Vegetarianismo a favor do meio ambiente

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quinta set 21, 2006 11:55 am

Algumas pessoas se tornam vegetariana pela libertação animal e outras em busca da boa saúde, mas há um motivo muito importante que deve ser considerado por todos: a ação impactante que a pecuária tem sobre o meio ambiente. Em entrevista a Criativa Online, o biólogo e coordenador do Departamento de Meio Ambiente da Sociedade Vegetariana Brasileira Sérgio Greif explicou um pouco mais sobre o assunto.

Impacto ambiental de uma dieta centrada na carne

A pecuária representa uma das atividades humanas mais impactantes para o meio ambiente, consumindo grandes quantidades de água, grãos, combustíveis fósseis, pesticidas e drogas. Esta atividade é também a principal causa por trás da destruição das florestas tropicais e outras áreas naturais, além de grande responsável por outros impactos ambientais, como a extinção de espécies, erosão do solo, escassez e contaminação de águas, desertificação, poluição orgânica e efeito estufa.

Destruição da flora e fauna natural
A maior parte do gado brasileiro é criada pelo sistema extensivo, onde os animais permanecem soltos no campo, ocupando vastas áreas. Neste sistema, considerado pouco produtivo, cada cabeça de gado necessita de um hectare (10.000 m²) de terra para engordar. O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo (mais de 200 milhões de cabeças), que necessita de uma área de pastagem de, no mínimo, 2 milhões de km² para ser sustentado. Esta área equivale a um quarto do território nacional. Estas pastagens eram anteriormente áreas naturais como cerrados, florestas tropicais, entre outros.

Quando ambientes naturais são destruídos para a formação de pastos ocorre a perda de biodiversidade na área: a maior parte dos animais e plantas nativos desaparecem do local, sendo substituídos por forrageiras invasoras e gado. A remoção da cobertura vegetal original transforma completamente o ambiente, tornando-o impróprio para sustentar a maior parte das espécies que antes ali viviam. Ainda, as raras espécies que se adaptam às novas condições tendem a ser eliminadas pelos fazendeiros, uma vez que entram em competição com o gado ou passam a predá-lo devido a ausência de suas presas naturais. Há também várias doenças, como a raiva, o antraz, a toxoplasmose e a febre maculosa, que são transmitidas do gado para os animais silvestres e vice-versa, o que freqüentemente resulta na eliminação dos animais silvestres.

A remoção da cobertura vegetal original para formar pastos não apenas compromete a biodiversidade, como também interrompe o equilíbrio e a reciclagem natural de nutrientes, como o que estamos observando no caso da Floresta Amazônica. Locais no planeta onde a atividade de pastoreio é mais antiga são testemunhas de que o homem de fato transforma florestas em desertos. O super-pastoreamento destrói toda a possibilidade de rebrotamento e crescimento vegetal. Além disso, quando o gado pisoteia massivamente o solo, este é compactado. Isto torna a absorção da água dificultada, além de possibilitar o arraste de material superficial pelo vento e pela água, resultando em processos erosivos.

Poluição do meio ambiente
A pecuária também é uma das mais importantes fontes de poluição do meio ambiente. Ela consome grandes quantidades de recursos, gerando resíduos e gases que contaminam o solo, a água e o ar. A produção de excrementos animais ultrapassa em muito a produção de excrementos das grandes cidades. Este excremento na maior parte das vezes não pode ser empregado na agricultura e não é direcionado para nenhuma estação de tratamento de esgotos, sendo inadequadamente disposto no ambiente. No meio ambiente, estes excrementos colocam em risco a saúde pública, estando associados à disseminação de coliformes fecais, proliferação de insetos e problemas de saúde como alergias, hepatite, canceres e outras doenças. Em alguns municípios catarinenses a suinocultura é responsável por mais de 65% da emissão de poluentes. A contaminação das águas superficiais por coliformes fecais em algumas regiões do Sul do Brasil chega a 85% das fontes naturais de abastecimento.

Mesmo em países desenvolvidos, onde a abundância de recursos permite um manejo mais adequando e melhor infra-estrutura, a insustentabilidade da pecuária torna impossível o controle efetivo da poluição. Por exemplo, países europeus como a Holanda, Inglaterra, Dinamarca, Alemanha, Bélgica e França apresentam problemas ambientais ocasionados pela pecuária muito mais graves do que os nossos. Os Estados Unidos já possuem áreas com níveis de contaminação alarmantes.

A pecuária e a água
A pecuária implica também um uso ineficiente da água. Cerca de 70% da água doce captada pelo homem dos rios, lagos e depósitos subterrâneos é destinada para uso agrícola, sendo que os 30% restantes são utilizados para as demais atividades, como consumo doméstico, atividade industrial, geração de energia, recreação e abastecimento. No Brasil, são necessários em média 2 mil litros de água para produzir cada quilo de soja. Por outro lado, para produzir cada quilo de carne bovina são necessários cerca de 43 mil litros de água. Nesse cálculo entram não só a água que os animais bebem, cerca de 50 litros/dia, mas também a água utilizada na produção de seu alimento.

O pecuarista não paga pela água que utiliza nem para os dejetos que o abatedouro gera. No preço da carne não estão contabilizados nestes custos, nem os prejuízos ao meio ambiente causados pela criação de animais. Todos estes custos são subsidiados pelo governo. Isto significa que o contribuinte arca com todos, para lucro exclusivo do setor pecuário.

Vegetarianismo contra a fome no mundo
Se compararmos nossa atual produção agrícola com a população humana hoje existente, veremos que não há motivos para a fome no mundo. Não há déficit na produção, pelo contrário, são produzidas cerca de 1,5 quadrilhões de calorias a mais do que seria necessário para sustentar nossa população. A fome só existe porque cerca de 25% dos grãos cultivados no mundo são utilizados na alimentação do gado. Mesmo o fato de que este gado será posteriormente utilizado para alimentar seres humanos não é justificativa, visto que a produção de carne representa um uso ineficiente dos grãos. Os grãos são utilizados de forma mais eficiente quando consumidos diretamente por seres humanos

Vegetarianismo preservando florestas e áreas naturais
Caso o vegetarianismo fosse uma situação generalizada dentro de nossa espécie, seriam necessárias menos áreas de cultivo para sustentar nossa população. Muitas áreas naturais jamais precisariam ser tocadas e desta forma haveria uma maior preservação ambiental. Não haveria a situação de desperdício de recursos hídricos, pois seriam adotadas para cultivo apenas áreas próprias para agricultura, sem quase nenhuma necessidade de irrigação. A captação de água ocorreria basicamente para atender às cidades e às industrias, portanto haveria menor incidência de secas.

POR CRISTIANE SENNA

http://revistacriativa.globo.com/Criati ... -2,00.html
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta set 22, 2006 6:37 pm

Já experimentaram ver o que acontece no local onde se encontra bosta de vaca?? Num pasto dos Açores é onde mais cresce as sementes que elas comem. ;)

E ensinaram-me que a bosta de vaca para além de alimentar o solo de nutrientes e minerais, ainda cria bases de sustentação, diminuindo a erosão a que estão sujeitos pela chuva.

Eu não sei de que alimentam as vacas no Brasil, mas as vacas nos Açores comem ervas e fenos que nós não comemos, coisas que nascem naturalmente e que são altamente energéticas para elas, e que nós só comemos as sementes.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sexta set 22, 2006 6:58 pm

Mas mesmo para os vegetarianos, continua a existir a exploração animal, ou agropequaria, para produção de ovos e leite....
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda set 25, 2006 3:05 pm

Butterfly_21 Escreveu:A pecuária e a água
A pecuária implica também um uso ineficiente da água. Cerca de 70% da água doce captada pelo homem dos rios, lagos e depósitos subterrâneos é destinada para uso agrícola, sendo que os 30% restantes são utilizados para as demais atividades, como consumo doméstico, atividade industrial, geração de energia, recreação e abastecimento. No Brasil, são necessários em média 2 mil litros de água para produzir cada quilo de soja. Por outro lado, para produzir cada quilo de carne bovina são necessários cerca de 43 mil litros de água. Nesse cálculo entram não só a água que os animais bebem, cerca de 50 litros/dia, mas também a água utilizada na produção de seu alimento.
Eu nem ia comentar este chorrilho de disparates e desinformação, mas isto parece-me grave... a análise feita pela unicef do comsumo de água no mundo estimava 80% para uso agricola (não-pecuário)... não é por acaso que a produção de soja é neste momento a maior causa de desflorestação da Amazónia... e não estamos a falar de produção destinada apenas ao consumo na pecuária... quando este texto imputa esse consumo directamente, o mesmo com a água...

Já agora, dantes criticavam a criação de gado nos paises ocidentais por os animais estarem presos (embora eu sempre tenha visto o gado de carne solto), agora criticam o gado que é criado à solta e de forma natural? :roll:

Por favor sejam sérios...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda set 25, 2006 3:19 pm

casadiscaes Escreveu:
Butterfly_21 Escreveu:A pecuária e a água
Eu nem ia comentar este chorrilho de disparates e desinformação, mas isto parece-me grave... a análise feita pela unicef do comsumo de água no mundo estimava 80% para uso agricola (não-pecuário)... não é por acaso que a produção de soja é neste momento a maior causa de desflorestação da Amazónia... e não estamos a falar de produção destinada apenas ao consumo na pecuária... quando este texto imputa esse consumo directamente, o mesmo com a água...
Exactamente... A soja... Que é utilizada maioritariamente com que fim? Sabe? Ou vai dizer que é para alimentar os vegetarianos de todo o mundo?
casadiscaes Escreveu: Já agora, dantes criticavam a criação de gado nos paises ocidentais por os animais estarem presos (embora eu sempre tenha visto o gado de carne solto), agora criticam o gado que é criado à solta e de forma natural? :roll:

Por favor sejam sérios...
Está a dizer que as mesmas pessoas criticaram ambas as hipóteses? Quem e onde?

Quero ressalvar que apenas coloquei um texto para as pessoas comentarem... Não estou a defender esta perspectiva.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 26, 2006 1:34 pm

O que eu gostaria era que não se confundisse um forum em que o objectivo é falar sobre os 'direitos dos animais' com um forum sobre vegetarianismo!!
Que se fale aqui contra os maus tratos a animais, incusive daqueles que são usados na alimentação, eu concordo. O que não concordo é com a colocação sistemática de artigos simplesmente a enaltecer o vegetarianismo!
Ser vegetariano, ou vegan ou o que quiserem, é uma opção, e entre outras motivações pode ter até por trás um sentimento de "protecção aos animais" pelo apelo ao seu não uso para alimentação. Mas usar essa motivação para aproveitar um forum de direitos dos animais para 'enaltecer' o vegetarianismo (inclusive por 'motivos ambientais'), já me parece abusivo em relação aos objectivos deste forum.
Não faltam foruns e blogs sobre vegetarianismo e temas conexos!!! Não será melhor que estes artigos fiquem por lá em vez de se andarem a fazer copy Paste para a Arca?!
Butterfly_21
Membro Veterano

terça set 26, 2006 1:48 pm

[quote:ae5e3fb15e=PauloC]
O que eu gostaria era que não se confundisse um forum em que o objectivo é falar sobre os 'direitos dos animais' com um forum sobre vegetarianismo!!
Que se fale aqui contra os maus tratos a animais, incusive daqueles que são usados na alimentação, eu concordo. O que não concordo é com a colocação sistemática de artigos simplesmente a enaltecer o vegetarianismo!
Ser vegetariano, ou vegan ou o que quiserem, é uma opção, e entre outras motivações pode ter até por trás um sentimento de "protecção aos animais" pelo apelo ao seu não uso para alimentação. Mas usar essa motivação para aproveitar um forum de direitos dos animais para 'enaltecer' o vegetarianismo (inclusive por 'motivos ambientais'), já me parece abusivo em relação aos objectivos deste forum.
[/quote:ae5e3fb15e]

Como pode ler no início do artigo, "Algumas pessoas se tornam vegetariana pela libertação animal e outras em busca da boa saúde..."

Vegetarianismo e direitos dos animais são temas que estão, para muitas pessoas, relacionados... Foi por isso que postei aqui. De facto, falar sobre o meio ambiente foge um pouco ao tema "Direitos dos Animais", apesar de estar indirectamente relacionado.

No entanto, se acha que o tema da alimentação não é adequado para um fórum sobre animais, aconselho-o a ter comportamentos coerentes com as suas palavras. Mudar a sua frase de apresentação seria um bom começo.

Cumprimentos.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 26, 2006 2:03 pm

No entanto, se acha que o tema da alimentação não é adequado para um fórum sobre animais, aconselho-o a ter comportamentos coerentes com as suas palavras. Mudar a sua frase de apresentação seria um bom começo.
O tema da alimentação será adequado a um forum sobre direitos dos animais, sempre que a discussão tenha por base esses mesmos direitos. Seja para defender ou para discordar, o que importa é que se fale tendo por base o tema dos direitos dos animais. Quando um tópico começa e acaba, por colocar apenas textos com enaltecimento das vantagens do Vegetarianismo (concretamente as ambientais) e se esgota nisso mesmo, é aí que me parece fora do contexto DESTE forum.

Quanto à frase da minha assinatura, a verdade é que os meus cães gostam muito de carne, e não é minha intenção convencê-los a tornarem-se vegetarianos. O mesmo se aplica a mim próprio.
Mas, por acaso, esta frase até foi uma "resposta" em jeito de provocação a uma outra que existiu em tempos (não sei se ainda existe) na assinatura de um forista defensor convicto do vegetarianismo. Na verdade, já nem me lembro que frase era e passado todo este tempo, só ainda não a retirei a minha porque.....olhe...porque não calhou!!

Cumps
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

quinta out 05, 2006 12:41 am

Eu já faço a minha parte. Como a produção pecuária é assim tão má, há que terminar com ela e livrar os campos da presença dos animais.

Para isso, eu sacrifico-me e como-os. E vou fazê-lo o resto da minha vida, não vá andar aí alguma vaca que tenha sobrado, a encher os campos de bosta e a contaminar as águas.
Cumps ;)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça out 31, 2006 1:17 pm

pifo Escreveu: Eu já faço a minha parte. Como a produção pecuária é assim tão má, há que terminar com ela e livrar os campos da presença dos animais.

Para isso, eu sacrifico-me e como-os. E vou fazê-lo o resto da minha vida, não vá andar aí alguma vaca que tenha sobrado, a encher os campos de bosta e a contaminar as águas.
:lol: :lol: :lol:

Juro que era isto que estava a pensar depois de ler este tópico...

Acho que vou aderir à assinatura do PauloC.... Ao invés de cães tenho colocar gatos... :D a esses quem lhes tira a taurina mata-os...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça out 31, 2006 1:22 pm

:o :o Valha-nos a santa. Já parece as testemunhas de Jeová a tocar insistentemente à porta ao Domingo de manhã para dar panfletos sobre o paraíso...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

terça out 31, 2006 2:57 pm

LuMaria Escreveu: :o :o Valha-nos a santa. Já parece as testemunhas de Jeová a tocar insistentemente à porta ao Domingo de manhã para dar panfletos sobre o paraíso...
Lá está você outra vez... Sabe, o tópico já está aqui há muito tempo. Lembrou-se de o criticar agora porquê? Porque não vai chatear antes o casadiscaes com os seus tópicos anti-PETA, anti-ALF ou a favor do consumo de carne? Esses SIM, sem sentido nenhum num fórum sobre direitos dos animais.

Já entendi que ficou muito zangadinha por eu a apanhar em contradição, mas não tenho culpa nenhuma... Afinal foi você que veio chatear-me por causa dos tópicos sobre o vegetarianismo, para no fim se revelar uma incompreendida da sociedade...
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça out 31, 2006 3:02 pm

Butterfly_21 Escreveu:Porque não vai chatear antes o casadiscaes com os seus tópicos anti-PETA, anti-ALF ou a favor do consumo de carne? Esses SIM, sem sentido nenhum num fórum sobre direitos dos animais.
Mais uma vez está enganada... isto não é um fórum dos direitos dos animais mas sobre o tema dos direitos dos animais, o que significa que a discussão é possível... felizmente não é moderado por radicais ou não havia liberdade de expressão aqui como acontece noutros fora nacionais... mas isso é areia demais para a sua camionete não é?

vá lá buscar o corrector automático :lol:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

terça out 31, 2006 3:19 pm

Engana-se! Não sou nenhuma radical e respeito todas as opiniões, desde sejam fundamentadas, e desde que respeitem a minha. Estava bem tramada se assim não fosse, pois discordo da maioria das pessoas em muitos aspectos... Mas o meu lema é "vive e deixa viver".

Você sim, parece ser o radical. Basta alguém declarar-se vegatariano para ser imediatamente apelidado de "amiguinho dos animais" e outras pérolas que tais!

Aliás, ainda há pouco tempo você entrou no post sobre a estilista Fátima Lopes, disse que discordava, e eu respeitei a sua opinião. Agora, não respeito é que se ache piada ao sofrimento dos animais, nem consigo aceitar que você entre no post a falar de internar os membros da PETA (associação que, já agora, mal conheço e nunca defendi) em instituições psiquiátricas. O que tem uma coisa a ver com a outra?

PS - Já que insiste... Diz-se "camioneta" e não "camionete"! Sempre que precisar estarei à disposição :D
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça out 31, 2006 3:26 pm

Eu não digo que a Buterffly não sabe ler? não é da PETA é da ALF... vá lá para a escolinha vá... :roll:

Já agora...
camionete

s. f.,
pequeno camião para transporte de passageiros ou de mercadorias.
In http://www.priberam.pt/DLPO/
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”