beleza versus saude

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta set 22, 2006 12:01 pm

leonildecarvalho não percebi a sua reacção. Se estivesse em desacordo consigo teria manifestado a minha opinião no tópico do outro fórum. De qualquer maneira editei a mensagem anterior. Assim poderá ler-se:
mjoaomarques Escreveu: Que me digam agora que o gato persa, se libertado será incapaz de sobreviver. Concordo plenamente! Mas temos que ver o seguinte; como já referi anteriormente, o persa é um gato de interior. Tenho a certeza de que ao fim de algumas gerações de gatos de interior, nenhum deles será capaz de sobreviver na rua. Se para um gatinho provindo de gatos de exterior seja suficiente brincar com o gato e fazê-lo trepar e saltar para que ele aprenda a caçar, pela minha experiência (ou a minha casa não fosse habitada por 7 pessoas todas elas tontas por gatos), só isso não resulta, para os "palermas" que provêm de muitas gerações de gatos de casa.
Onde antes se lia
mjoaomarques Escreveu: Que me digam agora que o gato persa, se libertado será incapaz de sobreviver. Concordo plenamente! Mas temos que ver o seguinte; como já referi anteriormente, o persa é um gato de interior. Tenho a certeza de que ao fim de algumas gerações de gatos de interior, nenhum deles será capaz de sobreviver na rua. Por acaso, noutro fórum, vi a leonildecarvalho aconselhar um forista a brincar com o gato e fazê-lo trepar e saltar para que ele soubesse caçar. Pela minha experiência (ou a minha casa não fosse habitada por 7 pessoas todas elas tontas por gatos), só isso não resulta, para os "palermas" que provêm de muitas gerações de gatos de casa.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta set 22, 2006 12:51 pm

1brasileira Escreveu:
Desculpe mas vc não me convenceu...

Eu não disse que todos os persas tem problemas de saúde, mas, muitos dos que tem problemas, tem em virtude das modificações próprias da raça não é?
...
Não, esses problemas (suponho que se esteja a referir aos dos post acima) não têm nada a ver com a raça. Sendo causados devido a mutação de gene (ou genes) poderão surgir em qualquer gato. Agora o facto de haver mais persas com entrópio, ou com dificuldade em respirar, ou displasia da anca, ou... deve-se a que o persa é uma raça da moda já há décadas e têm-se usado animais com estes defeitos na criação.
LuMaria Escreveu: Aliás a noção que tenho de um persa é a de um boneco de peluche que se move de vez em quando.
O persa é um animal activo e brincalhão. Só que é um gato sensato e que sabe perfeitamente aquilo que não lhe é permitido fazer. E acima de tudo, é muito paciente.

Agora quanto à evolução das raças, se não houvesse mercado para siameses tão estilizados ou persas tão cabeçudos, concerteza que a mudança não teria sido tão grande em tão pouco tempo. Se uma raça evolui para determinadas características é porque a preferência é para essas características. Quantas dezenas de raças de cães não existem? E todas elas partindo apenas de uma espécie, o lobo!
Maria João
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

segunda set 25, 2006 2:36 am

Boa Noite

Uma ex-colega minha tem gatas persas (provavelmente sem documentos) com os quais faz criação só para ganhar dinheiro...
As gatas dela são autenticas parideiras, ela tem sempre ninhadas disponíveis...
Não sei até que ponto é que as gatas são puras pois só uma vez é que houve problemas com o parto.
A minha ex-colega arranja sempre machos para lhe cobrirem as gatas e uma vez uma das gatas não conseguiu parir acabando os bebés por morrer dentro da barriga.
A gata andava prostrada, não comia e a sra criadeira nada de a levar ao vet.
Quando a levou à clinica a infecção estava de tal forma que a gata teve de tirar utero e ovarios.
Como a gata já não servia para criação ela andou a impingir a gata dizendo que "pois já tenho muitas gatas em casa e esta se não arranjar dono, vai para la para a terra...".

La convenci um amigo a ficar com a gata e desde então tem sido só problemas: limpar os olhos duas a três vezes por dia porque as remelas são constantes, a gata é bastante imunodeprimida (apesar de os testes fiv e felv terem dado todos negativos) e está sempre com o nariz entupido e aquele nariz achatado é pessimo para se conseguir lavar com soro ou fazer inalações de corticos.
Depois teve de a habituar a um biberão de roedores pois cada vez que ia beber água vinha como focinho a pingar e ficava com mau aspecto e um cheiro estranho apesar de ele limpar.
E apesar das escovadelas diárias é um problema com as bolas de pelo, é quase pasta de malte dia sim-dia sim.

Não nego que a gata é puro mel e muito bonita, mas é uma raça que não me seduz talvez por ser muito pastelona.
O meu amigo já sabia o que ia enfrentar quando ficou com a gata, mas é uma raça que para se manter em boas condições dá muito trabalho a quem a tem.
A gata está feliz e muitissimo bem tratada, mas a namorada do meu amigo já se teve de habituar que todos os dias existe algo que ele chama carinhosamente de "Hora da Isa", mas que normalmente é bem mais do que uma hora e às vezes é varias vezes por dia!!

Cumprimentos
Beatriz
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

segunda set 25, 2006 6:22 pm

Agora o facto de haver mais persas com entrópio, ou com dificuldade em respirar, ou displasia da anca, ou... deve-se a que o persa é uma raça da moda já há décadas e têm-se usado animais com estes defeitos na criação.
Eu nunca vi gatos vira-latas ou de outras raças com dificuldade para respirar ou lacrimejando por causa do formato do focinho :o

Pode até ser da moda, mas a quantidade de vira-latas, siameses e mestiços de siameses que existem é muito maior e não tem esses problemas.
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
mjoaomarques
Membro Veterano

segunda set 25, 2006 8:54 pm

1brasileira Escreveu: Eu nunca vi gatos vira-latas ou de outras raças com dificuldade para respirar ou lacrimejando por causa do formato do focinho

Pode até ser da moda, mas a quantidade de vira-latas, siameses e mestiços de siameses que existem é muito maior e não tem esses problemas.
Eu também nunca vi persas com dificuldade em respirar. No entanto fala-se tanto da dificuldade dos persas em respirar que suponho que efectivamente deve haver bastantes com esse problema. O que eu digo é que tal não acontece pelo formato do focinho do persa pois nesse caso todos os persas teriam dificuldade em respirar. No entanto já tive um siamês (puro) e um "vira-lata" com dificuldades em respirar. A causa era sofrerem de cardiomiopatia dilatada e ambos morreram novos. Daí a minha idéia (que poderá estar errada e por isso será melhor esperar pelo esclarecimento da Uaimori) que a dificuldade respiratória estará associada a doença. Ora se esta fôr genética e se os criadores utilizarem esses animais na criação então é claro que passadas poucas gerações o nº de gatos com dificuldades respiratórias é bem grande. Mas, repetindo-me, tal não tem nada a ver com o formato do focinho. E o mesmo se passará com os outros exemplos mencionados.
Na rua, os gatos que tenham dificuldades respiratórias nunca serão dominantes e por isso, nunca serão escolhidos como reprodutores. Logo nunca haverá grande nº de animais com problemas.
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Gatos”