sexta set 22, 2006 12:53 pm
boas,
eu também tive problemas do mesmo género com um cão que escolhi para meu companheiro, a reacção dele em relação a pessoas era uma mistura de medo e agressividade...
depois de imenso esforço, treinos, escolas, passeios em que era eu que ia á trela, cheguei á conclusão que o Maxxe é um cão algo inseguro mas que tem um enorme instinto de guarda em relação aos donos, dai o estar em permanente contacto comigo, stressava-o!
o que me levou a concluir isto é que aquele comportamento desconfiado e algo agressivo para com as pessoas no geral, não se mantinha se nós ´não estivessemos presentes, não sendo um cão muito amistoso não tinha ai um comportamento problemático.
com o correr do tempo e bastante treino foi ganhando confiança em si próprio e acalmando, mas será sempre um animal que comigo presente pode trazer problemas.
agora tem 3 anos e é sociável o suficiente para até ir a mostra caninas, vive feliz no campo e não comigo no escritório como eu tinha idealizado, onde corre brinca e guarda.
concluindo, cada cão é diferente e para além dos treinos e da sociabilização que lhes porporcionamos, também a nossa espectativa e desejos podem ter que ser adaptados.