Experiências om Huskies Siberianos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
eneto
Membro Júnior
Registado: quarta jan 29, 2003 12:44 pm

quarta jan 29, 2003 2:36 pm

:)

Olá a todos!! esta é a minha primeira mensagem aki na "Arca de Noé". Tenho um casal de Husky Siberianos: o Igor, com 1 ano e a Xica, com 8 meses...são uns amores mas, principalmente a Xica, destroem tudo o que trate de jardins, terra, flores, canteiros....ela começa as "tarefas" e ele depois ajuda...alguém quer partilhar comigo experiências que tenha com esta raça???
Até breve!!!
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

terça fev 25, 2003 11:34 am

Eu também tenho um exemplar dessa bela raça. É um menino de três meses chamado Boris. Ele vive num apartamento, por isso não tem quintal para estragar, mas também é um terrorista no que diz respeito a pernas de cadeiras, de mesas e aos meus chinelos. :lol:
E depois é super engraçado porque quando eu lhe ralho, ele gosta de ter sempre a última palavra e, como o ladrar dele é um ruído assim rouco misturado com um uivo, parece que estamos os dois a falar. Em relação ao carácter deta raça, tenho lido que não é muito fácil de se ensinar, mas eu até acho que ele aprende bem, tem é muita vontade de nunca dar o braço a torcer! :p
Talvez me possas dar mais dicas acerca das fases de crescimento deles, já que os teus vão um pouco mais adiantados do que o meu.
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça fev 25, 2003 11:47 am

Aconselho-a a contactar o Clube Português de Cães Nórdicos, onde pessoas com experiência a podem aconselhar. O contacto pode ser obtido através do site do clube em http://welcome.to/NordicosPT
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça fev 25, 2003 12:27 pm

Olá Eneto

Seja bem vindo ao Fórum. A atitude dos seus cães é normal atendendo ainda serem novinhos mas revela falta de treino. Os cães têm que ser ensinados daquilo que podem fazer e do que lhes não é permitido.No seu caso eles têm que perceber que destruir o jardim , ou canteiros não lhes é permitido e isso consegue-se com treino.
Só a título de exemplo os meus cães não têm autorização de pisar a relva do jardim de casa e não é preciso por grandes vedações pois eles sabem que não têm autorização para irem para lá e por isso não vão.
Os Huskys são cães bastante independentes e um pouco teimosos mas com paciência eles aprendem.

Saudações
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

terça fev 25, 2003 1:01 pm

Na minha opinião, o facto destes cães serem de uma teimosia por vezes extrema é precisamente o que torna tão interessante o convívio e a aprendizagem constantes. Claro que os limites têm de ser impostos, e quanto mais cedo melhor, mas é natural e até saudável que o cão mantenha a sua dose de tenacidade e "casmurrice". Entristece-me o facto de muitos donos desanimarem cedo porque o cão não obedece a nada à primeira vez, apelidando-os logo de burros e confinando-os a uma vida de solidão, só lhes ligando quando lhes "despejam" a comida na vasilha, nem sendo capazes de perder um tempinho a lançar um brinquedo para o cão ir buscar. Talvez este tipo de donos preferisse um autómato e não um cão real. É que, como todos os seres, há um tempo de aprendizagem que, até ser ultrapassado, não vale a pena! Muitas vezes nesta fase os cães fazem coisas de dar em doido! :o (Eu que o diga!), mas se nós não perdermos um pouco do nosso tempo para lhes ensinar, das próximas vezes será pior. Não adianta resignar-se e pensar: "Oh, este cão é mesmo burro! Estou para aqui a dizer-lhe as coisas e ele vai sempre repetir a asneira! Não estou para o aturar mais!" e encarcerá-lo no espaço ou casota dele o resto do dia. :cry: Tenho amigos que, quando vão lá a casa, são saudados pelo Boris de maneira entusiasta e de imediato se vêem rodeados dos brinquedos caninos. Isto é um convite para a brincadeira. Se ninguém lhe ligar nenhuma, ele começa a refilar e a mordiscar os pés dos convidados. Eu digo para eles pelo menos mandarem a bola ou brinquedo para longe para ele ir buscar que isso já o põe contente e há uma ou outra "alma iluminada" que então diz, "A convidar para brincar? O cão é mas é burro e ainda por cima quer.nos morder! Eu já li que esta raça....blá, blá,blá......" Não há pachorra! Há um estigma com as raças nórdicas que não compreendo (talvez ainda) muito bem.
No meu caso ainda não estou nem sequer um pouco saturada nem aborrecida. Estou contente e divirto-me à brava com o meu cão e com todas estas palhaçadas e refilices. :D
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça fev 25, 2003 1:41 pm

Olá Analipa,
O que lhe vou dizer é uma opinião meramente pessoal, por isso não é nenhuma verdade absoluta ou sequer algum tipo de censura ao seu comportamento.
Na verdade parece-me que o tipo de educação que está a dar ao seu cão está completamente errado, e ainda para mais numa raça habitualmente ( há excepções) tão díficil de ensinar! De facto, são comportamentos como esses, que enquanto pequenos se acham até graça, que mais tarde levam ao abandono ou à doação de tantos exemplares desta raça. Atenção que não estou a dizer que este será o SEU caso ( não vai concerteza abandonar o seu cão), mas a seguir por esse caminho vai ter muito provavelmente um cão algo problemático.
Já aqui deixaram em outros tópicos, alguns até recentes, dicas sobre o que deve e o que não deve fazer para 'ensinar' o seu cão. Mas nunca é demais lembrar que NUNCA deverá permitir ao seu cão fazer em bebé coisas que não está disposta a deixá-lo fazer quando adulto; Não deverá permitir ao seu cão dominá-la ou liderá-la, desde logo você terá de assumir o papel de lider da matilha ( bem como a restante familia na cadeia heirárquica); Não deixe que o seu cão a morda a si, aos seus familiares ou aos seus convidados! Ele irá tornar disso um hábito e uma forma de chamar à atenção, e o que hoje é 'engraçado' num cachorro de 3 meses poderá deixar de sê-lo num cão adulto. Mesmo as 'conversas' consigo ( esse ladrar misturado com uivo) poderão ser um problema quando o cão adulto decidir 'chamar por si' para a brincadeira ou quando você se ausentar de casa. Os vizinhos podem não gostar de tanta "conversa"! Não se esqueça que vive num apartamento e está sujeita a uma serie de limitações impostas por Lei.
Recordo-lhe ainda que o treino de obediência será indispensável. Para o efeito, quanto mais cedo começar, melhor. Os Huskys são cães muito independentes e são muito comuns as fugas de cães desta raça....será de todo conveniente que ele lhe obedeça o mais possível!

Boa sorte, e por favor não me leve a mal por expressar o que é apenas a minha opinião.
Paulo C.
Petrinha
Registado: quinta out 31, 2002 2:05 pm

quinta fev 27, 2003 9:16 pm

Os huskys são uma raça de cães muito mimenta. Eu tenho uma cadela com quase 2 anos, que continua a ser um mimo e ternurinha...
É muito brincalhona, e assim que me vê começa a correr :)!
E depois tem uma situação muito gira, que lhe ficou de pequenina: adora dar a patinha quando lha pedem e quando a chamo põe as orelhas para trás e trepa para o que lhe estiver mais à mão.... ADORO.... ;)
Responder

Voltar para “Cães”