indica algumas da coisas já o tento fazer. Peço às pessoas que não lhe façam festas, que fiquem indiferentes à Kreta e tudo mais, mas tenho que ter mais paciência e continuar a fazer isso. Perante outros câes, não existe qualquer problema, ela gosta de qualquer um e gosta muito de brincar com qualquer cão, se eu não a deixar ir ter com um cão ela começa a chorar um pouco, mas mesmo com outros animais a kreta dá-se muito como com gatos, râs, saltões, etc. Não lhes faz mal a nenhum, mas sim gosta de brincar. Como me indicou vou pesquisar um profissional bom tratar da kreta, esperando que seja muito útil para a minha resolução.


Mais uma vez, muitissimo obrigado, por tudo.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Cruz


Ps: José Carlos não sei se é administrador deste portal ou tem conhecimento do mesmo. Porque encontrei este portal com muita informação, pessoas dispostas a ajudar-me sem olhar para trás e gostando muito dele pela informação que contem e apreciando, eu proponho-me a aumentar a qualidade deste portal, incluido o forúm e etc, porque tenho um servidor de internet disponivel.
tcruz
Mensagens: 8
Registado: quinta set 21, 2006 9:31 am

sexta set 22, 2006 9:40 am

Bom dia sani,


Quero-lhe agradecer antes de mais a sua disponibilidade em querer ajudar-me com o meu caso.

A zona de onde vivo é no alto minho, mais concretamente em Monção (Terra do alvarinho e muralhas :lol: :D que certamente sabe o que são), mas agradeceria se me envia-se o contacto do veterinário, para que mais não foce para tirar algumas dúvidas, mas se for necessário ir aí a Almada, terei todo o gosto de o fazer.

Agradecendo desde já e novamente o seu apoio, com os melhores cumprimentos,


Tiago Cruz
Inca2
Membro
Mensagens: 159
Registado: sexta set 30, 2005 2:59 pm
Contacto:

sexta set 22, 2006 9:52 am

Olá tcruz,

Parabéns a sua menina são muito bonita.
Eu tive um PA, que era muito desconfiada e por isso às vezes ficava muito tensa e reagia de modo estranho a desconhecidos (mistura de medo e agressividade) nunca mordeu ninguém mas rosnava às pessoas e era muito dominante com os outros animais.
Acho que realmente o melhor é procurar ajuda profissional e entretanto tente passear com ela em locais com pouca gente e pedia a todos que a ignorassem e ela foi melhorando muito com o tempo.
tcruz
Mensagens: 8
Registado: quinta set 21, 2006 9:31 am

sexta set 22, 2006 9:52 am

Boas jmcochicho

A sua ajuda como a do José Carlos é muito preciosa para mim e por isso já me encontro à procura de um especialista que me resolva esta situação ou ao menos que tente e claro que terá de ser uma pessoa especializada e com provas dadas, mas ainda não encontrei nenhum. Se souber de algum agradecia que mo indica-se. Não sei se seria melhor ser um profissional que treine normalmente ou sempre pastores alemães. O que me diz?


Obrigado pela sua colaboração em tentar resolver o problema, com os meu melhores cumprimentos,

Tiago Cruz
Sani
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: segunda set 16, 2002 3:58 pm
Localização: 2 Gatos (Sara e Dani e 2 Cães (Sebastião e Kiko)

sexta set 22, 2006 10:21 am

TCruz

Realmente mora "um pouquinho" longe (conheço + ou - essa zona porque a minha família materna é da Zona do Gerês) mas, hoje em dia, o longe faz-se perto, assim nós o queiramos.

O veterinário, Dr. Nuno Paixão, é o dono do Hospital Veterinário Central. É ainda jovem e especializou-se em Medicina Comportamental em Boston, USA. Já o conheço há + de 10 anos e é ele que trata o meu Sebastião (Pastor Alemão) que tem epilepsia detectada quando tinha cerca de 1 ano e meio. Hoje vai a caminho dos 11 anos e tem a doença perfeitamente controlada.

O site do Hospital é este: www.hospvetcentral.pt . Aqui encontra toda a informação que precisa, inclusivamente na área dos Serviços --» Medicina Comportamental, onde indica quais os animais passivos de tratamento nesta área.

Mais alguma informação e/ou ajuda que precise (dado que eu moro perto deste hospital) por favor não hesite.

Cpmentos
jmcochicho
Membro
Mensagens: 101
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

sexta set 22, 2006 10:34 am

tcruz, pessoalmente conheço apenas duas escolas, e ficam ambas aqui para os lados de Lisboa.
Os objectivos desta escolas eram ligeiramente diferentes em virtude do perfil dos treinadores.
Uma é claramente mais vocacionada para competição de obedience, já com várias provas dadas nos campeonatos nacionais.
A outra que é a que frequento, por opção pessoal, e é mais orientada para resolução de problemas comportamentais do cão do dono comum, tb com uma abordagem a obedience e agility, levando ocasionalmente alguns cães a tirar o COB. Os métodos desta escola são 100% positivos.
Escolas orientadas para objectivos de competição poderão eventualmente a partir de determinada fase, exercer alguma "obrigação" em virtude das exigencias da disciplina.
Ambas treinam qualquer cão independente da raça e SRD's(cães sem raça definida).
Não conheço nenhuma especializada em pastores alemães, mas prefiro olhar para os cães como "individuos" com temperamentos e comportamentos especificos e não para as raças, pelo que penso que a especialização não será a mais valia neste caso , mas sim o perfil e experiencia do treinador em lidar com vários tipos de cães.

O melhor conselho que lhe posso dar é que observe bem o perfil e métodos dos treinador, e que se afaste se os cães não trabalharem de uma forma alegre e voluntariosa.
Petsss
Membro Veterano
Mensagens: 391
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

sexta set 22, 2006 10:43 am

Bom dia a todos!

Caro jmcochicho, é possível dizer-me as escolas a que se refere? Se preferir responder-me por PM, esteja à vontade.

Obrigada.
jmcochicho
Membro
Mensagens: 101
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

sexta set 22, 2006 12:03 pm

caro Petsss,

enviei-lhe uma PM
Petsss
Membro Veterano
Mensagens: 391
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

sexta set 22, 2006 12:18 pm

Caro jmcochicho,

Já lhe respondi.
Responder

Voltar para “Cães”