Cão rafeiro com LOP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo out 01, 2006 8:34 am

Não tenho nada contra a sua proposta.

Pessoalmente inclino-me mais pela minha, como é lógico.

Fundamentalmente por questões de fiscalização: o nº de efectivos a controlar por um Clube de Raça é muito menor do que o universo que uma entidade centralizadora teria de controlar, daí pressupor-se para os Clubes uma maior agilidade e eficácia no processo.

Já quanto à existência de regras tenho uma opinião diferente da sua, ou se calhar é o conceito de "básicas" que não é o mesmo. Por exemplo, penso que estas deveriam observar também questões como consanguinidades, despistes, confirmações, classificações em estrutura e trabalho (nas raças de trabalho, como é óbvio) e/ou testes de aptidão natural.

Concordo com a limitação do nº de ninhadas por cadela, não concordo com a limitação de nº de ninhadas por criador desde que se verificassem alguns pressupostos prévios.

Penso que estas ou outras regras, no`ambito do CPC, para além de não serem eficazmente fiscalizadas dado o elevado número de exemplares, poderiam ou não ser cumpridas ao gosto do criador, bastando para isso que o mesmo registasse ou não as ninhadas conforme os casos.

Num Clube de Raça quem não criasse segundo determinadas prerrogativas não veria as suas ninhadas reconhecidas e seria expulso do clube. Penso que isto poderia dissuadir muitos dos filiados de criarem como outsiders.

Cumprimentos

José Carlos
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo out 01, 2006 9:45 am

E como se corre com os criadores do ocasião ?..N~ºao era ideia também toda a gente passar recibos ?
casadotrevo Escreveu:
SeaLords Escreveu: Eu acho que instalações e condições sanitárias é um ponto secundário, uma vez que qualquer comprador que tenha olhos e nariz pode avaliar facilmente por si mesmo, e tomar decisões pela sua própria cabeça.

Mais importante que isso seria:

- cada pessoa só poderia registar uma ou duas ninhadas sem afixo. Se quisesse fazer mais do que isso teria que solicitar afixo

- para ter afixo, teria que fazer o mesmo curso que fazem os juizes, mais formação a nível de maneio e sanidade animal (e, claro, passar nas avaliações)

- rastreios obrigatórios para os reprodutores relativamente às doenças genéticas próprias de cada raça, cujos resultados figurariam nos pedigrees. Se esses(s) rastreio(s) não estivesse(m) feitos não seria possível registar a ninhada

- um cachorro só receberia pedigree depois de confirmada a paternidade por teste de DNA.

Mas é claro que há muito que fazer também da parte dos potenciais compradores. Eu, pelo menos, acho incrível que a grande maioria das pessoas que compram um cão de raça não faça a mínima ideia de que existe um estalão e que há defeitos eliminatórios, muitos deles facilmente identificáveis por qualquer leigo, e que continuem a comprar gato por lebre.
Gostei, e subscrevo ...

No entanto quem identificaria as tais doenças genéticas de cada raça ?
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

domingo out 01, 2006 10:31 am

Mesmo se se limitasse a possiblidade de registar ninhadas, os criadores do ocasião, nunca deixariam de existir. O que poderia acontecer, era aumentar o nº de ninhadas por registrar.
Isto só seria benéfico no sentido de credibilizar o LOP, de resto continuaria tudo na mesma.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

domingo out 01, 2006 2:16 pm

jcsousa Escreveu: Fundamentalmente por questões de fiscalização: o nº de efectivos a controlar por um Clube de Raça é muito menor do que o universo que uma entidade centralizadora teria de controlar, daí pressupor-se para os Clubes uma maior agilidade e eficácia no processo.
Uma fiscalização eficaz implica a existência uma máquina muito bem oleada por detrás, que para funcionar em pleno, terá que possuir recursos que não sei se estarão ao alcance quer dos clubes quer do CPC.
Por outro lado, do meu ponto de vista, as medidas "propostas" pela SeaLords, minimizariam significativamente as necessidades de fiscalização.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo out 01, 2006 2:31 pm

Como disse o Diamantino, teriam certamente como consequência a credibilização do LOP, uma vez que quem não quisesse aceitar essas restrições continuaria a criar mas não a registar.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

domingo out 01, 2006 3:46 pm

jcsousa Escreveu:Como disse o Diamantino, teriam certamente como consequência a credibilização do LOP, uma vez que quem não quisesse aceitar essas restrições continuaria a criar mas não a registar.

É verdade. No entanto, hoje sabe-se que a maioria tem dois modelos, com LOP um preço e sem LOP um outro preço.

Um coisa é não ter LOP porque não quer, outra é porque não pode...e o porquê de não poder acho que tem importância na decisão de quem compra...ou devia ter. :|
<p>susana</p>
Nortenho
Membro Júnior
Registado: terça ago 29, 2006 9:24 am

segunda out 02, 2006 1:17 pm

Julgo que se a situação fosse devidamente regulamentada, e fosse pura e simplesmente proibida a venda de animais por não /criadores oficiais, deixariam de existir ninhadas com e sem LOP não acham?
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta out 12, 2006 11:05 am

Tenho a dizer que eu só sob que o cão tinha LOP quando ouvi uma discussão do veterinário a dizer para o senhor ir com o cão ao CPC para apresentar queixa do criador, e o senhor disse que já tinha pensado nisso várias vezes.

Agora:

ALTURA Á CRUZ: machos 56 a 57 cm e fêmeas de 54 a 56 cm.

PESO: de 32 a 35 kg.

O cão chegava-me ao peito com a cabeça, eu tenho 1,64metros, penso que a altura à cruz era de pelo menos de 70 cm :o , já que altura até à cabeça era de 1,20 metros. E peso... o cão era delgado mas pesava muito mais do que aquilo que está em cima :) . É verdade, pelo que sei o formato do rabo é muito característico desta raça, pois bem, o rabo dele era todo por igual, só a ponta era delgada, mas a base da cauda não era grossa como os labradores têm.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta out 12, 2006 11:45 am

leoa_nova_ Escreveu: Agora:

O cão chegava-me ao peito com a cabeça, eu tenho 1,64metros, penso que a altura à cruz era de pelo menos de 70 cm :o , já que altura até à cabeça era de 1,20 metros. E peso... o cão era delgado mas pesava muito mais do que aquilo que está em cima :) . É verdade, pelo que sei o formato do rabo é muito característico desta raça, pois bem, o rabo dele era todo por igual, só a ponta era delgada, mas a base da cauda não era grossa como os labradores têm.
E por ser demasiado alto e uma cauda atipica é que o LOP é falsificado ?

:o
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta out 12, 2006 11:48 am

leoa_nova_ Escreveu: Tenho a dizer que eu só sob que o cão tinha LOP quando ouvi uma discussão do veterinário a dizer para o senhor ir com o cão ao CPC para apresentar queixa do criador, e o senhor disse que já tinha pensado nisso várias vezes.

Agora:

Lá pelo estalão dizer que um Labrador deve ter x peso, e venha-se a verificar que ele pesa mais ou menos que isso, não significa com isso que deixe de ser um labrador puro.

No aspecto da cauda. Mesmo que a mesma não seja como dita o estalão, também não significa que não seja um Labrador puro.

Poderão ser consideradas falhas, graves até, mas não deixa por isso de ser Labrador.

Abraços
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta out 13, 2006 8:16 pm

Vocês são chatos :o Não era um labrador, era um cão alto totalmente diferente de um labrador :o Nem sequer tinha focinho de labrador, primeiro acusam-me por não saber o estalão, agora que disse que o cão está 100% fora do estalão estão a dizer que é um charuto. Poxa, é daquelas coisas que se o homem não me dissesse que era um labrador nunca lá teria chegado, trabalhei numa clínica veterinária, a raça mais famosa é o labrador, estou farta de ver labradores, gordos, magros, altos, baixos, não acham que até o veterinário não saberia, por amor de Deus, isto já é perseguição. :o
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado out 14, 2006 9:28 am

Não, o médico veterinário trata cães, não raças..não é necessáriamente bom juiz de estal~eos como é lógico...
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado out 14, 2006 12:19 pm

Na verdade essa altura... :o

Não pode mostrar uma foto?! O lab vai para o guiness...:lol: :lol: :)
<p>susana</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sábado out 14, 2006 12:35 pm

Eu já vi muito vet a dizer que cães pequenos de pelo comprido e branco, são caniches. 8) O cão até pode ser só um charuto, fruto de cruzas infelizes. Ou até pode ser q a avó tenha andado a meter os palitos ao avô .:p
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

sábado out 14, 2006 1:28 pm

IsabelNobre_; avise lá quem são esses Vets para eu nunca là levar os meus cães. ;)
Responder

Voltar para “Cães”