HAbitos, etc...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

XtremeZ
Membro Veterano
Registado: segunda ago 21, 2006 9:55 pm

domingo set 24, 2006 7:30 pm

Boas...

Estou prestes ter um gato ou uma gata e nao sei bem o que e que ela precisa.. :?

So sei que eles tem a sua caixa de areia, etc.. mas nao sei os habitos dos gatos nem nada.. :oops:

Sera que me podem ajudar a aprender sobre eles?? :roll:

Fiko a espera de respostas...

Obrigado :)
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
<strong>Laura Conti</strong></p>
ocpinto
Membro
Registado: terça ago 01, 2006 3:11 pm

domingo set 24, 2006 9:21 pm

:) Olá,

O gatito é adulto ou pequeno?

Primeiro, seria bom levá-lo ao vet para ver o estado de saúde, vacinas, desparasitação, etc.
Alimentação, tb se pode aconselhar com o vet, o melhor é comida seca adaptada à idade do gato, vitaminas ...

Ao pé do comedouro deve ter sp água (há comedouros com 2 recipientes juntos pr este efeito), a caixa de areia deve estar longe do comedouro, a areia deve ser limpa com regularidade pr evitar q o gato se suje e maus cheiros (o gato tb não gosta q a caixa cheire a urina e fezes).

Cortar a pontinha das unhas(o melhor é pedir ao vet q o faça)
Pode dar-lhe banho( não se o gato for bébé), com shampo próprio para gatos

Qdo for ao vet faça uma lista das perguntas, assim não se esquece.

E o mais importante muito carinho e ateção ao seu novo amiguinho,
qdo ele(a) for para casa é normal miarem (principalmente à noite), tenha paciência dê tempo à sua adaptação, dps deixa de se sentir estranho na nova casa.

Dê noticias, ok?
Boas vindas ao seu bichano ;)
Boa sorte e tudo de bom,
ocpinto
ocpinto
Membro
Registado: terça ago 01, 2006 3:11 pm

domingo set 24, 2006 9:22 pm

:roll: ;)
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

segunda set 25, 2006 10:20 am

Antes de mais, seja bem-vindo ao mundo dos felinos!

Existem muitos e muitos tópicos pelo fórum a falar sobre os gatos e onde poderá aprender imenso sobre eles, é só uma questão de pesquisar...Alguns conselhos básicos são precisamente aqueles que a ocpinto lhe deu e mais alguns que lhe deixo aqui:

- Não lhe dê leite do "nosso" ou do que existe para gatos nos supermercados, do tipo Whiskas e afins; no caso de ser um gato bébé, leia o sticky feito pela leonildecarvalho, vai lá encontrar conselhos muito uteis sobre alimentação de gatos bébés;

- No caso de adoptar um gato bébé, evite tirá-lo da mãe antes dos 2 meses, pois até essa idade eles ainda são bastante dependentes da mesma;

- Volto a referir os conselhos da ocpinto: ter sempre água fresca à disposição e ração seca apropriada à idade do gato (evite dar enlatados ou comida da nossa; se der enlatados faça-o apenas como um miminho e pouco por dia: a comida de lata para um gato pode dar perfeitamente para 5 dias, desde que devidamente acondicionada num frasco e não na lata para evitar intoxicações), ter sempre areão para gato numa caixa afastada da zona da alimentação (tirar os cócós todos os dias e mudar a areia por completo no minimo 1x por semana, dependendo o numero de gatos e estado da areia), dar muita atenção, amor e carinho pois só assim ele retribuirá mas sempre respeitando o espaço dele, ou seja, se ele não quiser a sua companhia não obrigue a tal, ele saberá procurá-lo quando quiser;

- Leve-o ao veterinário para ser desparasitado e vacinado, para além de verificar o estado de saúde geral;

Mais alguma dúvida, é só perguntar! ;)
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 25, 2006 1:44 pm

ocpinto Escreveu: (...)Pode dar-lhe banho( não se o gato for bébé), com shampo próprio para gatos
(... Editado por ter lido mal. Percebí "se o gato for bebé"

Banho numa cria só mesmo em extrema necessidade, diria mesmo tipo urgência!Um banho numa cria bebé, dado por alguém sem experiência e que o animal ainda não tenha a vacinação completa, pode dar graves consequências e, em alguns casos, até mesmo a morte da cria!
Quando a cria necessitar de ser limpa, utiliza-se uma toalha turca humedecida em água morna e ou um toalhete de higiene de bebé humano e logo enxuga-se o animal. Tudo fora de correntes de ar e em ambiente de temperatura amena e estável!

Leo
Última edição por leonildecarvalho em segunda set 25, 2006 3:18 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 25, 2006 3:05 pm

Entendo desta frase algo como: Pode dar-lhe banho (excepto se o gatp for bébé), etc....
Sendo assim parece-me que o conselho de ocpinto está em perfeita consonância com o que a leonildecarvalho afirma. Daí que me parece que todas as recomendações foram optimas, incluido o conselho de não dar banho se o gato for bébé ;)

Cumps
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda set 25, 2006 3:15 pm

PauloC Escreveu:
Entendo desta frase algo como: Pode dar-lhe banho (excepto se o gatp for bébé), etc....
Sendo assim parece-me que o conselho de ocpinto está em perfeita consonância com o que a leonildecarvalho afirma. Daí que me parece que todas as recomendações foram optimas, incluido o conselho de não dar banho se o gato for bébé ;)

Cumps
:oops: :p tem toda a razão ;) é o que faz ler sem os "olicos" e sem tempo... :p mas, lá está... tenho sempre a ajuda de quem esteja sempre atento, por mim! ;) :p

Então, retiro a minha advertência aos banhos e peço desculpa à ocpinto ;) e assim sendo, todos os seus conselhos foram exímios ;) :D . Parabéns, ocpinto :D

Contudo deixo parte do post anterior para servir a quem precise de limpar um gatinho ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
XtremeZ
Membro Veterano

segunda set 25, 2006 5:31 pm

Brigado pelas boas vindas! :D

E respondendo a pergunta vao-m dar um gatinho bebe um gato bebe, mas nao sei se vai ser um rapazinho ou uma menina... eu vo ter a escolha uma data de gatitos.

Agora.. eu nao lhe posso dar banho? :? isso e que eu nao percebo.. voces fizeram ai uma grande confusao! :?

Obrigado por me tarem a ajudar :!:
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
Peter2
Membro
Registado: terça ago 29, 2006 10:41 am

segunda set 25, 2006 5:37 pm

entao e tens preferencias de sexo?
XtremeZ
Membro Veterano

segunda set 25, 2006 5:38 pm

Eu axo que preferia um gatinho :D
XtremeZ
Membro Veterano

segunda set 25, 2006 5:40 pm

Mas se for uma gatita tbem nao me importo!! :p
Peter2
Membro
Registado: terça ago 29, 2006 10:41 am

segunda set 25, 2006 5:42 pm

eu ca tenho duas pestinhas
XtremeZ
Membro Veterano

segunda set 25, 2006 5:43 pm

Duas gatitas? :p
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda set 25, 2006 6:05 pm

XtremeZ Escreveu: (...)
Agora.. eu nao lhe posso dar banho? :? isso e que eu nao percebo.. voces fizeram ai uma grande confusao! :?

Obrigado por me tarem a ajudar :!:
leonildecarvalho Escreveu:
Banho numa cria só mesmo em extrema necessidade, diria mesmo tipo urgência!Um banho numa cria bebé, dado por alguém sem experiência e que o animal ainda não tenha a vacinação completa, pode dar graves consequências e, em alguns casos, até mesmo a morte da cria!
Quando a cria necessitar de ser limpa, utiliza-se uma toalha turca humedecida em água morna e ou um toalhete de higiene de bebé humano e logo enxuga-se o animal. Tudo fora de correntes de ar e em ambiente de temperatura amena e estável!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

segunda set 25, 2006 6:07 pm

Olá, de novo boas vindas ao mundo felino, como a F_maia disse se você ir lendo os tópico daqui logo vai saber muito sobre os gatos ;)

Você pode dar banho SE O GATO JÁ TIVER TOMADO TODAS AS VACINAS, mas na minha opinião não precisa, pelo menos por enquanto ;)

Depois que o gato estiver habituado à você, você à ele e principalmente quando você se sentir preparado para dar banho aí pode fazê-lo, mas tome muito cuidado para não molhar as orelhas por que isso pode ocasionar a terrível sarna de ouvido que incomoda muito os gatos e dá um trabalhão para cuidar :roll:

Dou banho aos meus só 1 vez por mês e isso na época de calor, no frio vão ficar meses sem tomar banho e não há problema algum nisso, os gatos não transpiram como os cães e por isso não cheiram mal, eu até acho o cheirinho dos meus muito mais gostoso quando não estão com cheiro de xampu :p

Bom mesmo seria se você tivesse 2 gatinhos, a companhia felina faz muito bem para eles e quando chegam juntos não há problemas para a adaptação ;)
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
Responder

Voltar para “Gatos”