Muito, muiiito preocupada - ajuda, por favor

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

segunda fev 24, 2003 9:09 am

Bom dia a todos e obrigada pelas respostas.
É reconfortante sabermos que não estamos sozinhos :)
Bom, a amiga que me deu a Lolita disse que a foi buscar a Mem Martins, mas eu acho que ela veio do Entroncamento...
Segundo a Drª Rosa está com o cio, sim senhores, se bem que a senhora diga que esta precocidade não é muito comum.
Comentei também que umas 2 semanas após o reforço das vacinas, que foi em Janeiro, a Lolita deu um grande "pulo" : cresceu imenso, ganhou peso e maminhas :oops:
Quando disse isso, a vet ficou muito séria e foi apalpar-lhe as maminhas (não conseguiu muito bem, porque a Lolita não estava para amores) e ficou "doida", porque a Lolita tem as maminhas enquistadas com leite do 1º cio! Estão baralhadas? Pensam que estou louca? É normal...
A Lolita já teve um 1º cio e segundo a vet, geram leite que depois é normalmente absorvido (não sei se estou a utilizar o termo corrcto) pelo organismo.
Nalgumas gatas isso não acontece, e o leite enquista nas maminhas, se bem que a vet diz que a Lolita parece uma gata mais velha a tomar a pílula a há muito tempo :(
A senhora estava completamente "banzada", dizia que nunca tinha visto nada numa gata tão pequena e que felizmente eu já tinha pensado na esterilização, pois gatas assim são sérias candidatas a cancro mamário :(
Lembrei-me eu então que realmente no mês passado, ela teve umas 2 noites que não se queria deitar e andava aos saltinhos por debaixo da janela a fazer "meurrrrrrrrr", mas quer dizer, eu não ía imaginar que a minha gatinha de 3 meses estava com cio, não é? Pois, mas estava :oops:
Para além disso, na 5ª fª à noite, vi que tinha o olho esquerdo um pouquinho vermelho, e não imaginam como o tinha na 6ª : o olhinho até parecia que estava saído da órbita, com um véu branco á frente e ela estava muito murchinha :cry:
A vet esteve a examiná-la muito bem, com aquela luzinha dos olhos e tudo, diz que a púpila reage à luz e ao movimento, mas que tem um derrame enorme, maior do que o que o Prestige fez, que possivelmente nas correrias foi de encontro a alguma coisa :( o que é perfeitamente normal, pois já tínhamos dito por brincadeira que ela precisava de um capacete...
No Sábado, começou logo a ser medicada e a única diferença, é que à noite, o olhinho brilha de forma diferente, ainda tem uma espécie de névoa branca, mas já fizemos experiências e definitivamente, ela vê com ele.
Hoje vou à vet outra vez, vamos lá a ver...
Mas já está toda fresca.
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

segunda fev 24, 2003 10:07 am

Tem certeza que a pessoa que lhe deu a gatinha não mentiu na idade?A vet viu-lhe os dentes? Ela já mudou os caninos? É que há sempre a hipotese de embora pequenina a peludita ser mais velhinha uns mesitos ;)
bjs
f
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

segunda fev 24, 2003 10:31 am

Quanto à precocidade do primeiro cio, li num livro que as gatas de pêlo curto têm tendência a ser precoces... É o caso?
vcruz
Membro Veterano

segunda fev 24, 2003 11:50 am

Respondendo a Fabriro e à Carla : ela é de pelo curto sim, é uma maria do telhado :)
Mas deve ter mesmo 4 meses, porque quem ma deu, foi buscá-la a casa de uma senhora que lhe disse que ela não tinha ainda um mês.
Foi para minha casa a 7 de Novembro à noite e a 9 foi à vet.
Quando a desembrulhei, a Drª Rosa pensou que eu a tinha encontrado, de tão pequena que era, mas visto que ela estava com a mamã tinha sido tirada cedo de mais, o que não era nada bom.
Fez-lhe uma observação pormenorizada, quase que a virou do avesso :lol: , a pobrezinha só fazia immmm, immmm...
Confirmou de imediato que era muito novazinha, porque quase não tinha dentes e aconselhou leitinho para bebés Royal Canin, que tinha uma amostra de ração para bebé.
Sugeriu para que ao fim de 1 semana + ou - começar a dar-lhe molhada.
Foi um filme, porque ela nem sabia mamar muito bem, tinha de lhe apertar a tetina para o leite escorrer e quando embirrava que não queria mais, meus amigos, não adiantava!
Depois, não conseguia comer a ração, cheirava, cheirava, mordiscava, aquilo caia-lhe tudo da boca abaixo, um drama.
Quando estávamos a andar, se ela estivesse por detrás do nosso calcanhar ao levantar lhe tocasse, caía logo, coitada, tínhamos de andar a arrastar os pés, parecíamos um bando de atrasadinhos :lol:
Mas olhem, cresceu, acho que até depressa demais, pelos vistos, come bem, bebe muita águinha, é super brincalhona, muito docinha, se bem que também muito temperamental e até se porta bem na rua!
É tão brincalhona, tão brincalhona, que desata a fugir de nós para se esconder, mas a olhar para trás, estão a ver a coisa, não é? TARUZ; CRÁZ; PÓIM, lá vai olho! :o
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

segunda fev 24, 2003 11:54 am

Estou baralhada!
Se a gatinha já tomou a pílula é porque não é tão pequenina como pensava! :o

De qualquer maneira tem uma senhorita em casa!
:lol:

As melhoras do olhinho! :(

Fico a aguardar notícias!
vcruz
Membro Veterano

segunda fev 24, 2003 1:18 pm

Não, não Terry, não me devo ter feito explicar :oops:
Ela nunca tomou a pílula, a vet é que disse que as maminhas dela apresentam-se como as de uma gata mais velha a tomar a pílula já há algum tempo!
Está a tomar o Brufen pediátrico e como ela é novinha, pensa que vai desinflamar/desenquistar a 'tadinha.
A Dª Rosa até lhe custa a acreditar como é que ela não tem dores :o
Isto faz-me alguma confusão, porque ela tem maminhas grandinhas, mas não lhe noto nada encaroçado, ou duro...
Quanto a ter uma senhorinha em casa, bom... eu não sabia que as senhorinhas se atiravam ao papel higiénico e que o comiam, que se atiravam às toalhas da casa de banho, que comem dedinhos dos pés, que se escondem a espreitar-nos atrás dos vasos - mas cada qual tem a senhorinha que merece :lol: :lol:
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

segunda fev 24, 2003 9:45 pm

Os senhoritos também se comportam assim! ;)
Pelo menos o Mixteco....

Sabes, a Inca quando foi esterilizada também lhe detectaram quistos nas maminhas... :?
Felizmente foi operada a tempo.... os quistos foram removidos e o Vet disse que não deveriam existir sequelas! :)

Com a tua senhorita também vai correr tudo bem....

Boa sorte e as melhoras!

PS-> Acho que ela e o Mixteco se iam entender às mil maravilhas... pelo menos as tolices são idênticas! :lol: ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda fev 24, 2003 9:55 pm

No Sábado, começou logo a ser medicada e a única diferença, é que à noite, o olhinho brilha de forma diferente, ainda tem uma espécie de névoa branca, mas já fizemos experiências e definitivamente, ela vê com ele.
a rita levou uma patada e ficou com uma úlcera. também lhe apareceu uma mancha branca e até uma vermelha de sangue :o :o :o ia-me passando. afinal era normal. era a úlcera a cicatrizar :D :D :D também me apareceu aqui uma gata a quem não dava mais de 3 meses, afinal já tinha cinco. a vet disse que ela poderia estar com o cio. mas parece que não. a nova dona mandou-a logo esterelizar antes de a levar para casa.
vcruz
Membro Veterano

terça fev 25, 2003 9:01 am

Bom dia a todos,
o olho da Lolita está muito melhor, disse-me a vet. que desconfiou que ela tinha descolado a retina, tal não era o aspecto que ele tinha, só que não me quis dizer na 6ª fª, para não me pôr pior do que eu já estava.
Aliás ela disse que não sabia quem estava pior, se eu ou a gatinha, não sei porque é que ela disse isso... :oops: :oops:
Quanto às maminhas, disse que só uma é que ainda está inflamada, o que é óptimo visto que só levava 2 dias e meio de tratamento e perspectiva recuperação completa.
A safadinha está óptima : come o habitual, faz as diatribes habituais, vai de encontro àa coisas como habitualmente.
Só fez 2 coisas novas : no Domingo abraçou-se à gaiola dos periquitos e ontem à noite atirou-a ao chão :evil:
Ah, e já aprendeu a abrir as portas da parte de dentro : quando as portas estão encostadas, ela empurra-as e abre-as, claro.
Ontem, aprendeu a, com a patinha, puxar a porta para dentro e abri-la.
Mais uma conquista, mais uma dor de cabeça para nós ;)
Obrigada a todos pelo apoio, foram óptimos/as :)
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

terça fev 25, 2003 9:30 am

vcruz Escreveu: Quanto a ter uma senhorinha em casa, bom... eu não sabia que as senhorinhas se atiravam ao papel higiénico e que o comiam, que se atiravam às toalhas da casa de banho, que comem dedinhos dos pés,
:D :D :D

Ai meu deus, essa senhorita atrevida

;) ;)

As melhoras p/a Lolita
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”