duvidas sobre novo aquaterrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
siclpema
Membro Júnior
Registado: quinta set 28, 2006 3:08 pm

quinta set 28, 2006 4:31 pm

olá a todos(as)! tenho 2 tartarugas há já quase 5anos, uma com cerca de 10cm e outra com 6cm. neste momento estão as duas numa tartarugueira com cerca de 20 x 40cm que já é muito pequenina pra elas(ou eles, ainda não consegui saber),e que portanto só tem mesmo uma pedra pra sairem p apanhar sol e mais nada... por isso queria arranjar/construir um aquaterrário novo,como elas merecem, mas tenho duvidas quanto aos materiais que posso usar, as dimensões ideais da nova 'casa', e de como criar uma decoração interior que seja bonita mas ao mesmo tempo de facil manutenção! já pensei em por no fundo, em vez de pedras ou areia, relva artificial...o que acham? agradeço a vossa ajuda, pois não sei bem o que fazer!

se tiverem alguma imagem que possa tirar umas ideias era optimo! :D :oops:
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta set 28, 2006 5:26 pm

e que tal pesquisares aqui no fórum e depois colocares as tuas questões....
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

quinta set 28, 2006 6:16 pm

vê este tópico, não é bem o k keres mas deve ajudar...

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=35645

Bruno
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

sexta set 29, 2006 9:13 am

Antes de mais tenho-te a dizer que as tuas tartarugas, mediante a idade que tem, num habitat adequado deveriam ter agora 15cm ou mais...

Aconselharia-te antes de te preocupares com o embelezamento do aquario, a preocupares-te em proporcionares condiçoes essencias ao bom desenvolvimento dos teus animais.

Assim, um aquario com pelo menos 1m, seria importante para começar. Um bom sistema de filtragem tambem é essencial para manter a qualidade da agua (nao dispensando no entanto mudanças de agua regulares), e caso os teus animais nao apanhem sol directo (sem ser filtrado por vidros), deve ser fornecida luz artificial Uvb.

Estes sao cuidados essencias para a manutençao de tartarugas em cativeiro.

A decoraçao virá por acrescimo. Se pretendes um aquario com facil manutençao, por questoes de limpeza descartaria a hipotese da areia.

Como te foi aconselhado, pesquisa no forum, existe muita informaçao disponivel.

Boa sorte! ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
siclpema
Membro Júnior

sexta set 29, 2006 9:13 am

obrigado pela ajuda bombo! já deu pra tirar umas ideias fixes!

Mafia, eu já tinha estado a ver alguns tópicos sobre isso, mas a maior parte são 'contruções' muito trabalhadas, e eu não tenho jeito pra tanta 'bricolage'!..... :( :oops:
Ziries
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2003 12:14 pm

sexta set 29, 2006 10:11 am

siclpema Escreveu: obrigado pela ajuda bombo! já deu pra tirar umas ideias fixes!

Mafia, eu já tinha estado a ver alguns tópicos sobre isso, mas a maior parte são 'contruções' muito trabalhadas, e eu não tenho jeito pra tanta 'bricolage'!.....
Olha que não dá tanto trabalho como pensas. As minhas placas de madeiras foram as 4 cortadas a partir de 1 grande no AKI com todas à medida pedidas por mim e só paguei a placa de madeira original.(Não chegou a 4€ a placa)
O resto praticamente foram só pregos e um tapete de relva sintéctica.
Por isso demora pouco tempo a fazer e não dá quase trabalho nenhum. ;)
E no final ficas contente com o trabalho realizado por ti e tenho a certeza que as tarturgas se falassem iriam agradecer e muito! :)
siclpema
Membro Júnior

sexta set 29, 2006 10:39 am

já estive a ver as tuas imagens ziries, e tá muito bom,parabens, realmente não parece muito dificil de fazer!! mas fiquei com uma duvida: li algures neste forum (agora não sei bem onde) qua a relva sintetica em contacto com a água deixava-a verde e a relva lascava muito... eu estava a pensar por dessa relva no fundo, pra não ficar só o vidro, mas assim não sei.. que aconselhas,já que tambem tens dessa relva no aquaterrário? :)
Ziries
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2003 12:14 pm

sexta set 29, 2006 1:32 pm

Obrigado! :) Ainda bem que gostaste. E não, não é muito difícil de fazer. O mais difícil seriam os cortes a medida mas isso o AKI tratou logo! :P Tive so que dar uns toques em casa com uma serra pequena e com uma lima, mas nada de especial, coisa rápida, Depois foi só pregar as tábuas e colar a relva a placa de metal quinada(aço inox) que arranjei.
Para dar um toque final pus aquele plástico fotofundo de aquário dentro da plataforma a volta, e para fazer aqueles buracos grandes furei com um berbequim e uma serra circular própria para madeira que me fez logo a furação daquele tamanho. ;)
siclpema Escreveu: eu estava a pensar por dessa relva no fundo
Sinceramente eu sou da política de não se ter nada no aquário, pois as tartarugas são animais que se mexem muito dentro de água e gostam de remexer em tudo alêm de que é muito mais facil e prático para limpar o aquário sem que este tenha lá dentro "bujigangas". Ter um aquário decorado e bonito vale apena quando elas são muito pequenas pois não tem força para remexer as coisas, mas depois... :roll:
Em relação ao teres relva eu acho que e uma situação prática e eficaz mas põe apenas na plataforma e podes ficar descançado que isso não torna a água verde. Pelos menos eu uso e já usei no início e nunca tive esses problemas. Se queres que o aquário fique com uma espécie de decoração compras papel fotofundo para pores na parte de trás do aquário.

8)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”