Leoa_Nova_ Escreveu:Acho engraçado dizerem que um cão só é de raça se possuir LOP, pois bem, eu falei com um casal que tem um cão rafeiro com LOP.
O cão foi-lhes vendido por um canil conhecido, tem no LOP que é um labrador, mas a única coisa que aquele cão tem de labrador é a pelagem e o temperamento... quanto ao resto Tem porte quase de Dogue Alemão e é muito esguio.
Isto é para aqueles que dizem que um cão só é de raça se tiver LOP, coisa que neste momento deixei de acreditar
P.S.- Como é que erros destes podem acontecer??
No meio deste longo tópico há uma questão que importa - a meu ver - colocar. A Leoa_Nova_ está capacitada para poder distinguir entre um cão arraçado de Labrador e um Labrador de fraca qualidade?
Leoa_Nova_ Escreveu:Desculpe mas eu vi o cão, aquilo não se trata de um mau exemplar, trata-se de um cruzamento de uma labradora com o "cão do vizinho"
Um cão com aquele porte e formato de cabeça está a quilómetros de ser um labrador
É juíza? Conhece bem o estalão da raça? Consegue identificar os desvios que poderão existir ao estalão sem que isso signifique que o cão não seja um Labrador?
jcsousa Escreveu:De qualquer modo parece-me mais curial que sejam os donos a tirar a coisa a limpo e fazer a denúncia caso se verifique que houve falcatrua. Para isso estão os testes de ADN com que o tal criador, se´tem assim tanto nome na nossa praça, não deixará de concordar. Como disse o Fang, quem tem afixo não gosta de ver o mesmo afectado por casos de vigarice, acho eu..,
Concordo consigo. Pelo menos é o que eu faria no lugar do criador. Mas já reparou que - por acaso não é o que se passa neste caso - como se pode denegrir facilmente a imagem de um criador baseado somente na percepção do que uma pessoa tem de uma determinada raça?
SeaLords Escreveu:Ah, e desenganem-se os que acham que são só os que não têm afixo que fazem falcatruas. Sei de gente com afixo (que se passeia por este e outros fóruns ...) que aldrabou as declarações. E que até é dos "bonzinhos", ar angelical, falinhas mansas, acima de qualquer suspeita ...
É verdade... uma vez que o afixo, por mais ou reconhecido que seja, não é sinónimo de honestidade e seriedade. Como em tudo, também nesta actividade, encontramos gente de todo o tipo.
Agora o que eu não entendo é o "contentamento" de alguém por (achar) ter arranjado um exemplo de um cão com LOP que poderá ou não ser "puro"... isso significa que a partir de hoje todos os cães sem LOP e que aparentam ser de determinada raça passam-no a ser? Será por isso?!...
leonildecarvalho Escreveu:Susana, entenda uma coisa...quando a concorrência é muita... os criadores deixam as redomas de vidro para atirarem pedras às dos outros...
O Mundo da criação é horrível...! Basta estar-se do lado de fora e presenciar a "peixeirada" e o apontar de dedos para ver quem puxa mais a sardinha às suas brasas...
No fundo, no fundo... é tudo fruto da situação da economia actual... Pensa que não afecta tudo e todos? Nem os criadores escapam só tenho é pena que seja como nos mercados de Comercio Livre tipo os dos Marroquinos!
Enfim... até o "verniz" se lhes estala...!
As generalizações pecam por injustas...
Há gente que não interessa na canicultura? Há certamente... e até em grande número, acredito eu...
Mas também há quem seja idóneo, correcto, ético e sério neste campo. Mesmo pessoas com quem a nível pessoal possamos não nos dar tão bem mas que, a este nível, não lhes há o que apontar...
Acho que se comete um erro crasso naquela que é a avaliação de bom ou mau criador. De um modo geral, as pessoas - principalmente aquelas que não estão envolvidas neste mundo - tendem a avaliar a capacidade enquanto criador de outrém pelo retorno económico que lhe advém dessa mesma actividade. Se ganha dinheiro com isso, é mau criador. Se não ganha (ou perde), é bom criador... Mas pergunto eu; Não poderá alguém que se dedique exclusivamente à criação, e com isso realizar dinheiro (leia-se lucro) ser simultaneamente um bom criador?
Se existem "tricas" neste mundo tal não se deve ao facto de serem criadores. Deve-se sim a uma questão mais abrangente - a cultural. E, como prova disso, basta também recordar os conflitos neste mesmo forum entre pessoas que não são criadores - defensores dos animais, por exemplo!
leonidecarvalho Escreveu:Eu sei bem o que é um criador e sei bem os meandros da criação... e se não soubesse, bastava vir ler uns quantos tópicos para passar ao grupo dos incrédulos desse vasto mercado!
Mas aqui é que estão o seu erro, e o de muita gente. Confundir este (e outros) fóruns com a realidade da criação...