Eutanasiar um gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

domingo fev 23, 2003 4:26 pm

:o :o :o
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

domingo fev 23, 2003 7:06 pm

Aqui ha tempos quando ainda morava ai em Portugal, vi um gatinho muito pequenino atropelado.
Outro rapaz, tambem reparou e foi ver o que se passava e disponibilizou-se para levarmos o gatinho ao vet.
Assim foi. Tivemos um par de horas a pensar e a por hipoteses do que iriamos fazer ao gato, enquanto a vet o estava a medicar.
Quando por fim ela nos chamou, disse-nos que a coluna tinha sido afectada e ele nao tinha sensibilidade nenuma nas patas traseiras e nao poderia urinar ou defecar.
Sendo assim, so podia fazer 2 coisas:
levarmos o gato ate que ele morresse por ele proprio (o que segundo ela iria acontecer num par de dias e de uma maneira muito dolorosa ainda por cima com o acumular das fezes e urina dentro do bichito)
Ou eutanasiar o gato.
Acabamos por o eutanasiar.
Ao contrario do que eu sempre pensei, que ia preferir estar la para dar conforto e carinho ao gato nos ultimos momentos, nao fui capaz.
Preferi sair e nao ver o gatito depois. Quero lembrar-me dele vivo embora nunca o tenha visto de boa saude :(

Concordo com a eutanasia, em casos extremos, mas as vezes tambem ponho a duvida:
E se ele falasse, sera que era o que queria? Sera que nao vai ficar melhor? Afinal ja aconteceu nao darem nada por este ou aquele e depois ficarem bons...

(Gostaria tambem de perguntar se acham que este gatinho poderia ter tido alguma chance)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo fev 23, 2003 9:12 pm

Gostaria tambem de perguntar se acham que este gatinho poderia ter tido alguma chance)
felizmente que nem todos os vets são anormais. se eu tivesse a certeza que o serafim tinha sido afectado na coluna e que iria ficar paraplégico, lá teria de ser. mas eu nunca fiquei copnvencida que o problema fosse esse. um gato atropelado normalmente fica com lesões graves. há dias, estava um atropelado em frente à minha casa. eu não acreditei que se safasse, até porque estava muito frio. de facto, tinha uma lesão cerebral grave. a rua tinha uma poça de sangue e ele estava com muito mau aspecto. também teve de levar uma injecção, senão seria uma agonia de horas. quanto sei, ainda esteve muito tempo no meio da rua.
Goldmoon
Membro Júnior
Registado: segunda fev 24, 2003 11:31 pm

terça fev 25, 2003 6:16 pm

Eu fiz a eutanásia à minha gatinha. Demorei algum tempo a tomar a decisão. foi a decisão mais dificil que tive de tomar pois tive de pensar se era egoismo meu por me custar ve-la sofrer ou se realmente era necessario. Após operação para tirar tumor a minha gata teve uma inflamação nos pulmões o que provocou o preenchimento da caixa toraxica com liquido que não a deixava respirar, portanto teve de se drenar a gata.. o que não é algo bonito de se vêr os bichinhos detestam... supostamente ela iria aguentar na boa mais uns meses mas sem ninguem perceber porquê, passado nem uma semana voltou a não conseguir respirar. A miha gata não tinha medo do veterinário nunca precisou de nenhum meio de transporte, sempre andou ao colo, mochilas etc.. apartir da segunda drenagem Tremia!! . Após a terceira dois dias depois fazia chichi quando via a seringa, e depois deixou de comer e beber àgua. Coisa que no caso da minha gata.. bem não era bom sinal. Ou seja a bichinha linda andava infeliz e a sofrer.. e só ia agravar. Eu julgo que sentia amor por ela .. amor daqueles com A grande portanto dava cabo de mim ve-la triste a sofrer... etc etc etc e após longas discussõesna faculdade de veterinária, onde ela esteve a ser tratada, com um veterinário decidi, ele disse que era o melhor pois apartir dali teriam de ser duas x por dia e talvez 3 as drenagens .. e ainda disse que talvez desse para meter um tubo na gatinha .. NO torax, e deixa-lo la ficar para fazer as drenagens e fazer-lhe quimioterapia que não curava mas TALVEZ pudesse prolongar.. Julgo que toda a gente concordaria comigo que essa não seria a melhor opção. Então optei pela eutanásia.. Escolhe um dia bonito de sol, deixei a ir à rua apanhar sol levei-a e assisti... é preciso ter imensa força de vontade e pensar muito muito muito que estamos a fazer o melhor e claro tentar proporcionar o melhor até ao último segundo.. pelo menos tentei não chorar até ao fim. levei a escovinha, ela adorava que a escovassem desatava a ronronar... Ah isso foi outra coisa que deixou de fazer, só fazia após drenagens ao tórax e não demorava muito até deixar de fazer... dores possivelmente nos pulmões nao possibilitavam. Então Puseram-lhe soro, fiz na própria faculdade, e foram dando aos poucos a anestesia.. porque é uma anestesia. iam dando ela ia adormecendo. e adormeceu até o coração parar de bater.
segundo sei a anestesia baixo o ritmo das funções vitais levando a que o nivel de consciencia baixe até ao último nivél. Ou seja uma dose elevada para o corpo pode levar a que tudo no corpo pare. Devagarinho e sem dor porque quando morrem já estão completamente sem consciencia. É alguns niveis abaixo de coma.
e pronto.
A que eu fiz foi assim e está aqui o porquê da decisão.
Eu pelo menos tento não recordar os últimos momentos .. tento pois eu estar lá foi o melhor para ela não para mim.. mas como a adorava obviamente que não ia deixar que adormecesse sem eu estar la sem ela olhar para mim e levar rios de festinhas.
Goldmoon
Membro Júnior

terça fev 25, 2003 6:40 pm

Queria também dizer que detestei imensos veterinários a que fui, incluindo as urgências do veterinário da estefania... que me maltratou a gatinha.. mas tenho toda a confiança em levar animais à Faculdade de Veterinária.. vou dizer algumas razões para isso.
-Os animais são vistos por diversos alunos e no fim por um veterinário. Logo temos imensas opiniões e os veterinários fazem todas as perguntas possivéis e imaginárias aos alunos, portanto tenho a certeza que ali nunca se iriam esquecer de uma hipotese-
-A convivência entre alunos e professores (veterinários formados) espalha o espirito de adoração por animais e as pessoas não estão cansadas da profissão que levam e muito menos fazem o que quer que seja por dinheiro. Exemplo... não me deixaram pagar as últimas drenagens à minha gata.
-Chamam os animais pelo nome deles para irem para a consulta em vez de chamarem o nome do dono.
-As instalções são excelentes.
-Os animais quando lá vão não detestam... Pudera levam festinhas de 6 alunos ao mesmo tempo!
-À partida.. sendo uma faculdade, a actualização de informação, meios e tratamentos será sempre a melhor

enfim... é o melhor sitio a que alguma vez fui.
Sempre foram sinceros comigo adoravam a minha bichinha deram me todas as opções existentes.. claro que quando pedi a opinião pessoal foi sem dúvida eutanásia.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça fev 25, 2003 7:48 pm

Goldmoon Escreveu: as pessoas não estão cansadas da profissão que levam e muito menos fazem o que quer que seja por dinheiro. Exemplo... não me deixaram pagar as últimas drenagens à minha gata.
Pois minha amiga...quem paga é o Estado, assim qualquer um fazia :D
Goldmoon
Membro Júnior

terça fev 25, 2003 8:23 pm

Nem por isso. :) Simplesmente é o melhor método de aprendizagem assim como temos para os humanos, alunos do 4º 5º ano de medicina a atenderem-nos em Hospitais e a não ganhar nada, temos os alunos da Faculdade de Veterinária a ajudarem os bichinhos. Acho que toda a gente fica a ganhar... Paga-se na Faculdade de Veterinária, não disse que não se pagava, só disse que não era o mais importante!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça fev 25, 2003 8:43 pm

Não, disse que as pessoas não estão cansadas (?) não percebi e que não fazem as coisas por dinheiro...acho esta última parte estranha pois apresentou isto como uma vantagem e que o seria se não fosse o facto de ser à conta do Estado o que dilui,pelo menos na minha opinião essa "bondade".
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

terça fev 25, 2003 10:52 pm

Em todo o caso as outras razões evocadas pela Goldmonn são interessantes, nomeadamente a do gato não parecer sentir medo quando lá vai.
Já agora benvinda à Arca de Noé! Espero que se aproveite bem este Fórum!

Caneco
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda mar 03, 2003 4:43 pm

Esta questão é muito delicada. Em Outubro tive que recorrer à eutanásia. A minha Beckinha tinha tumores mamários que a pós a operação de extracção desenvolveram-se de uma forma assustadora. Teve cerca de 15 de vida com qualidade. Após estes dias foi ve-la a sofrer de maneira que nem comia, nem bebia e já respirava com a boquinha aberta.

Com a eutanásia, poupeia de mais alguns dias de sofimento. Devo confessar que me custou mesmo muito, mas senti uma espécie de alivio no outro dia, porqu eu tambem estava a sofrer muito. Já não conseguia vê-la assim. A minha Beckinha!!!!! :cry:

Ficará sempre no meu coração...

Miau
Responder

Voltar para “Gatos”