Tenho uma tartaruga False Map já grandita (não sei ao certo quanto é que ela mede, mas amanhã trato disso :p ) e queria fazer-lhe um laguinho para ela no quintal, para passar a primavera, o verão e um bocado do outono (passa depois o inverno abrigada no telheiro ou em casa) mas não tenho ideia nenhuma de como o fazer...
primeiro está a qualidade da água

posso usar alguma planta de rio ou tenho mesmo de as comprar?
outra dúvida é em relação ao tipo de lago... um buraco tapado com lona? ou comprar um já "feito" em plástico? qual é a diferença em termos de preços? Já sei que tenho de escavar :p
Outra é em relação ao terreno. Na parte em que quero fazer o lago tenho gravilha, devo tirá-la e por o quê? Um pouco de areia de rio e relva?
Mais uma :p ouvi dizer que as tatarugas escavam bem e, uma vez que vou remexer a terra, deve ser fácil para a tucha escavar um buraco e sair. Estava a pensar em escavar mais um bocadinho e cobrir rede de capoeira com terra para evitar fugas, o que acham?

Como é um laguinho sem peixes e com plantas não precisa de nenhuma bomba, pois não?
Como repararam, a parte económica é muito importante para quem ainda não tem rendimentos próprios