Boas.
A minha dobermann faz 3 meses no proximo dia 11.
Pelo que eu já reparei, o ladrar é um chamar de atenção.
Ao ignorar, tem que ser toda a gente, senão, esqueça, pois enquanto estiver alguem a ligar ao cão, ele não para.
A minha por acaso, já faz o senta e o deita, o busca (por vezes esquece-se da bola a meio do caminho), e tou a treinar o larga(mas parece que vai no bom caminho).
Não esquecer, que sempre que ele executa a ordem, recompensa-la, se possivel, adicione às festas uma guloseima (nem que seja um bocado de ração).
O morder, é que me tem chateado também, mas acho que a minha está muito mais calma.
O que tenho feito (e atenção, tem que ser coerente e consistente), é, exemplo: tou a fazer festas e ela vai com a boca para mordiscar a mão, digo NÃO!, paro e viro-lhe as costas (se possivel sair do quarto onde estou, saio, e fecho a porta).
Isto para mostrar a ela, que se morderes, o teu companheiro de brincadeira vai-se embora.
Eis a minha minha terrorista:
O xixi e o coco é que está complicado, mas com o tempo vai lá.
Ainda ontem à noite, já dá para topar mais ou menos quando ela vai fazer o coco (o xixi também, mas é mais complicado).
Ela deu um pum, e andava de um lado para o outro e ladrava.
Mas é questão de observar o seu cão para topar a morfologia dela quando estiver na altura.