Veterinários

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo set 24, 2006 11:43 am

De uma maneira geral, as pessoas não se coibem de atribuir juizos de valor a um grande número de profissões liberais: “é um bom médico”; aquele advogado é uma nódoa”; “o veterinário fulano é um explorador”... e por aí fora.
Haverá alguém que não tenha já arriscado qualificar o dr. X ou cruxificar o dr. Y?
Desde já, devo dizer que não sou veterinário nem estou ligado a qualquer familiar ou amigo que o seja. Mas assisto sistematicamente a estas apreciações, sempre empíricas e levianas, de pessoas que, antes de difamar ou eleger, deviam olhar por si abaixo e fazer primeiro uma tentativa de se avaliarem a si próprias, quanto mais não seja, sob o ponto de vista profissional.
Em Portugal isto é típico. Noutros países e noutras culturas não sei. Mas em Portugal toda a gente sabe de tudo e manda bocas nas áreas mais diversas: na Medicina, no Direito, na Arquitectura, etc. e, claro, em relação aos respectivos técnicos.

Muitos técnicos adquirem a fama, boa ou má, através destes ditos que se vão espalhando de boca em boca. Só ao fim de muito tempo é que alguns adquirem um estatuto mais ou menos estável em função de resultados visíveis. Mas é como trabalhar numa corda bamba. Ao mínimo deslize e lá vêm as más-línguas a cruxificar o infeliz, que para se levantar às vezes é o cabo dos trabalhos.
Os médicos talvez sejam os mais atreitos a estes imponderáveis porque é a vida das pessoas que está em jogo. Não pode haver falhas. Ninguém lhes perdoa.
Os veterinários também são muito vulneráveis.

Eu já visito o meu veterinário há sete anos, que é a idade dos meus lingrinhas. Durante todo este tempo, em certos momentos, terei tido algumas dúvidas ou mesmo alguma razão de queixa em relação a um ou outro pormenor que, provavelmente, nem para exemplificar valerá a pena descrever aqui. É muito natural que outras pessoas, no meu lugar, tivessem avolumado o problema e até deixado de o consultar. Eu não o fiz, muito longe disso, e continuo a depositar nele a confiança que JULGO que me merece.
Confiança absoluta? Claro que não.
Mas a suficiente: nem para não o difamar nem para o eleger como o melhor da terra dele.

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo set 24, 2006 12:03 pm

A questão dos veterinários (como dos médicos) passa muitas vezes com o sucesso ou insucesso que tiveram na resolução dos nossos casos particulares. Aqui manda muitas vezes mais a emoção do que a razão, o que de certo modo é compreensível. Se curou a doença ao meu cão é bom (não importa que não tenha curado o cão do vizinho...), se não teve sucesso não presta... É o egoismo da nossa espécie a falar mais alto que a razão.

Eu por norma não classifico a competência das pessoas em áreas que não domino, e se dominasse a veterinária seria o veterinário dos meus próprios cães... Daí que procure num veterinário: equipamento de diagnóstico; interesse pelos animais; disponibilidade para uma emergência; empatia pessoal. Tudo isto junto leva normalmente à amizade e à confiança mútuas, até ao grau de razoabilidade em que é possível confiar-se em alguém...

Confiança num vet também pode ser a certeza de que, num caso mais bicudo, ele não hesitará em recomendar-nos um colega mais qualificado para o resolver.

Cumprimentos

José Carlos
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 24, 2006 4:07 pm

eu partilho a dúvida metódica. até agora, só 2 ou 3 vets me inspiram muita confiança. tb. tenho muitas razões de queixa. este onde vou, deixa-me muito a desejar. não tanto pela sua eficácia, mas pelas bocas que manda. não tenho grandes razões de queixa no modo como trata os animais, mas faz diagnósticos com demasiada leviandade para o meu gosto. o pior, é que é o mais competente cá do burgo.
anjjazul
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

domingo set 24, 2006 5:19 pm

Nunca tive razões de queixa dos meus veterinários, mas a verdade é que sempre tive mais do que um em simultâneo (em locais diferentes) para o caso de haver necessidade de segundas opiniões :p

Mas dos que sempre me inspiraram confiança um já se reformou, o outro virou-se definitivamente pro Estado e no consultório agora só está a mulher, e ela não consigo gostar tanto como dele... o outro está longe, em Espanha, mas nesse até a minha vida poria nas suas mãos, por tudo o que já fez pelos meus cães e por outros que conheço... não é o Super Vet, mas é um homem no mínimo ponderado, não gosta de fazer as coisas "sem pensar", e apresenta um ar "especial", cativante (como profissional, calma) e gosto muito dele...

O meu veterinário actual também é 5 estrelas, principalmente porque há alguns aspectos na saúde de um animal, principalmente específicos de uma raça, em que a técnica é necessária, mas a experiência conta muito, e ele sabe por isso ouvir-me e em vez de ser ele a "mandar" e eu a obedecer, preferimos em alguns casos funcionar em equipa ;)
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

domingo set 24, 2006 8:43 pm

Bem como já disse aqui uma vez estou a viver temporariamente numa cidade que pertençe ao Texas ,de America não tem nada aqui é mais Mexico que outra coisa ,até falar falamos mais espanhol que ingles .Quero dizer com isso que cães soltos pela rua é uma coisa por demais isso não se vê noutras cidades que eu já morei. Então eu penso que o vet da Tuga nao dá muita atençao devido á população aqui não ter muito zelo com os animais .Ele é do tipo aparta o pêlo e da a vacina mais nada, não olha nem para o fuçinho da bicha ,devido a isso não é um vet que eu va aconcelhar a alguem. Não ponho em causa o seu profisionalismo visto nao ter graças a Deus oportunidade de ver se era bom ou mau a diagnosticar os animais ,mas um pouco de simpatia ,atençao nunca fez mal a ninguem. :D
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

domingo set 24, 2006 8:46 pm

Credo mulher, e eu a pensar que estávamos mal em Portugal! :roll:

Ainda vais levar muito tempo a "salvares-te" e à tua cadela e fazeres as malinhas pra regressar à terra lusa???
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

domingo set 24, 2006 8:57 pm

Isto de imigração, anda a passo de tartaruga ,no mês de Novembro irei saber se faço as malinhas ou não .Beijinhos NOKas ,mas olha que esta cidade é um aparte porque ja estive noutros estados e nada se compara . :|
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda set 25, 2006 5:05 pm

Boa tarde,

Eu pertenço ao grupo dos que opinam sobre os vets. Mas, tenho a pretensão de pensar que não o faço de modo egoista, ou pelo preço que me leva pela consulta.

Estou como alguns foristas, conheço alguns que fazem diagnósticos com demasiada leviandade, conheço outros q têm medo de cães, e ainda outros que olham demais para o relógio.

Mas, conheço também excelentes profissionais, que numa ocasião ou outra podem ter errado com os meus cães, mas que na generalidade são excelentes.

Cumprimentos,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda set 25, 2006 7:03 pm

Eu de certa forma sei ver se estou perante um bom veterinário ou um mau veterinário...posso enganar-me. Mas até agora partindo de alguns comportamentos típicos, mais tarde ou mais cedo verifico isso mesmo; não é um bom profissional. Eu claro que me defendo, procuro um bom veterinário. Eu e qualquer pessoa procura um bom profissional em qualquer actividade, em especial se está em causa sua saúde e a dos meus animais. Afinal tenho uma série de predicados que são a minha rotina diária em volta de cuidados de saúde...não é com ânimo leve, que vejo um veterinário a fazer asneira.
Eu tive já uma situação que me pareceu extremamente desagradável é óbvio que o chamei à atenção, e fui chamar um colega deste veterinário na mesma clínica... ele viu o que se tinha passado e rapidamente tentou remediar a asneira tremenda que o primeiro fez, nem ele "e foi nítido que não gostou do que viu"... pediu-me desculpa por este "pequeno engano". A situação ficou por isso mesmo e ele garantiu que ia falar com o colega...que entretanto, havia saído da sala.

Claro que não irei dizer qual foi o veterinário nem que clínica foi passado o episódio...isto porque acho que não devo fazer. Não me sinto bem fazer isso. Espero claro que o veterinário ganhe juízo.:roll:

Eu considero que nunca devemos perder a capacidade de indignação, perante a incompetência em especial se esta está relacionada com a saúde.
É claro que quanto mais "importante" é a actividade maior é a formação e a responsabilidade, quem não quer essa responsabilidade não vai para profissões que a exijam essas responsabilidades. Em todas as profissões existem bons e maus profissionais em todas elas existem reclamações...é natural.
Agora resta saber se quem faz determinadas denúncias nos fóruns está a ser verdadeiro ou não. E eu tenho enormes dúvidas em algumas situações. E essas denúncias devem ter um peso relativo, jamais se poderá crer em certas notícias.
<p>susana</p>
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

terça set 26, 2006 12:21 am

Pois eu, opino, e vou continuar a opinar (leia-se dizer mal") de vets que erram SEMPRE, que inventam histórias mirambolantes qd. não fazem ideia do que se passa, que injectam cortisona a torto e a dtº (remediosinho milagroso), e ainda dos que apesar de nome, não sabem nada....mandam umas bocas e até escrevem em revistas coisas que não lembram a Cristo, e que ainda por cima, arranjam maneira de os animais se manterem doentes.....

Sim....e eu conheço quem tenha passado por todos estes casos, sem se terem dado conta do que estava a acontecer!!!! :o

Agora, se erram um ou outra vez???? A quem não acontece???? Não é por isso que deixam de ser bons vets....

O que acontece comigo, é que tenho vets em quem confio mais para certo tipo de problemas....
-Um para vacinas
- Um para ossos
- Um para ecos
etc.....

Mas o que admiro mais num vet (como por ex. aquele onde vou às vacinas e consultas anuais) é que .....quando não sabe, não inventa!
Quando é preciso, diz que não está à vontade nessa área e envia a outro colega que esteja....e se for preciso, tb. pede opinião nas áreas em que estou mais à vontade....
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça set 26, 2006 7:47 am

Pois eu então confio a 100% no vet das minhas meninas, é o mesmo há mais de 20 anos, confio nele para dar desde as vacinas a qualquer outra coisa mais complicada.
É que ao contrário de muitos vets de que eu ouço falar o meu não complica, descomplica ;) e quando não é para ele não se põe a inventar, manda para quem percebe mais do assunto que ele.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça set 26, 2006 8:19 am

Eu confio plenamente no vet dos meus canitos.
Até ao momento só me deu problemas de grande profissionalismo e competencia. ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado set 30, 2006 3:58 pm

Eu concordo com a mosquito01... :lol: Na verdade existem vet que vivem com a cortisona no bolso.;)
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Cães”