Que tipo de alimentação posso dar?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Korisca
Membro
Registado: sexta set 22, 2006 6:34 pm
Localização: Gatos: Arturinho, Tora e o Xunga que estará sempre no meu coração)

sábado set 23, 2006 5:05 pm

Tenho 2 gatos, um de 6 e outro de 3 meses. O mais velho não tem qualquer problema, come de tudo o que lhe der, o mais pequeno é que é pior, só quer comer comida de lata e da minha comida, mas está sempre com problemas de intestinos. Está tão magro, que até mete pena... Mas não quer comer ração!!! Quando estou a cozinhar, é um problema muito sério... eles estavam habituados a comer da nossa comida cá de casa, agora que não dou, miam e trepam tudo à procura de comida.
Que tipo de alimentos podem comer, que não lhes faça mal. Peixe cozido, arroz, ou qualquer coisa do género?
O que lhes faz mal ao certo? A gordura da comida enlatada?
Obrigada.
Última edição por Korisca em domingo set 24, 2006 12:07 am, editado 1 vez no total.
Peter2
Membro
Registado: terça ago 29, 2006 10:41 am

sábado set 23, 2006 5:49 pm

as minhas gatas tambem eram assim ao inicio,pricipalmente a minha primeira!eu sempre lhe dei a comida das latinhas da whiskas,mas dizem que nao sao muito boas...mas um franguinho cozido nao e nada mal.mas alguem mais indicado podera responder as suas questoes! ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado set 23, 2006 6:29 pm

Se o gato se acostumou às latas, vai ser complicado a outra comida...contudo deve esforçar-se para a alteração necessária...

Pode dar peixe cozido, do branco. Nunca peixes azuis. O peixe contém muito fósforo o que acaba por ser prejudicial ao trato urinário dos felinos que é extremamente frágil. Dar, sim mas, tipo um miminho semanal e não diariamente!

Para o desacostumar aos enlatados, coza peitos de frango, aproveite a água para salpicar a ração seca (granulado) e desfie o frango, misturando-o na dita ração ;) . Não lhe dê mais nada. Ele irá perceber que, ou aquilo, ou nada!

Quando der peixe, retire as espinhas e desfie para o granulado, tal como se faz com o frango.

Os enlatados contêm muita gordura que acaba por fazer mal aos intestinos do animal!

Para que não peça da vossa comida, quando for hora da vossa refeição, encerre-o noutra parte da casa.

Os donos é que impõem as regras e não ao contrário. Isto se quiser ter um gato saudável, claro!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Korisca
Membro

sábado set 23, 2006 6:41 pm

Obrigada pela vossa atenção!
Frango já é bem melhor do que ração seca, ao menos já cheira a comida!!! ;)
Sei quem é que vai ficar muito grato com esta informação pelo franguinho! lol
Cump a todos
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

sábado set 23, 2006 8:13 pm

Melhor do que ração seca, não será concerteza...é apenas uma forma de o enganar para ele associe o frango à ração seca...não lhe dê exclusivamente frango ou peixe, a ração seca é a melhor forma de os manter verdadeiramente saudaveis e, se tiver possibilidades, opte por uma boa marca de ração...
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado set 23, 2006 9:49 pm

Korisca Escreveu: Obrigada pela vossa atenção!
Frango já é bem melhor do que ração seca, ao menos já cheira a comida!!! ;)
Sei quem é que vai ficar muito grato com esta informação pelo franguinho! lol
Cump a todos
Espero que tenha percebido o que expliquei!
É que me dá a impressão que lhe vai dar só o frango e ou só o peixe e não foi isso que escrevi... ;)
leonildecarvalho Escreveu:
Para o desacostumar aos enlatados, coza peitos de frango, aproveite a água para salpicar a ração seca (granulado) e desfie o frango, misturando-o na dita ração ;)

Quando der peixe, retire as espinhas e desfie para o granulado, tal como se faz com o frango.

Leo
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Korisca
Membro

sábado set 23, 2006 10:54 pm

Desculpem se me expressei mal! :roll:
Já lhes preparei uma nova refeição, claro que as coisas funcionaram de outra maneira :D , porque até aqui, desde que lhes tinha tirado a comida de lata, a única coisa que tinha conseguido era ter em casa 2 gatunos que nos andavam a roubar as refeições!!! :evil:
Não lhes dei só frango, misturei frango cozido (sem pele), desfiado, na ração seca. Comeram com muito mais entusiasmo, espero que continue assim, não suporto ver o Arturinho tão magro e sempre com problemas de intestinos.
Obrigada
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

sábado set 23, 2006 11:05 pm

Não se esqueça de cozinhar o frango somente em água, sem sal ou outros condimentos... Já agora que ração é que lhes dá?
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado set 23, 2006 11:20 pm

F_Maia Escreveu: Não se esqueça de cozinhar o frango somente em água, sem sal ou outros condimentos... (...)
Ora bem, pois... e...já agora... aproveito a dar mais uma recomendação que me parece que ainda falta...que é:

*Cuidado não lhe dê os cozinhados aquando ainda quentes* :p :roll: :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Korisca
Membro

sábado set 23, 2006 11:38 pm

A raçao que me recomendaram e que lhes estou a dar é Purina de frango.
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

domingo set 24, 2006 1:46 pm

Dou-lhe um conselho, experimente outra ração por exemplo Royal Canin para gatos bebés. Vai notar a diferença. Os meus gatos também não gostavam da ração da Purina, pode ser o caso dos seus.
Korisca
Membro

sábado out 07, 2006 11:18 pm

Tenho seguido os vossos conselhos à risca, de adicionar frango desfiado à ração seca, no frigorífico há sempre frango cozido, nem eles me perdoariam se assim não fosse, são os primeiros a comer cá em casa!
Mas os problemas das diarreias/fezes moles no Arturinho continuam. Fui ao vet, ele disse-me para continuar a dar-lhe 50% ração Royal Canin (intestinal) + 50% ração normal, mas apenas por mais uns dias, pois como era uma ração de dieta se continuasse a fazer essa alimentação muito tempo, não iria crescer/engordar.
O problema é quando paro de lhe dar essa ração, volta tudo ao mesmo, já não sei mais o que fazer.
Há dias vi-o a comer ervas no quintal, será este o problema dele? Como faço para evitar isto?
Está desparasitado.
O outro gato faz a mesma alimentação e nunca teve qualquer problema.
O meu desespero maior, é que no meio destas crises, ele borra-me a casa toda… Há alturas que sabe o sitio certo para ir fazer as suas necessidades, noutras alturas, pimba, atrás da planta, atrás do móvel da tv…. :evil: Será que não se aguenta ou é preguiçoso??? :cry: Já pincelei esses locais com vinagre, nada… Ai se eu descubro que isto é preguiça!!!! :x
Continua muito vivo, brincalhão e mimoso…
Já não sei o que fazer!!! :cry:
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado out 07, 2006 11:43 pm

Korisca Escreveu: , ele disse-me para continuar a dar-lhe 50% ração Royal Canin (intestinal) + 50% ração normal,
Que ração normal? :?

Esse gatinho está a precisar duma boa ração. Pare com a Purina. Compre só a da Royal Canin ou outra boa marca mas nada das de supermercado.
A Purina One nem é má de todo mas... nada como as das boas marcas, especialmente no caso do seu gato!

Ele purga-se (come ervas) como qualquer outro gato para ajudar na expulsão das bolas de pelo. Contudo, a haverem diarreias... pode muito bem ser das ervas se for em excesso! Especialmente se for relva ou grama!

Porque não confina esse gatinho à casa por uns tempos até estar restabelecido?

Cuidado com plantas que tenha em casa e ou até no jardim! Muitas são nocivas e podem estar na origem do problema!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

segunda out 09, 2006 8:47 am

Bom dia

Se ele continua a ir à pedra e só por vezes faz fora é porque nessas vezes ele não consegue mesmo aguentar-se!

O Vet não mandou fazer exames :o ? Uma diarreira tão prolongada pode ser alimentar mas também pode ter outras causas e algumas dessas potenciais causas podem ser fatais; para além de que a diarreia, só por si, já é bastante prejudicial a um gatinho tão pequeno

O meu conselho é que volte ao vet e peça um exame mais completo, que inclua análises. E, se achar necessário, procure uma 2ª opinião

As melhoras
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Korisca
Membro

segunda out 09, 2006 9:00 pm

Não posso precisar ao certo a idade dos meus gatos porque como já referi, quando os adoptei, eles estavam semi abandonados. O Arturinho veio cá para casa no início de Agosto, cabia perfeitamente na minha mão, mas já sabia comer sozinho. Cálculo que nessa altura tivesse 5/6 semanas, o que faz com que ele tenha hoje 4 mesitos! :lol:
Hoje foi à loja de animais, ia comprar ração Royal Canim, mas estava esgotada :roll: , só amanhã, e como não havia nenhuma em casa :evil: , acabei por trazer Purina PRO PLAN 8) . Vou ver se faz alguma diferença, caso contrário, vet com ele :x e vou pedir para que lhe faça análises.
Contudo isto, já da outra vez que fomos ao vet, ele disse que o Arturinho não estava muito magro, tinha um peso razoável, e desde que lhe retirei a comida de lata, ele está muito melhor, está a ganhar peso, apesar de tudo.:p
Não entendo... :roll: :roll: :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”